Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200010 |
Resumo: | O artigo trata de estudos sobre a pós-graduação stricto sensu em educação, no Brasil. Resulta de pesquisa de caráter documental que buscou identificar as tendências teórico-metodológicas que fundamentaram a formação dos pesquisadores em educação, a partir da análise das estruturas curriculares - disciplinas, ementas e bibliografias - dos programas considerados de excelência e com padrão internacional na avaliação trienal 2007 da CAPES. As informações foram coligidas nos Cadernos de Indicadores, disponíveis no Portal da CAPES, link Avaliação. Os resultados evidenciaram um perfil epistemológico de formação que conjuga diversidade, ineditismo e singularidade de temas e a discussão dos referentes teóricos vinculados ao que se denomina "giro linguístico" (Deleuze e Foucault), "giro hermenêutico" (Gadamer) e "giro pragmático" (Habermas) na perspectiva da nova filosofia da ciência e da sociologia da ciência. |
id |
EAA-1_32763681492c44897c391a5b94feaef5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782013000200010 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educaçãoeducaçãopós-graduaçãoavaliaçãoformação do pesquisadorO artigo trata de estudos sobre a pós-graduação stricto sensu em educação, no Brasil. Resulta de pesquisa de caráter documental que buscou identificar as tendências teórico-metodológicas que fundamentaram a formação dos pesquisadores em educação, a partir da análise das estruturas curriculares - disciplinas, ementas e bibliografias - dos programas considerados de excelência e com padrão internacional na avaliação trienal 2007 da CAPES. As informações foram coligidas nos Cadernos de Indicadores, disponíveis no Portal da CAPES, link Avaliação. Os resultados evidenciaram um perfil epistemológico de formação que conjuga diversidade, ineditismo e singularidade de temas e a discussão dos referentes teóricos vinculados ao que se denomina "giro linguístico" (Deleuze e Foucault), "giro hermenêutico" (Gadamer) e "giro pragmático" (Habermas) na perspectiva da nova filosofia da ciência e da sociologia da ciência.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200010Revista Brasileira de Educação v.18 n.53 2013reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782013000200010info:eu-repo/semantics/openAccessHostins,Regina Célia Linharespor2013-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782013000200010Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2013-06-28T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação |
title |
Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação |
spellingShingle |
Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação Hostins,Regina Célia Linhares educação pós-graduação avaliação formação do pesquisador |
title_short |
Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação |
title_full |
Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação |
title_fullStr |
Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação |
title_full_unstemmed |
Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação |
title_sort |
Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação |
author |
Hostins,Regina Célia Linhares |
author_facet |
Hostins,Regina Célia Linhares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hostins,Regina Célia Linhares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação pós-graduação avaliação formação do pesquisador |
topic |
educação pós-graduação avaliação formação do pesquisador |
description |
O artigo trata de estudos sobre a pós-graduação stricto sensu em educação, no Brasil. Resulta de pesquisa de caráter documental que buscou identificar as tendências teórico-metodológicas que fundamentaram a formação dos pesquisadores em educação, a partir da análise das estruturas curriculares - disciplinas, ementas e bibliografias - dos programas considerados de excelência e com padrão internacional na avaliação trienal 2007 da CAPES. As informações foram coligidas nos Cadernos de Indicadores, disponíveis no Portal da CAPES, link Avaliação. Os resultados evidenciaram um perfil epistemológico de formação que conjuga diversidade, ineditismo e singularidade de temas e a discussão dos referentes teóricos vinculados ao que se denomina "giro linguístico" (Deleuze e Foucault), "giro hermenêutico" (Gadamer) e "giro pragmático" (Habermas) na perspectiva da nova filosofia da ciência e da sociologia da ciência. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200010 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200010 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782013000200010 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.18 n.53 2013 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122491252441088 |