Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA,FRANCISCO CANINDÉ DA
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SAMPAIO,MARISA NARCIZO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000400925
Resumo: RESUMO O texto discute a experiência de alfabetização com jovens e adultos conhecida como "As 40 horas de Angicos" (RN), que completou cinquenta anos em abril de 2013.O artigo é fruto do trabalho do Núcleo de Referência em História e Memória da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular no Rio Grande do Norte,realizando um reencontro com as memórias dessa experiência político-pedagógica por meio da voz de alguns de seus protagonistas, aqui denominados coautores, que rememoraram contextos, propostas e práticas pedagógicas vivenciadas e experienciadas por eles naquele período. Entrevistas com treze desses coautores foram realizadas em 2012 e 2013, e a impressão que causaram aos pesquisadores, no processo de fazer emergir a memória daquele tempo, foi a de que, para além da alfabetização, a força que mantém essa experiência viva reside na capacidade de colocarem prática princípios freirianos inovadores ainda hoje, como a relação pedagógica entre sujeitos cognoscentes.
id EAA-1_76a20897d17711faabbe7694ffef3eb4
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782015000400925
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultoseducação de jovens e adultosmemória40 horas de AngicosRESUMO O texto discute a experiência de alfabetização com jovens e adultos conhecida como "As 40 horas de Angicos" (RN), que completou cinquenta anos em abril de 2013.O artigo é fruto do trabalho do Núcleo de Referência em História e Memória da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular no Rio Grande do Norte,realizando um reencontro com as memórias dessa experiência político-pedagógica por meio da voz de alguns de seus protagonistas, aqui denominados coautores, que rememoraram contextos, propostas e práticas pedagógicas vivenciadas e experienciadas por eles naquele período. Entrevistas com treze desses coautores foram realizadas em 2012 e 2013, e a impressão que causaram aos pesquisadores, no processo de fazer emergir a memória daquele tempo, foi a de que, para além da alfabetização, a força que mantém essa experiência viva reside na capacidade de colocarem prática princípios freirianos inovadores ainda hoje, como a relação pedagógica entre sujeitos cognoscentes.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000400925Revista Brasileira de Educação v.20 n.63 2015reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782015206307info:eu-repo/semantics/openAccessSILVA,FRANCISCO CANINDÉ DASAMPAIO,MARISA NARCIZOpor2015-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782015000400925Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2015-12-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos
title Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos
spellingShingle Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos
SILVA,FRANCISCO CANINDÉ DA
educação de jovens e adultos
memória
40 horas de Angicos
title_short Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos
title_full Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos
title_fullStr Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos
title_sort Cinquentenário das "40 horas de Angicos": memória presente na educação de jovens e adultos
author SILVA,FRANCISCO CANINDÉ DA
author_facet SILVA,FRANCISCO CANINDÉ DA
SAMPAIO,MARISA NARCIZO
author_role author
author2 SAMPAIO,MARISA NARCIZO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA,FRANCISCO CANINDÉ DA
SAMPAIO,MARISA NARCIZO
dc.subject.por.fl_str_mv educação de jovens e adultos
memória
40 horas de Angicos
topic educação de jovens e adultos
memória
40 horas de Angicos
description RESUMO O texto discute a experiência de alfabetização com jovens e adultos conhecida como "As 40 horas de Angicos" (RN), que completou cinquenta anos em abril de 2013.O artigo é fruto do trabalho do Núcleo de Referência em História e Memória da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular no Rio Grande do Norte,realizando um reencontro com as memórias dessa experiência político-pedagógica por meio da voz de alguns de seus protagonistas, aqui denominados coautores, que rememoraram contextos, propostas e práticas pedagógicas vivenciadas e experienciadas por eles naquele período. Entrevistas com treze desses coautores foram realizadas em 2012 e 2013, e a impressão que causaram aos pesquisadores, no processo de fazer emergir a memória daquele tempo, foi a de que, para além da alfabetização, a força que mantém essa experiência viva reside na capacidade de colocarem prática princípios freirianos inovadores ainda hoje, como a relação pedagógica entre sujeitos cognoscentes.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000400925
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000400925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782015206307
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.20 n.63 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491647754240