Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hostins,Regina Célia Linhares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200010
Resumo: O artigo trata de estudos sobre a pós-graduação stricto sensu em educação, no Brasil. Resulta de pesquisa de caráter documental que buscou identificar as tendências teórico-metodológicas que fundamentaram a formação dos pesquisadores em educação, a partir da análise das estruturas curriculares - disciplinas, ementas e bibliografias - dos programas considerados de excelência e com padrão internacional na avaliação trienal 2007 da CAPES. As informações foram coligidas nos Cadernos de Indicadores, disponíveis no Portal da CAPES, link Avaliação. Os resultados evidenciaram um perfil epistemológico de formação que conjuga diversidade, ineditismo e singularidade de temas e a discussão dos referentes teóricos vinculados ao que se denomina "giro linguístico" (Deleuze e Foucault), "giro hermenêutico" (Gadamer) e "giro pragmático" (Habermas) na perspectiva da nova filosofia da ciência e da sociologia da ciência.
id EAA-1_32763681492c44897c391a5b94feaef5
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782013000200010
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educaçãoeducaçãopós-graduaçãoavaliaçãoformação do pesquisadorO artigo trata de estudos sobre a pós-graduação stricto sensu em educação, no Brasil. Resulta de pesquisa de caráter documental que buscou identificar as tendências teórico-metodológicas que fundamentaram a formação dos pesquisadores em educação, a partir da análise das estruturas curriculares - disciplinas, ementas e bibliografias - dos programas considerados de excelência e com padrão internacional na avaliação trienal 2007 da CAPES. As informações foram coligidas nos Cadernos de Indicadores, disponíveis no Portal da CAPES, link Avaliação. Os resultados evidenciaram um perfil epistemológico de formação que conjuga diversidade, ineditismo e singularidade de temas e a discussão dos referentes teóricos vinculados ao que se denomina "giro linguístico" (Deleuze e Foucault), "giro hermenêutico" (Gadamer) e "giro pragmático" (Habermas) na perspectiva da nova filosofia da ciência e da sociologia da ciência.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200010Revista Brasileira de Educação v.18 n.53 2013reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782013000200010info:eu-repo/semantics/openAccessHostins,Regina Célia Linharespor2013-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782013000200010Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2013-06-28T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação
title Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação
spellingShingle Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação
Hostins,Regina Célia Linhares
educação
pós-graduação
avaliação
formação do pesquisador
title_short Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação
title_full Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação
title_fullStr Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação
title_full_unstemmed Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação
title_sort Formação de pesquisadores em programas de excelência de pós-graduação em educação
author Hostins,Regina Célia Linhares
author_facet Hostins,Regina Célia Linhares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hostins,Regina Célia Linhares
dc.subject.por.fl_str_mv educação
pós-graduação
avaliação
formação do pesquisador
topic educação
pós-graduação
avaliação
formação do pesquisador
description O artigo trata de estudos sobre a pós-graduação stricto sensu em educação, no Brasil. Resulta de pesquisa de caráter documental que buscou identificar as tendências teórico-metodológicas que fundamentaram a formação dos pesquisadores em educação, a partir da análise das estruturas curriculares - disciplinas, ementas e bibliografias - dos programas considerados de excelência e com padrão internacional na avaliação trienal 2007 da CAPES. As informações foram coligidas nos Cadernos de Indicadores, disponíveis no Portal da CAPES, link Avaliação. Os resultados evidenciaram um perfil epistemológico de formação que conjuga diversidade, ineditismo e singularidade de temas e a discussão dos referentes teóricos vinculados ao que se denomina "giro linguístico" (Deleuze e Foucault), "giro hermenêutico" (Gadamer) e "giro pragmático" (Habermas) na perspectiva da nova filosofia da ciência e da sociologia da ciência.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782013000200010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.18 n.53 2013
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491252441088