Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, José António Brandão
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28366
Resumo: A escrita pode ser perspetivada como ferramenta de aprendizagem, desempenhando um papel relevante nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. O papel da escrita na construção do conhecimento pode ser compreendido focando as características linguísticas, os processos cognitivos implicados, ou a prática social e cultural em que se insere. Tendo por base o relevo que, no contexto da escola, a escrita pode assumir nesses processos, realizamos um estudo com o objetivo de verificar até que ponto essa dimensão é valorizada na escola portuguesa no ensino básico. Optamos por dois percursos metodológicos complementares: a análise de manuais escolares e um inquérito a professores por meio de questionário. Os dados recolhidos demonstram que, no contexto escolar, o uso da escrita acontece, sobretudo, no quadro de tarefas que visam à reprodução de informação e que, só muito raramente, ela é perspetivada como promotora da elaboração do conhecimento.
id RCAP_879960cd2e9a15999d714dd5008dc80e
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28366
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar portuguêsKnowledge reproduction vs. knowledge construction? Uses of writing in Portuguese schools¿Reproducir o desarrollar conocimiento? Las funciones de la escritura en el contexto escolar portuguêsEscritaFerramenta de aprendizagemReprodução/construçãoWritingLearning toolKnowledge reproduction/constructionEscrituraHerramienta de aprendizajeReproducción/construcciónA escrita pode ser perspetivada como ferramenta de aprendizagem, desempenhando um papel relevante nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. O papel da escrita na construção do conhecimento pode ser compreendido focando as características linguísticas, os processos cognitivos implicados, ou a prática social e cultural em que se insere. Tendo por base o relevo que, no contexto da escola, a escrita pode assumir nesses processos, realizamos um estudo com o objetivo de verificar até que ponto essa dimensão é valorizada na escola portuguesa no ensino básico. Optamos por dois percursos metodológicos complementares: a análise de manuais escolares e um inquérito a professores por meio de questionário. Os dados recolhidos demonstram que, no contexto escolar, o uso da escrita acontece, sobretudo, no quadro de tarefas que visam à reprodução de informação e que, só muito raramente, ela é perspetivada como promotora da elaboração do conhecimento.Writing may be considered a learning tool, playing a relevant role in knowledge acquisition, development and expression. The role of writing in knowledge construction can be understood focusing on linguistic features, the cognitive processes involved, or the social and cultural practice in which it occurs. Based on the relevance that writing can take in these processes in the school context, we conducted a study aimed at verifying the extent to which this dimension is valued in Portuguese schools of primary education (1st to 9th grades). We chose two complementary methodological pathways: analyzing textbooks and inquiring teachers by means of a questionnaire. The data collected show that, in the school context, writing is used particularly in tasks aimed at the reproduction of information and that only very seldom is writing viewed as a promoter of knowledge creation. Keywords: writing; learning tool; knowledge reproduction/construction.La escritura se puede entender como un instrumento de aprendizaje en la medida que desempeña un papel importante en los procesos de adquisición, elaboración y expresión de conocimiento. El papel de la escritura en la construcción del conocimiento se puede comprender considerando centrales las características lingüísticas, los procesos cognitivos implicados, o la práctica sociocultural en la que se insiere. Teniendo por base la importancia que la escritura como herramienta de aprendizaje puede tener en el contexto escolar, se llevó a cabo un estudio con el fin de averiguar hasta qué punto esa dimensión se valora en la escuela portuguesa de educación básica. Hemos optado por dos caminos metodológicos complementarios: el análisis de libros de texto y de las respuestas al cuestionario propuesto a los profesores. Los datos han demostrado que, en el contexto escolar, el uso de la escritura se da, en la mayoría de los casos, en el cuadro de tareas que tienen como objetivo la reproducción de conocimiento y que, rara vez, se ve como una herramienta que promueve la elaboración del conocimiento.(undefined)Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)Universidade do MinhoCarvalho, José António Brandão20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28366por1413-24781809-449X10.1590/S1413-24782013000300006info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:55Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28366Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:55.910280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português
Knowledge reproduction vs. knowledge construction? Uses of writing in Portuguese schools
¿Reproducir o desarrollar conocimiento? Las funciones de la escritura en el contexto escolar português
title Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português
spellingShingle Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português
Carvalho, José António Brandão
Escrita
Ferramenta de aprendizagem
Reprodução/construção
Writing
Learning tool
Knowledge reproduction/construction
Escritura
Herramienta de aprendizaje
Reproducción/construcción
title_short Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português
title_full Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português
title_fullStr Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português
title_full_unstemmed Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português
title_sort Reproduzir ou construir conhecimento? Funções da escrita no contexto escolar português
author Carvalho, José António Brandão
author_facet Carvalho, José António Brandão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, José António Brandão
dc.subject.por.fl_str_mv Escrita
Ferramenta de aprendizagem
Reprodução/construção
Writing
Learning tool
Knowledge reproduction/construction
Escritura
Herramienta de aprendizaje
Reproducción/construcción
topic Escrita
Ferramenta de aprendizagem
Reprodução/construção
Writing
Learning tool
Knowledge reproduction/construction
Escritura
Herramienta de aprendizaje
Reproducción/construcción
description A escrita pode ser perspetivada como ferramenta de aprendizagem, desempenhando um papel relevante nos processos de aquisição, elaboração e expressão do conhecimento. O papel da escrita na construção do conhecimento pode ser compreendido focando as características linguísticas, os processos cognitivos implicados, ou a prática social e cultural em que se insere. Tendo por base o relevo que, no contexto da escola, a escrita pode assumir nesses processos, realizamos um estudo com o objetivo de verificar até que ponto essa dimensão é valorizada na escola portuguesa no ensino básico. Optamos por dois percursos metodológicos complementares: a análise de manuais escolares e um inquérito a professores por meio de questionário. Os dados recolhidos demonstram que, no contexto escolar, o uso da escrita acontece, sobretudo, no quadro de tarefas que visam à reprodução de informação e que, só muito raramente, ela é perspetivada como promotora da elaboração do conhecimento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28366
url http://hdl.handle.net/1822/28366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1413-2478
1809-449X
10.1590/S1413-24782013000300006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132459364777984