O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: HOBOLD,EDISÉIA SUETHE FAUST
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: ROSA,JOSÉLIA EUZÉBIO DA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400213
Resumo: RESUMO Esta investigação foi desenvolvida no contexto da educação matemática, com base nos pressupostos da teoria histórico-cultural, com ênfase na obra de Davýdov, doutor em psicologia e seguidor de Vigotski. Davýdov coordenou o processo de elaboração de uma proposta para o ensino de matemática na Rússia e efetivou sua publicação por meio de livros didáticos e manuais de orientação ao professor. Esse material é a fonte de dados da pesquisa que consistem nas tarefas davydovianas e cujo objetivo se constitui em investigar o movimento conceitual impresso na proposição davydoviana para o ensino de tabuada por meio das ações de estudo. Os resultados indicam que a proposição do autor, para o ensino da tabuada, contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas no movimento que envolve o geral, universal, particular e singular no contexto de ações de estudo.
id EAA-1_8f400b86be258b0ac890d38a4aa2126f
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782017000400213
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradoreseducação matemáticateoria histórico-culturalDavýdovproposição de ensinotabuadaRESUMO Esta investigação foi desenvolvida no contexto da educação matemática, com base nos pressupostos da teoria histórico-cultural, com ênfase na obra de Davýdov, doutor em psicologia e seguidor de Vigotski. Davýdov coordenou o processo de elaboração de uma proposta para o ensino de matemática na Rússia e efetivou sua publicação por meio de livros didáticos e manuais de orientação ao professor. Esse material é a fonte de dados da pesquisa que consistem nas tarefas davydovianas e cujo objetivo se constitui em investigar o movimento conceitual impresso na proposição davydoviana para o ensino de tabuada por meio das ações de estudo. Os resultados indicam que a proposição do autor, para o ensino da tabuada, contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas no movimento que envolve o geral, universal, particular e singular no contexto de ações de estudo.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400213Revista Brasileira de Educação v.22 n.71 2017reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782017227158info:eu-repo/semantics/openAccessHOBOLD,EDISÉIA SUETHE FAUSTROSA,JOSÉLIA EUZÉBIO DApor2017-11-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782017000400213Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-11-09T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores
title O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores
spellingShingle O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores
HOBOLD,EDISÉIA SUETHE FAUST
educação matemática
teoria histórico-cultural
Davýdov
proposição de ensino
tabuada
title_short O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores
title_full O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores
title_fullStr O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores
title_full_unstemmed O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores
title_sort O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores
author HOBOLD,EDISÉIA SUETHE FAUST
author_facet HOBOLD,EDISÉIA SUETHE FAUST
ROSA,JOSÉLIA EUZÉBIO DA
author_role author
author2 ROSA,JOSÉLIA EUZÉBIO DA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv HOBOLD,EDISÉIA SUETHE FAUST
ROSA,JOSÉLIA EUZÉBIO DA
dc.subject.por.fl_str_mv educação matemática
teoria histórico-cultural
Davýdov
proposição de ensino
tabuada
topic educação matemática
teoria histórico-cultural
Davýdov
proposição de ensino
tabuada
description RESUMO Esta investigação foi desenvolvida no contexto da educação matemática, com base nos pressupostos da teoria histórico-cultural, com ênfase na obra de Davýdov, doutor em psicologia e seguidor de Vigotski. Davýdov coordenou o processo de elaboração de uma proposta para o ensino de matemática na Rússia e efetivou sua publicação por meio de livros didáticos e manuais de orientação ao professor. Esse material é a fonte de dados da pesquisa que consistem nas tarefas davydovianas e cujo objetivo se constitui em investigar o movimento conceitual impresso na proposição davydoviana para o ensino de tabuada por meio das ações de estudo. Os resultados indicam que a proposição do autor, para o ensino da tabuada, contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas no movimento que envolve o geral, universal, particular e singular no contexto de ações de estudo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400213
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400213
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782017227158
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.22 n.71 2017
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492077670400