Da militância política à constituição do ser professora: memórias revisitadas, histórias entrelaçadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo,Fátima Maria Leitão
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira,Marcus Aurelio Taborda de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100201
Resumo: RESUMO Analisamos a história de vida de quatro educadoras, militantes no combate à ditadura civil-militar brasileira, nos anos de 1960-1970. Por meio de suas memórias buscamos entender suas trajetórias de formação, desvelando as principais influências no que concerne às instituições, ideias e perspectivas presentes em seus processos de formação política. Interessou-nos compreender a definição de suas posturas como mulheres, militantes e profissionais. Utilizando a história oral como suporte empírico, vislumbramos o entrelaçamento de vidas construídas com base em uma teia de sociabilidade na qual confluem instituições como a família, escolas públicas e privadas, Igreja católica, entidades e partidos políticos, universidade e agentes a serviço do estado ditatorial. Depreende-se por meio do estudo que a militância da juventude parece ter-se tornado marca indelével de suas experiências como professoras que creram na transformação da juventude e em seu papel na transformação da sociedade.
id EAA-1_8303d673cf516763eaf7c363628c6d30
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782022000100201
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Da militância política à constituição do ser professora: memórias revisitadas, histórias entrelaçadashistória da educaçãomilitância políticavidas de professorasmemóriaseducação e ditadura civil-militarRESUMO Analisamos a história de vida de quatro educadoras, militantes no combate à ditadura civil-militar brasileira, nos anos de 1960-1970. Por meio de suas memórias buscamos entender suas trajetórias de formação, desvelando as principais influências no que concerne às instituições, ideias e perspectivas presentes em seus processos de formação política. Interessou-nos compreender a definição de suas posturas como mulheres, militantes e profissionais. Utilizando a história oral como suporte empírico, vislumbramos o entrelaçamento de vidas construídas com base em uma teia de sociabilidade na qual confluem instituições como a família, escolas públicas e privadas, Igreja católica, entidades e partidos políticos, universidade e agentes a serviço do estado ditatorial. Depreende-se por meio do estudo que a militância da juventude parece ter-se tornado marca indelével de suas experiências como professoras que creram na transformação da juventude e em seu papel na transformação da sociedade.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100201Revista Brasileira de Educação v.27 2022reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782022270001info:eu-repo/semantics/openAccessAraújo,Fátima Maria LeitãoOliveira,Marcus Aurelio Taborda depor2022-02-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782022000100201Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2022-02-24T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Da militância política à constituição do ser professora: memórias revisitadas, histórias entrelaçadas
title Da militância política à constituição do ser professora: memórias revisitadas, histórias entrelaçadas
spellingShingle Da militância política à constituição do ser professora: memórias revisitadas, histórias entrelaçadas
Araújo,Fátima Maria Leitão
história da educação
militância política
vidas de professoras
memórias
educação e ditadura civil-militar
title_short Da militância política à constituição do ser professora: memórias revisitadas, histórias entrelaçadas
title_full Da militância política à constituição do ser professora: memórias revisitadas, histórias entrelaçadas
title_fullStr Da militância política à constituição do ser professora: memórias revisitadas, histórias entrelaçadas
title_full_unstemmed Da militância política à constituição do ser professora: memórias revisitadas, histórias entrelaçadas
title_sort Da militância política à constituição do ser professora: memórias revisitadas, histórias entrelaçadas
author Araújo,Fátima Maria Leitão
author_facet Araújo,Fátima Maria Leitão
Oliveira,Marcus Aurelio Taborda de
author_role author
author2 Oliveira,Marcus Aurelio Taborda de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo,Fátima Maria Leitão
Oliveira,Marcus Aurelio Taborda de
dc.subject.por.fl_str_mv história da educação
militância política
vidas de professoras
memórias
educação e ditadura civil-militar
topic história da educação
militância política
vidas de professoras
memórias
educação e ditadura civil-militar
description RESUMO Analisamos a história de vida de quatro educadoras, militantes no combate à ditadura civil-militar brasileira, nos anos de 1960-1970. Por meio de suas memórias buscamos entender suas trajetórias de formação, desvelando as principais influências no que concerne às instituições, ideias e perspectivas presentes em seus processos de formação política. Interessou-nos compreender a definição de suas posturas como mulheres, militantes e profissionais. Utilizando a história oral como suporte empírico, vislumbramos o entrelaçamento de vidas construídas com base em uma teia de sociabilidade na qual confluem instituições como a família, escolas públicas e privadas, Igreja católica, entidades e partidos políticos, universidade e agentes a serviço do estado ditatorial. Depreende-se por meio do estudo que a militância da juventude parece ter-se tornado marca indelével de suas experiências como professoras que creram na transformação da juventude e em seu papel na transformação da sociedade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100201
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782022270001
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.27 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493239492608