Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100245 |
Resumo: | RESUMO O presente artigo, por meio de uma discussão teórica, propõe-se a assinalar o significado e algumas das possíveis potencialidades do gesto arquivístico e da atitude crítica, conforme preconizados por Michel Foucault e alguns de seus interlocutores ulteriores, quando concebidos como leitmotiv analítico para as investigações no campo da educação. Argumenta-se propriamente que a articulação de tais noções-chave oriundas do legado foucaultiano na lida investigativa e os modi operandi daí decorrentes ensejam amiúde certo modo de problematizar o presente educacional, indagando sobre suas condições de existência, seus significados, suas regras de ação, seus efeitos e, à vista disso, quiçá delinear transformações possíveis. |
id |
EAA-1_908edf47c1b2ab6639c0462a75cfc691 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782020000100245 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionaisarquivoatitude críticaMichel FoucaultRESUMO O presente artigo, por meio de uma discussão teórica, propõe-se a assinalar o significado e algumas das possíveis potencialidades do gesto arquivístico e da atitude crítica, conforme preconizados por Michel Foucault e alguns de seus interlocutores ulteriores, quando concebidos como leitmotiv analítico para as investigações no campo da educação. Argumenta-se propriamente que a articulação de tais noções-chave oriundas do legado foucaultiano na lida investigativa e os modi operandi daí decorrentes ensejam amiúde certo modo de problematizar o presente educacional, indagando sobre suas condições de existência, seus significados, suas regras de ação, seus efeitos e, à vista disso, quiçá delinear transformações possíveis.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100245Revista Brasileira de Educação v.25 2020reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782020250058info:eu-repo/semantics/openAccessBorges,Clayton Cesar de OliveiraNeira,Marcos Garciapor2020-12-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782020000100245Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2020-12-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais |
title |
Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais |
spellingShingle |
Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais Borges,Clayton Cesar de Oliveira arquivo atitude crítica Michel Foucault |
title_short |
Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais |
title_full |
Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais |
title_fullStr |
Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais |
title_full_unstemmed |
Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais |
title_sort |
Gesto arquivístico e atitude crítica como leitmotiv analítico nas pesquisas educacionais |
author |
Borges,Clayton Cesar de Oliveira |
author_facet |
Borges,Clayton Cesar de Oliveira Neira,Marcos Garcia |
author_role |
author |
author2 |
Neira,Marcos Garcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Borges,Clayton Cesar de Oliveira Neira,Marcos Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
arquivo atitude crítica Michel Foucault |
topic |
arquivo atitude crítica Michel Foucault |
description |
RESUMO O presente artigo, por meio de uma discussão teórica, propõe-se a assinalar o significado e algumas das possíveis potencialidades do gesto arquivístico e da atitude crítica, conforme preconizados por Michel Foucault e alguns de seus interlocutores ulteriores, quando concebidos como leitmotiv analítico para as investigações no campo da educação. Argumenta-se propriamente que a articulação de tais noções-chave oriundas do legado foucaultiano na lida investigativa e os modi operandi daí decorrentes ensejam amiúde certo modo de problematizar o presente educacional, indagando sobre suas condições de existência, seus significados, suas regras de ação, seus efeitos e, à vista disso, quiçá delinear transformações possíveis. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100245 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782020250058 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.25 2020 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122493117857792 |