Avaliar e gerir: força e miséria de um ideário presente nas políticas educacionais contemporâneas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES,WANDERSON FERREIRA
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100189
Resumo: RESUMO O objetivo deste artigo é indagar criticamente o projeto de mensuração do trabalho pedagógico presente em algumas das políticas educacionais contemporâneas, bem como o alcance da racionalidade gerencial que a acompanha, confrontando ambas à complexidade da atividade humana de trabalho. Trata-se de um texto de natureza teórica, elaborado com base em pesquisas no âmbito da educação e das ciências do trabalho. A primeira seção do artigo busca caracterizar as fontes e o alcance do "novo" management na educação. Na segunda seção, em uma direção inversa à precedente, a ideia é evidenciar limites e impasses da educação escolar orientada pela racionalidade gerencial. Na terceira seção, o propósito é discutir a dinâmica das situações de trabalho, a complexidade da atividade humana e os desafios que certos desenvolvimentos no mundo do trabalho atual impõem a toda tentativa de mensuração do trabalho. O texto finaliza com uma breve síntese das questões tratadas.
id EAA-1_8158df80e84824302e2c8e517baa94c7
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782016000100189
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Avaliar e gerir: força e miséria de um ideário presente nas políticas educacionais contemporâneaspolíticas educacionaisgestão da educaçãoavaliação educacionaltrabalhoergologiaRESUMO O objetivo deste artigo é indagar criticamente o projeto de mensuração do trabalho pedagógico presente em algumas das políticas educacionais contemporâneas, bem como o alcance da racionalidade gerencial que a acompanha, confrontando ambas à complexidade da atividade humana de trabalho. Trata-se de um texto de natureza teórica, elaborado com base em pesquisas no âmbito da educação e das ciências do trabalho. A primeira seção do artigo busca caracterizar as fontes e o alcance do "novo" management na educação. Na segunda seção, em uma direção inversa à precedente, a ideia é evidenciar limites e impasses da educação escolar orientada pela racionalidade gerencial. Na terceira seção, o propósito é discutir a dinâmica das situações de trabalho, a complexidade da atividade humana e os desafios que certos desenvolvimentos no mundo do trabalho atual impõem a toda tentativa de mensuração do trabalho. O texto finaliza com uma breve síntese das questões tratadas.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2016-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100189Revista Brasileira de Educação v.21 n.64 2016reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782016216410info:eu-repo/semantics/openAccessALVES,WANDERSON FERREIRApor2016-02-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782016000100189Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2016-02-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliar e gerir: força e miséria de um ideário presente nas políticas educacionais contemporâneas
title Avaliar e gerir: força e miséria de um ideário presente nas políticas educacionais contemporâneas
spellingShingle Avaliar e gerir: força e miséria de um ideário presente nas políticas educacionais contemporâneas
ALVES,WANDERSON FERREIRA
políticas educacionais
gestão da educação
avaliação educacional
trabalho
ergologia
title_short Avaliar e gerir: força e miséria de um ideário presente nas políticas educacionais contemporâneas
title_full Avaliar e gerir: força e miséria de um ideário presente nas políticas educacionais contemporâneas
title_fullStr Avaliar e gerir: força e miséria de um ideário presente nas políticas educacionais contemporâneas
title_full_unstemmed Avaliar e gerir: força e miséria de um ideário presente nas políticas educacionais contemporâneas
title_sort Avaliar e gerir: força e miséria de um ideário presente nas políticas educacionais contemporâneas
author ALVES,WANDERSON FERREIRA
author_facet ALVES,WANDERSON FERREIRA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALVES,WANDERSON FERREIRA
dc.subject.por.fl_str_mv políticas educacionais
gestão da educação
avaliação educacional
trabalho
ergologia
topic políticas educacionais
gestão da educação
avaliação educacional
trabalho
ergologia
description RESUMO O objetivo deste artigo é indagar criticamente o projeto de mensuração do trabalho pedagógico presente em algumas das políticas educacionais contemporâneas, bem como o alcance da racionalidade gerencial que a acompanha, confrontando ambas à complexidade da atividade humana de trabalho. Trata-se de um texto de natureza teórica, elaborado com base em pesquisas no âmbito da educação e das ciências do trabalho. A primeira seção do artigo busca caracterizar as fontes e o alcance do "novo" management na educação. Na segunda seção, em uma direção inversa à precedente, a ideia é evidenciar limites e impasses da educação escolar orientada pela racionalidade gerencial. Na terceira seção, o propósito é discutir a dinâmica das situações de trabalho, a complexidade da atividade humana e os desafios que certos desenvolvimentos no mundo do trabalho atual impõem a toda tentativa de mensuração do trabalho. O texto finaliza com uma breve síntese das questões tratadas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100189
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782016000100189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782016216410
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.21 n.64 2016
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491707523072