A pesquisa em educação: um balanço da produção dos programas de pós-graduação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nosella,Paolo
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782010000100013
Resumo: A pós-graduação no Brasil foi criada no ano de 1965. Antes disso, a produção das pesquisas em educação pouco se desenvolvia em instituições universitárias. Duas características fundamentais qualificam as pesquisas produzidas nos programas de pós-graduação em educação de 1965 a 1985: a escolarização da produção da pesquisa, decorrência da institucionalização da pós-graduação, e o desenvolvimento de um forte pensamento crítico, como reação aos governos militares. Os anos de 1985 até hoje se caracterizam pela consolidação e expansão da pósgraduação e as pesquisas desse período são teoricamente marcadas pela chamada crise dos paradigmas. Muitos pesquisadores, criticando os estudos sobre sociedade e educação, por não conseguirem abarcar a complexidade e a diversidade do real, partiram para a proposta de um pluralismo epistemológico e temático, privilegiando o estudo de objetos singulares. O desafio teórico hoje é articular o particular escolar (dado empírico) com o movimento geral da história (totalidade). Há também outros desafios, como aprimorar o texto ou a “narração” dos relatórios, modificar a avaliação dos programas de pós-graduação em educação feita pela CAPES e institucionalizar a pesquisa nas novas universidades do país.
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