Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000400925 |
Resumo: | RESUMO O texto discute a experiência de alfabetização com jovens e adultos conhecida como "As 40 horas de Angicos" (RN), que completou cinquenta anos em abril de 2013.O artigo é fruto do trabalho do Núcleo de Referência em História e Memória da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular no Rio Grande do Norte,realizando um reencontro com as memórias dessa experiência político-pedagógica por meio da voz de alguns de seus protagonistas, aqui denominados coautores, que rememoraram contextos, propostas e práticas pedagógicas vivenciadas e experienciadas por eles naquele período. Entrevistas com treze desses coautores foram realizadas em 2012 e 2013, e a impressão que causaram aos pesquisadores, no processo de fazer emergir a memória daquele tempo, foi a de que, para além da alfabetização, a força que mantém essa experiência viva reside na capacidade de colocarem prática princípios freirianos inovadores ainda hoje, como a relação pedagógica entre sujeitos cognoscentes. |
id |
EAA-1_76a20897d17711faabbe7694ffef3eb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782015000400925 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultoseducação de jovens e adultosmemória40 horas de AngicosRESUMO O texto discute a experiência de alfabetização com jovens e adultos conhecida como "As 40 horas de Angicos" (RN), que completou cinquenta anos em abril de 2013.O artigo é fruto do trabalho do Núcleo de Referência em História e Memória da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular no Rio Grande do Norte,realizando um reencontro com as memórias dessa experiência político-pedagógica por meio da voz de alguns de seus protagonistas, aqui denominados coautores, que rememoraram contextos, propostas e práticas pedagógicas vivenciadas e experienciadas por eles naquele período. Entrevistas com treze desses coautores foram realizadas em 2012 e 2013, e a impressão que causaram aos pesquisadores, no processo de fazer emergir a memória daquele tempo, foi a de que, para além da alfabetização, a força que mantém essa experiência viva reside na capacidade de colocarem prática princípios freirianos inovadores ainda hoje, como a relação pedagógica entre sujeitos cognoscentes.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000400925Revista Brasileira de Educação v.20 n.63 2015reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782015206307info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA,FRANCISCO CANINDÉ DASAMPAIO,MARISA NARCIZOpor2015-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782015000400925Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2015-12-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos |
title |
Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos |
spellingShingle |
Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos SILVA,FRANCISCO CANINDÉ DA educação de jovens e adultos memória 40 horas de Angicos |
title_short |
Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos |
title_full |
Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos |
title_sort |
Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos |
author |
SILVA,FRANCISCO CANINDÉ DA |
author_facet |
SILVA,FRANCISCO CANINDÉ DA SAMPAIO,MARISA NARCIZO |
author_role |
author |
author2 |
SAMPAIO,MARISA NARCIZO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA,FRANCISCO CANINDÉ DA SAMPAIO,MARISA NARCIZO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação de jovens e adultos memória 40 horas de Angicos |
topic |
educação de jovens e adultos memória 40 horas de Angicos |
description |
RESUMO O texto discute a experiência de alfabetização com jovens e adultos conhecida como "As 40 horas de Angicos" (RN), que completou cinquenta anos em abril de 2013.O artigo é fruto do trabalho do Núcleo de Referência em História e Memória da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular no Rio Grande do Norte,realizando um reencontro com as memórias dessa experiência político-pedagógica por meio da voz de alguns de seus protagonistas, aqui denominados coautores, que rememoraram contextos, propostas e práticas pedagógicas vivenciadas e experienciadas por eles naquele período. Entrevistas com treze desses coautores foram realizadas em 2012 e 2013, e a impressão que causaram aos pesquisadores, no processo de fazer emergir a memória daquele tempo, foi a de que, para além da alfabetização, a força que mantém essa experiência viva reside na capacidade de colocarem prática princípios freirianos inovadores ainda hoje, como a relação pedagógica entre sujeitos cognoscentes. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000400925 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000400925 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782015206307 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.20 n.63 2015 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491647754240 |