A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Setton,Maria da Graça Jacintho
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200005
Resumo: O objetivo deste artigo é refletir sobre a particularidade do processo de socialização e construção das identidades dos sujeitos no mundo contemporâneo. Para empreender essa análise irei me apoiar no conceito de configuração de Norbert Elias, na teoria do habitus de Pierre Bourdieu e na concepção institucional de modernidade de Anthony Giddens. Trata-se especificamente de uma interpretação do conceito de habitus à luz da especificidade dos condicionamentos sociais e culturais vividos pelas formações modernas.
id EAA-1_6fc4e61a31c88bf439e4efa78a4c50d1
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782002000200005
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporâneasocializaçãohabitusconfiguraçãomodernidadeO objetivo deste artigo é refletir sobre a particularidade do processo de socialização e construção das identidades dos sujeitos no mundo contemporâneo. Para empreender essa análise irei me apoiar no conceito de configuração de Norbert Elias, na teoria do habitus de Pierre Bourdieu e na concepção institucional de modernidade de Anthony Giddens. Trata-se especificamente de uma interpretação do conceito de habitus à luz da especificidade dos condicionamentos sociais e culturais vividos pelas formações modernas.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2002-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200005Revista Brasileira de Educação n.20 2002reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782002000200005info:eu-repo/semantics/openAccessSetton,Maria da Graça Jacinthopor2011-04-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782002000200005Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2011-04-04T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea
title A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea
spellingShingle A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea
Setton,Maria da Graça Jacintho
socialização
habitus
configuração
modernidade
title_short A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea
title_full A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea
title_fullStr A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea
title_full_unstemmed A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea
title_sort A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea
author Setton,Maria da Graça Jacintho
author_facet Setton,Maria da Graça Jacintho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Setton,Maria da Graça Jacintho
dc.subject.por.fl_str_mv socialização
habitus
configuração
modernidade
topic socialização
habitus
configuração
modernidade
description O objetivo deste artigo é refletir sobre a particularidade do processo de socialização e construção das identidades dos sujeitos no mundo contemporâneo. Para empreender essa análise irei me apoiar no conceito de configuração de Norbert Elias, na teoria do habitus de Pierre Bourdieu e na concepção institucional de modernidade de Anthony Giddens. Trata-se especificamente de uma interpretação do conceito de habitus à luz da especificidade dos condicionamentos sociais e culturais vividos pelas formações modernas.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782002000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.20 2002
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489500270592