Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra,José Arimatea Barros
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000100009
Resumo: Estudo sobre o comer na escola, cujo objeto central de investigação foram os significados que a merenda escolar adquire, como prática concreta e como discurso, no contexto de uma escola pública de ensino fundamental. As teorias das representações sociais, da ação social e crítica do currículo, complementadas por conceitos socioantropológicos de comida e alimento, casa e rua e estudos qualitativos em alimentação escolar constituíram o suporte teórico principal da investigação. Concluiu-se que: as representações sociais sobre a merenda escolar elaboradas pelos profissionais da escola geram um habitus correspondente que tende a orientar as disposições práticas relacionadas ao comer na escola, à organização do trabalho pedagógico e à jornada escolar.
id EAA-1_98b16581885bfbad80ab322251160e47
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782009000100009
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolarmerenda escolarcurrículoescola públicaensino fundamentalEstudo sobre o comer na escola, cujo objeto central de investigação foram os significados que a merenda escolar adquire, como prática concreta e como discurso, no contexto de uma escola pública de ensino fundamental. As teorias das representações sociais, da ação social e crítica do currículo, complementadas por conceitos socioantropológicos de comida e alimento, casa e rua e estudos qualitativos em alimentação escolar constituíram o suporte teórico principal da investigação. Concluiu-se que: as representações sociais sobre a merenda escolar elaboradas pelos profissionais da escola geram um habitus correspondente que tende a orientar as disposições práticas relacionadas ao comer na escola, à organização do trabalho pedagógico e à jornada escolar.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2009-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000100009Revista Brasileira de Educação v.14 n.40 2009reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782009000100009info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra,José Arimatea Barrospor2009-05-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782009000100009Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2009-05-19T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolar
title Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolar
spellingShingle Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolar
Bezerra,José Arimatea Barros
merenda escolar
currículo
escola pública
ensino fundamental
title_short Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolar
title_full Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolar
title_fullStr Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolar
title_full_unstemmed Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolar
title_sort Alimentação e escola: significados e implicações curriculares da merenda escolar
author Bezerra,José Arimatea Barros
author_facet Bezerra,José Arimatea Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra,José Arimatea Barros
dc.subject.por.fl_str_mv merenda escolar
currículo
escola pública
ensino fundamental
topic merenda escolar
currículo
escola pública
ensino fundamental
description Estudo sobre o comer na escola, cujo objeto central de investigação foram os significados que a merenda escolar adquire, como prática concreta e como discurso, no contexto de uma escola pública de ensino fundamental. As teorias das representações sociais, da ação social e crítica do currículo, complementadas por conceitos socioantropológicos de comida e alimento, casa e rua e estudos qualitativos em alimentação escolar constituíram o suporte teórico principal da investigação. Concluiu-se que: as representações sociais sobre a merenda escolar elaboradas pelos profissionais da escola geram um habitus correspondente que tende a orientar as disposições práticas relacionadas ao comer na escola, à organização do trabalho pedagógico e à jornada escolar.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782009000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.14 n.40 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490553040896