HERANÇAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA: a política educacional das primeiras letras no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ressineti, Telma Renata
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Costa, Aurea de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Teoria e Prática da Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/32116
Resumo: Resumo: Neste artigo objetivamos apontar as influências do pensamento educacional constituído na conjuntura da revolução francesa, destacando seu caráter liberal, e com tal ideário, ele tem influenciado na luta pelas políticas de concretização do direito à educação pública, gratuita e laica, no Brasil. Indagamo-nos se o fato de esta educação ter sido inspirada nos princípios do liberalismo, não se constituiria em barreira para uma universalização da educação pública, das primeiras letras, em nosso país. Este texto é composto por duas partes: uma de apresentação do debate educacional no período revolucionário francês, com destaque para o Rapport de Condorcet, e outra com a análise da influência dos ideários difundidos naquele período no debate sobre a democratização da educação pública elementar no Brasil. Por conseguinte, concluiu-se que o debate sobre a democratização do ensino primário em França e no Brasil, é discutido no âmbito das políticas públicas desde a formação dos Estados-Nação. No entanto, a classe hegemônica postergou o direito à educação de nível elementar até esta se tornar uma necessidade incontornável do modo de produção capitalista, tanto para a produção de consensos entre os indivíduos, quanto para a formação de trabalhadores minimamente qualificados para atuar em conjunturas de desenvolvimento de forças produtivas, urbanização e industrialização. Este artigo foi elaborado tendo como opção metodológica a abordagem qualitativa, e como procedimentos, a análise documental e bibliográfica. Nosso referencial teórico-metodológico é o materialismo histórico-dialético.
id UEM-11_00607b58702050833b8051639d0e7adb
oai_identifier_str oai:periodicos.uem.br/ojs:article/32116
network_acronym_str UEM-11
network_name_str Teoria e Prática da Educação (Online)
repository_id_str
spelling HERANÇAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA: a política educacional das primeiras letras no Brasildireito à educação elementarpolítica educacionalrevolução francesaRapport de Condorcetpolítica educacional e alfabetizaçãoResumo: Neste artigo objetivamos apontar as influências do pensamento educacional constituído na conjuntura da revolução francesa, destacando seu caráter liberal, e com tal ideário, ele tem influenciado na luta pelas políticas de concretização do direito à educação pública, gratuita e laica, no Brasil. Indagamo-nos se o fato de esta educação ter sido inspirada nos princípios do liberalismo, não se constituiria em barreira para uma universalização da educação pública, das primeiras letras, em nosso país. Este texto é composto por duas partes: uma de apresentação do debate educacional no período revolucionário francês, com destaque para o Rapport de Condorcet, e outra com a análise da influência dos ideários difundidos naquele período no debate sobre a democratização da educação pública elementar no Brasil. Por conseguinte, concluiu-se que o debate sobre a democratização do ensino primário em França e no Brasil, é discutido no âmbito das políticas públicas desde a formação dos Estados-Nação. No entanto, a classe hegemônica postergou o direito à educação de nível elementar até esta se tornar uma necessidade incontornável do modo de produção capitalista, tanto para a produção de consensos entre os indivíduos, quanto para a formação de trabalhadores minimamente qualificados para atuar em conjunturas de desenvolvimento de forças produtivas, urbanização e industrialização. Este artigo foi elaborado tendo como opção metodológica a abordagem qualitativa, e como procedimentos, a análise documental e bibliográfica. Nosso referencial teórico-metodológico é o materialismo histórico-dialético.Universidade Estadual de Maringá2018-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionrevisão de literaturaimage/jpeghttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/3211610.4025/tpe.v19i3.32116Teoria e Prática da Educação; v. 19 n. 3 (2016)2237-87071415-837Xreponame:Teoria e Prática da Educação (Online)instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)instacron:UEMporhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/32116/751375144818Ressineti, Telma RenataCosta, Aurea de Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-12-05T09:31:09Zoai:periodicos.uem.br/ojs:article/32116Revistahttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEducPUBhttps://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/oaiteoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com2237-87071415-837xopendoar:2023-01-12T10:59:32.790841Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)true
dc.title.none.fl_str_mv HERANÇAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA: a política educacional das primeiras letras no Brasil
title HERANÇAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA: a política educacional das primeiras letras no Brasil
spellingShingle HERANÇAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA: a política educacional das primeiras letras no Brasil
Ressineti, Telma Renata
direito à educação elementar
política educacional
revolução francesa
Rapport de Condorcet
política educacional e alfabetização
title_short HERANÇAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA: a política educacional das primeiras letras no Brasil
title_full HERANÇAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA: a política educacional das primeiras letras no Brasil
title_fullStr HERANÇAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA: a política educacional das primeiras letras no Brasil
title_full_unstemmed HERANÇAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA: a política educacional das primeiras letras no Brasil
title_sort HERANÇAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA: a política educacional das primeiras letras no Brasil
author Ressineti, Telma Renata
author_facet Ressineti, Telma Renata
Costa, Aurea de Carvalho
author_role author
author2 Costa, Aurea de Carvalho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ressineti, Telma Renata
Costa, Aurea de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv direito à educação elementar
política educacional
revolução francesa
Rapport de Condorcet
política educacional e alfabetização
topic direito à educação elementar
política educacional
revolução francesa
Rapport de Condorcet
política educacional e alfabetização
description Resumo: Neste artigo objetivamos apontar as influências do pensamento educacional constituído na conjuntura da revolução francesa, destacando seu caráter liberal, e com tal ideário, ele tem influenciado na luta pelas políticas de concretização do direito à educação pública, gratuita e laica, no Brasil. Indagamo-nos se o fato de esta educação ter sido inspirada nos princípios do liberalismo, não se constituiria em barreira para uma universalização da educação pública, das primeiras letras, em nosso país. Este texto é composto por duas partes: uma de apresentação do debate educacional no período revolucionário francês, com destaque para o Rapport de Condorcet, e outra com a análise da influência dos ideários difundidos naquele período no debate sobre a democratização da educação pública elementar no Brasil. Por conseguinte, concluiu-se que o debate sobre a democratização do ensino primário em França e no Brasil, é discutido no âmbito das políticas públicas desde a formação dos Estados-Nação. No entanto, a classe hegemônica postergou o direito à educação de nível elementar até esta se tornar uma necessidade incontornável do modo de produção capitalista, tanto para a produção de consensos entre os indivíduos, quanto para a formação de trabalhadores minimamente qualificados para atuar em conjunturas de desenvolvimento de forças produtivas, urbanização e industrialização. Este artigo foi elaborado tendo como opção metodológica a abordagem qualitativa, e como procedimentos, a análise documental e bibliográfica. Nosso referencial teórico-metodológico é o materialismo histórico-dialético.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/32116
10.4025/tpe.v19i3.32116
url https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/32116
identifier_str_mv 10.4025/tpe.v19i3.32116
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/TeorPratEduc/article/view/32116/751375144818
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Maringá
dc.source.none.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação; v. 19 n. 3 (2016)
2237-8707
1415-837X
reponame:Teoria e Prática da Educação (Online)
instname:Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron:UEM
instname_str Universidade Estadual de Maringá (UEM)
instacron_str UEM
institution UEM
reponame_str Teoria e Prática da Educação (Online)
collection Teoria e Prática da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Teoria e Prática da Educação (Online) - Universidade Estadual de Maringá (UEM)
repository.mail.fl_str_mv teoriaepraticadaeducacao@gmail.com || teoriaepraticadaeducacao@gmail.com
_version_ 1792207157300559872