O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400213 |
Resumo: | RESUMO Esta investigação foi desenvolvida no contexto da educação matemática, com base nos pressupostos da teoria histórico-cultural, com ênfase na obra de Davýdov, doutor em psicologia e seguidor de Vigotski. Davýdov coordenou o processo de elaboração de uma proposta para o ensino de matemática na Rússia e efetivou sua publicação por meio de livros didáticos e manuais de orientação ao professor. Esse material é a fonte de dados da pesquisa que consistem nas tarefas davydovianas e cujo objetivo se constitui em investigar o movimento conceitual impresso na proposição davydoviana para o ensino de tabuada por meio das ações de estudo. Os resultados indicam que a proposição do autor, para o ensino da tabuada, contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas no movimento que envolve o geral, universal, particular e singular no contexto de ações de estudo. |
id |
EAA-1_8f400b86be258b0ac890d38a4aa2126f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782017000400213 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradoreseducação matemáticateoria histórico-culturalDavýdovproposição de ensinotabuadaRESUMO Esta investigação foi desenvolvida no contexto da educação matemática, com base nos pressupostos da teoria histórico-cultural, com ênfase na obra de Davýdov, doutor em psicologia e seguidor de Vigotski. Davýdov coordenou o processo de elaboração de uma proposta para o ensino de matemática na Rússia e efetivou sua publicação por meio de livros didáticos e manuais de orientação ao professor. Esse material é a fonte de dados da pesquisa que consistem nas tarefas davydovianas e cujo objetivo se constitui em investigar o movimento conceitual impresso na proposição davydoviana para o ensino de tabuada por meio das ações de estudo. Os resultados indicam que a proposição do autor, para o ensino da tabuada, contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas no movimento que envolve o geral, universal, particular e singular no contexto de ações de estudo.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400213Revista Brasileira de Educação v.22 n.71 2017reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782017227158info:eu-repo/semantics/openAccessHOBOLD,EDISÉIA SUETHE FAUSTROSA,JOSÉLIA EUZÉBIO DApor2017-11-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782017000400213Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-11-09T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores |
title |
O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores |
spellingShingle |
O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores HOBOLD,EDISÉIA SUETHE FAUST educação matemática teoria histórico-cultural Davýdov proposição de ensino tabuada |
title_short |
O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores |
title_full |
O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores |
title_fullStr |
O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores |
title_full_unstemmed |
O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores |
title_sort |
O ensino da tabuada no contexto das ações de estudo propostas por Davýdov e colaboradores |
author |
HOBOLD,EDISÉIA SUETHE FAUST |
author_facet |
HOBOLD,EDISÉIA SUETHE FAUST ROSA,JOSÉLIA EUZÉBIO DA |
author_role |
author |
author2 |
ROSA,JOSÉLIA EUZÉBIO DA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
HOBOLD,EDISÉIA SUETHE FAUST ROSA,JOSÉLIA EUZÉBIO DA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação matemática teoria histórico-cultural Davýdov proposição de ensino tabuada |
topic |
educação matemática teoria histórico-cultural Davýdov proposição de ensino tabuada |
description |
RESUMO Esta investigação foi desenvolvida no contexto da educação matemática, com base nos pressupostos da teoria histórico-cultural, com ênfase na obra de Davýdov, doutor em psicologia e seguidor de Vigotski. Davýdov coordenou o processo de elaboração de uma proposta para o ensino de matemática na Rússia e efetivou sua publicação por meio de livros didáticos e manuais de orientação ao professor. Esse material é a fonte de dados da pesquisa que consistem nas tarefas davydovianas e cujo objetivo se constitui em investigar o movimento conceitual impresso na proposição davydoviana para o ensino de tabuada por meio das ações de estudo. Os resultados indicam que a proposição do autor, para o ensino da tabuada, contempla a inter-relação das significações aritméticas, algébricas e geométricas no movimento que envolve o geral, universal, particular e singular no contexto de ações de estudo. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400213 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400213 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782017227158 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.22 n.71 2017 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492077670400 |