A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200005 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é refletir sobre a particularidade do processo de socialização e construção das identidades dos sujeitos no mundo contemporâneo. Para empreender essa análise irei me apoiar no conceito de configuração de Norbert Elias, na teoria do habitus de Pierre Bourdieu e na concepção institucional de modernidade de Anthony Giddens. Trata-se especificamente de uma interpretação do conceito de habitus à luz da especificidade dos condicionamentos sociais e culturais vividos pelas formações modernas. |
id |
EAA-1_6fc4e61a31c88bf439e4efa78a4c50d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782002000200005 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporâneasocializaçãohabitusconfiguraçãomodernidadeO objetivo deste artigo é refletir sobre a particularidade do processo de socialização e construção das identidades dos sujeitos no mundo contemporâneo. Para empreender essa análise irei me apoiar no conceito de configuração de Norbert Elias, na teoria do habitus de Pierre Bourdieu e na concepção institucional de modernidade de Anthony Giddens. Trata-se especificamente de uma interpretação do conceito de habitus à luz da especificidade dos condicionamentos sociais e culturais vividos pelas formações modernas.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2002-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200005Revista Brasileira de Educação n.20 2002reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782002000200005info:eu-repo/semantics/openAccessSetton,Maria da Graça Jacinthopor2011-04-04T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782002000200005Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2011-04-04T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea |
title |
A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea |
spellingShingle |
A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea Setton,Maria da Graça Jacintho socialização habitus configuração modernidade |
title_short |
A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea |
title_full |
A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea |
title_fullStr |
A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea |
title_full_unstemmed |
A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea |
title_sort |
A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea |
author |
Setton,Maria da Graça Jacintho |
author_facet |
Setton,Maria da Graça Jacintho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Setton,Maria da Graça Jacintho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
socialização habitus configuração modernidade |
topic |
socialização habitus configuração modernidade |
description |
O objetivo deste artigo é refletir sobre a particularidade do processo de socialização e construção das identidades dos sujeitos no mundo contemporâneo. Para empreender essa análise irei me apoiar no conceito de configuração de Norbert Elias, na teoria do habitus de Pierre Bourdieu e na concepção institucional de modernidade de Anthony Giddens. Trata-se especificamente de uma interpretação do conceito de habitus à luz da especificidade dos condicionamentos sociais e culturais vividos pelas formações modernas. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782002000200005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782002000200005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação n.20 2002 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122489500270592 |