O debate francês acerca da instrução pública e seus desdobramentos no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MALHEIROS,ROGÉRIO GUIMARÃES
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: ROCHA,GENYLTON ODILON RÊGO DA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000401009
Resumo: RESUMO Este artigo tem por objetivo analisar aspectos históricos das questões políticas, ideológicas e conceituais que estiveram presentes nas discussões referentes à instrução nacional francesa no final do século XVIII, enfatizando as proposições de Condorcet, no Rapport de 1792, como sendo base desse tipo de debate durante o processo revolucionário na França. Privilegiamos, portanto, analisar as prerrogativas discursivas dessa proposta e o certame suscitado a partir dela, pois resultaram, até mesmo, em novas proposições, entre elas as de Romme, Robespierre, Lepelletier e Lakanal. Trata-se de uma abordagem que nos proporciona a compreensão da base moderna do debate sobre instrução pública que se configurou no século XIX. Essa concorrência de ideias entre os franceses se estabeleceu como o grande legado teórico para os sistemas modernos de ensino, inclusive o brasileiro. Depreendemos, ainda, que a instrução defendida na França estava permeada pelos ideais de razão, moral e cientificismo.
id EAA-1_8f9475d33145f14fb4eadc30eb417d2b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782015000401009
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling O debate francês acerca da instrução pública e seus desdobramentos no Brasilinstrução públicahistória da educaçãoRapport de CondorcetRESUMO Este artigo tem por objetivo analisar aspectos históricos das questões políticas, ideológicas e conceituais que estiveram presentes nas discussões referentes à instrução nacional francesa no final do século XVIII, enfatizando as proposições de Condorcet, no Rapport de 1792, como sendo base desse tipo de debate durante o processo revolucionário na França. Privilegiamos, portanto, analisar as prerrogativas discursivas dessa proposta e o certame suscitado a partir dela, pois resultaram, até mesmo, em novas proposições, entre elas as de Romme, Robespierre, Lepelletier e Lakanal. Trata-se de uma abordagem que nos proporciona a compreensão da base moderna do debate sobre instrução pública que se configurou no século XIX. Essa concorrência de ideias entre os franceses se estabeleceu como o grande legado teórico para os sistemas modernos de ensino, inclusive o brasileiro. Depreendemos, ainda, que a instrução defendida na França estava permeada pelos ideais de razão, moral e cientificismo.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000401009Revista Brasileira de Educação v.20 n.63 2015reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782015206311info:eu-repo/semantics/openAccessMALHEIROS,ROGÉRIO GUIMARÃESROCHA,GENYLTON ODILON RÊGO DApor2015-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782015000401009Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2015-12-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv O debate francês acerca da instrução pública e seus desdobramentos no Brasil
title O debate francês acerca da instrução pública e seus desdobramentos no Brasil
spellingShingle O debate francês acerca da instrução pública e seus desdobramentos no Brasil
MALHEIROS,ROGÉRIO GUIMARÃES
instrução pública
história da educação
Rapport de Condorcet
title_short O debate francês acerca da instrução pública e seus desdobramentos no Brasil
title_full O debate francês acerca da instrução pública e seus desdobramentos no Brasil
title_fullStr O debate francês acerca da instrução pública e seus desdobramentos no Brasil
title_full_unstemmed O debate francês acerca da instrução pública e seus desdobramentos no Brasil
title_sort O debate francês acerca da instrução pública e seus desdobramentos no Brasil
author MALHEIROS,ROGÉRIO GUIMARÃES
author_facet MALHEIROS,ROGÉRIO GUIMARÃES
ROCHA,GENYLTON ODILON RÊGO DA
author_role author
author2 ROCHA,GENYLTON ODILON RÊGO DA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MALHEIROS,ROGÉRIO GUIMARÃES
ROCHA,GENYLTON ODILON RÊGO DA
dc.subject.por.fl_str_mv instrução pública
história da educação
Rapport de Condorcet
topic instrução pública
história da educação
Rapport de Condorcet
description RESUMO Este artigo tem por objetivo analisar aspectos históricos das questões políticas, ideológicas e conceituais que estiveram presentes nas discussões referentes à instrução nacional francesa no final do século XVIII, enfatizando as proposições de Condorcet, no Rapport de 1792, como sendo base desse tipo de debate durante o processo revolucionário na França. Privilegiamos, portanto, analisar as prerrogativas discursivas dessa proposta e o certame suscitado a partir dela, pois resultaram, até mesmo, em novas proposições, entre elas as de Romme, Robespierre, Lepelletier e Lakanal. Trata-se de uma abordagem que nos proporciona a compreensão da base moderna do debate sobre instrução pública que se configurou no século XIX. Essa concorrência de ideias entre os franceses se estabeleceu como o grande legado teórico para os sistemas modernos de ensino, inclusive o brasileiro. Depreendemos, ainda, que a instrução defendida na França estava permeada pelos ideais de razão, moral e cientificismo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000401009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000401009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782015206311
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.20 n.63 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491691794432