Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges,Clayton Cesar de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Neira,Marcos Garcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100245
Resumo: RESUMO O presente artigo, por meio de uma discussão teórica, propõe-se a assinalar o significado e algumas das possíveis potencialidades do gesto arquivístico e da atitude crítica, conforme preconizados por Michel Foucault e alguns de seus interlocutores ulteriores, quando concebidos como leitmotiv analítico para as investigações no campo da educação. Argumenta-se propriamente que a articulação de tais noções-chave oriundas do legado foucaultiano na lida investigativa e os modi operandi daí decorrentes ensejam amiúde certo modo de problematizar o presente educacional, indagando sobre suas condições de existência, seus significados, suas regras de ação, seus efeitos e, à vista disso, quiçá delinear transformações possíveis.
id EAA-1_908edf47c1b2ab6639c0462a75cfc691
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782020000100245
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionaisarquivoatitude críticaMichel FoucaultRESUMO O presente artigo, por meio de uma discussão teórica, propõe-se a assinalar o significado e algumas das possíveis potencialidades do gesto arquivístico e da atitude crítica, conforme preconizados por Michel Foucault e alguns de seus interlocutores ulteriores, quando concebidos como leitmotiv analítico para as investigações no campo da educação. Argumenta-se propriamente que a articulação de tais noções-chave oriundas do legado foucaultiano na lida investigativa e os modi operandi daí decorrentes ensejam amiúde certo modo de problematizar o presente educacional, indagando sobre suas condições de existência, seus significados, suas regras de ação, seus efeitos e, à vista disso, quiçá delinear transformações possíveis.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100245Revista Brasileira de Educação v.25 2020reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782020250058info:eu-repo/semantics/openAccessBorges,Clayton Cesar de OliveiraNeira,Marcos Garciapor2020-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782020000100245Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2020-12-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais
title Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais
spellingShingle Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais
Borges,Clayton Cesar de Oliveira
arquivo
atitude crítica
Michel Foucault
title_short Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais
title_full Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais
title_fullStr Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais
title_full_unstemmed Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais
title_sort Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais
author Borges,Clayton Cesar de Oliveira
author_facet Borges,Clayton Cesar de Oliveira
Neira,Marcos Garcia
author_role author
author2 Neira,Marcos Garcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges,Clayton Cesar de Oliveira
Neira,Marcos Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv arquivo
atitude crítica
Michel Foucault
topic arquivo
atitude crítica
Michel Foucault
description RESUMO O presente artigo, por meio de uma discussão teórica, propõe-se a assinalar o significado e algumas das possíveis potencialidades do gesto arquivístico e da atitude crítica, conforme preconizados por Michel Foucault e alguns de seus interlocutores ulteriores, quando concebidos como leitmotiv analítico para as investigações no campo da educação. Argumenta-se propriamente que a articulação de tais noções-chave oriundas do legado foucaultiano na lida investigativa e os modi operandi daí decorrentes ensejam amiúde certo modo de problematizar o presente educacional, indagando sobre suas condições de existência, seus significados, suas regras de ação, seus efeitos e, à vista disso, quiçá delinear transformações possíveis.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100245
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782020250058
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.25 2020
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493117857792