A pesquisa sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil (2000-2006): mapeamento e problematizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mainardes,Jefferson
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000100002
Resumo: Este artigo apresenta uma análise de 123 teses e dissertações sobre a organização da escolaridade em ciclos no Brasil, defendidas no período de 2000 a 2006. Constitui-se em uma tentativa de realizar uma revisão sistemática da pesquisa sobre esse tema, com o objetivo de identificar os principais problemas, tendências, contribuições e lacunas a ele relacionados. A partir da análise desses trabalhos, o artigo explora dois aspectos específicos: a relação macro e micro e a discussão sobre os fundamentos da política (escola em ciclos). O artigo indica que é necessário aprofundar aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa sobre ciclos, considerar as determinações mais amplas relacionadas à política, bem como o sistema de mediações, de forma que se busque a compreensão do conjunto das relações que estabelece com os demais fenômenos e com a totalidade.
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