Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mainardes,Jefferson
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação & Sociedade
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000100003
Resumo: Este artigo discute as contribuições da "policy cycle approach" (abordagem do ciclo de políticas) para a análise de políticas educacionais. Essa abordagem foi formulada por Stephen Ball e Richard Bowe e tem sido utilizada em diferentes contextos como referencial teórico-analítico para o estudo de políticas educacionais. O texto apresenta as idéias centrais da referida abordagem, o debate em torno desta e suas contribuições para a análise de políticas educacionais. O texto apresenta também um conjunto de questões norteadoras para a análise da trajetória de políticas ou programas educacionais com base nos cinco contextos do ciclo de políticas: contexto de influência, contexto da produção de texto, contexto da prática, contexto dos resultados/efeitos e contexto de estratégia política. O artigo argumenta que essa abordagem se constitui num referencial analítico útil e que permite uma análise crítica e contextualizada de programas e políticas educacionais desde sua formulação até a sua implementação no contexto da prática, bem como os seus resultados/efeitos.
id CEDES-1_e4c021dcbfd2ef65efbafa3d62ef8ac0
oai_identifier_str oai:scielo:S0101-73302006000100003
network_acronym_str CEDES-1
network_name_str Educação & Sociedade
repository_id_str
spelling Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionaisCiclo de políticasPolítica educacionalAnálise de trajetóriaEste artigo discute as contribuições da "policy cycle approach" (abordagem do ciclo de políticas) para a análise de políticas educacionais. Essa abordagem foi formulada por Stephen Ball e Richard Bowe e tem sido utilizada em diferentes contextos como referencial teórico-analítico para o estudo de políticas educacionais. O texto apresenta as idéias centrais da referida abordagem, o debate em torno desta e suas contribuições para a análise de políticas educacionais. O texto apresenta também um conjunto de questões norteadoras para a análise da trajetória de políticas ou programas educacionais com base nos cinco contextos do ciclo de políticas: contexto de influência, contexto da produção de texto, contexto da prática, contexto dos resultados/efeitos e contexto de estratégia política. O artigo argumenta que essa abordagem se constitui num referencial analítico útil e que permite uma análise crítica e contextualizada de programas e políticas educacionais desde sua formulação até a sua implementação no contexto da prática, bem como os seus resultados/efeitos.Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes2006-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000100003Educação & Sociedade v.27 n.94 2006reponame:Educação & Sociedadeinstname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)instacron:CEDES10.1590/S0101-73302006000100003info:eu-repo/semantics/openAccessMainardes,Jeffersonpor2006-05-29T00:00:00Zoai:scielo:S0101-73302006000100003Revistahttp://www.scielo.br/esONGhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revista_cedes@yahoo.com.br1678-46261678-4626opendoar:2006-05-29T00:00Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais
title Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais
spellingShingle Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais
Mainardes,Jefferson
Ciclo de políticas
Política educacional
Análise de trajetória
title_short Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais
title_full Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais
title_fullStr Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais
title_full_unstemmed Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais
title_sort Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais
author Mainardes,Jefferson
author_facet Mainardes,Jefferson
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mainardes,Jefferson
dc.subject.por.fl_str_mv Ciclo de políticas
Política educacional
Análise de trajetória
topic Ciclo de políticas
Política educacional
Análise de trajetória
description Este artigo discute as contribuições da "policy cycle approach" (abordagem do ciclo de políticas) para a análise de políticas educacionais. Essa abordagem foi formulada por Stephen Ball e Richard Bowe e tem sido utilizada em diferentes contextos como referencial teórico-analítico para o estudo de políticas educacionais. O texto apresenta as idéias centrais da referida abordagem, o debate em torno desta e suas contribuições para a análise de políticas educacionais. O texto apresenta também um conjunto de questões norteadoras para a análise da trajetória de políticas ou programas educacionais com base nos cinco contextos do ciclo de políticas: contexto de influência, contexto da produção de texto, contexto da prática, contexto dos resultados/efeitos e contexto de estratégia política. O artigo argumenta que essa abordagem se constitui num referencial analítico útil e que permite uma análise crítica e contextualizada de programas e políticas educacionais desde sua formulação até a sua implementação no contexto da prática, bem como os seus resultados/efeitos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302006000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0101-73302006000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
publisher.none.fl_str_mv Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes
dc.source.none.fl_str_mv Educação & Sociedade v.27 n.94 2006
reponame:Educação & Sociedade
instname:Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron:CEDES
instname_str Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
instacron_str CEDES
institution CEDES
reponame_str Educação & Sociedade
collection Educação & Sociedade
repository.name.fl_str_mv Educação & Sociedade - Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
repository.mail.fl_str_mv ||revista_cedes@yahoo.com.br
_version_ 1754122553812582400