Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho,José António Brandão
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Barbeiro,Luís Filipe
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000300006
Resumo: A escrita pode ser perspetivada como ferramenta de aprendizagem, desempenhando um papel relevante nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. O papel da escrita na construção do conhecimento pode ser compreendido focando as características linguísticas, os processos cognitivos implicados, ou a prática social e cultural em que se insere. Tendo por base o relevo que, no contexto da escola, a escrita pode assumir nesses processos, realizamos um estudo com o objetivo de verificar até que ponto essa dimensão é valorizada na escola portuguesa no ensino básico. Optamos por dois percursos metodológicos complementares: a análise de manuais escolares e um inquérito a professores por meio de questionário. Os dados recolhidos demonstram que, no contexto escolar, o uso da escrita acontece, sobretudo, no quadro de tarefas que visam à reprodução de informação e que, só muito raramente, ela é perspetivada como promotora da elaboração do conhecimento.
id EAA-1_9482acd074fa41d9c3d4af6a2fb391f2
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782013000300006
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar portuguêsescritaferramenta de aprendizagemreprodução/construção de conhecimentoA escrita pode ser perspetivada como ferramenta de aprendizagem, desempenhando um papel relevante nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. O papel da escrita na construção do conhecimento pode ser compreendido focando as características linguísticas, os processos cognitivos implicados, ou a prática social e cultural em que se insere. Tendo por base o relevo que, no contexto da escola, a escrita pode assumir nesses processos, realizamos um estudo com o objetivo de verificar até que ponto essa dimensão é valorizada na escola portuguesa no ensino básico. Optamos por dois percursos metodológicos complementares: a análise de manuais escolares e um inquérito a professores por meio de questionário. Os dados recolhidos demonstram que, no contexto escolar, o uso da escrita acontece, sobretudo, no quadro de tarefas que visam à reprodução de informação e que, só muito raramente, ela é perspetivada como promotora da elaboração do conhecimento.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000300006Revista Brasileira de Educação v.18 n.54 2013reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782013000300006info:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho,José António BrandãoBarbeiro,Luís Filipepor2014-02-13T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782013000300006Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-02-13T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português
title Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português
spellingShingle Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português
Carvalho,José António Brandão
escrita
ferramenta de aprendizagem
reprodução/construção de conhecimento
title_short Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português
title_full Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português
title_fullStr Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português
title_full_unstemmed Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português
title_sort Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português
author Carvalho,José António Brandão
author_facet Carvalho,José António Brandão
Barbeiro,Luís Filipe
author_role author
author2 Barbeiro,Luís Filipe
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho,José António Brandão
Barbeiro,Luís Filipe
dc.subject.por.fl_str_mv escrita
ferramenta de aprendizagem
reprodução/construção de conhecimento
topic escrita
ferramenta de aprendizagem
reprodução/construção de conhecimento
description A escrita pode ser perspetivada como ferramenta de aprendizagem, desempenhando um papel relevante nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. O papel da escrita na construção do conhecimento pode ser compreendido focando as características linguísticas, os processos cognitivos implicados, ou a prática social e cultural em que se insere. Tendo por base o relevo que, no contexto da escola, a escrita pode assumir nesses processos, realizamos um estudo com o objetivo de verificar até que ponto essa dimensão é valorizada na escola portuguesa no ensino básico. Optamos por dois percursos metodológicos complementares: a análise de manuais escolares e um inquérito a professores por meio de questionário. Os dados recolhidos demonstram que, no contexto escolar, o uso da escrita acontece, sobretudo, no quadro de tarefas que visam à reprodução de informação e que, só muito raramente, ela é perspetivada como promotora da elaboração do conhecimento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000300006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000300006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782013000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.18 n.54 2013
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491261878272