Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/2673 |
Resumo: | Essa dissertação, que consiste em um estudo sobre a merenda escolar em uma escola do ensino fundamental da rede pública municipal de Porto Alegre-RS, tem como objetivo buscar significados e representações que circulam entre alunos e alunas, na sua realização e a partir dela. A abordagem desenvolve-se na perspectiva dos Estudos Culturais, tomando-se a prática da merenda escolar na sua dimensão cultural, enquanto prática social plena de significação, sendo fundamentais para o estudo os conceitos de linguagem, discurso e cultura. Primeiramente, o tema é apresentando, mostrando a gênese do interesse da pesquisadora, assim como as questões de pesquisa e o desenho metodológico, inspirado em estudos etnográficos. Os discursos correntes sobre a merenda escolar, assim como informações sobre a escola em que se realizou o estudo são, a seguir, trazidos. As relações entre a constituição do refeitório da escola — espaço em que acontece a prática da merenda — seu uso e a constituição da própria prática da merenda são fundamentais para que se encontrem os significados relacionados ao ato de comer na escola. A partir das observações e registros feitos acerca dessa prática, são destacadas cinco cenas exemplares em que significados como o cotejo comer na escola/comer em casa, preferências por uma ou outra comida, "ser pobre", a importância da comemoração, a "boa educação" à mesa emergem consistentemente. O estudo reafirma, assim, as múltiplas dimensões culturais da merenda escolar, que vão muito além de uma simples questão nutricional. |
id |
URGS_5736b77b24964db2dee69980f9d8a906 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2673 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Amaro, Lúcia Elena MatosSilveira, Rosa Maria Hessel2007-06-06T17:23:22Z2002http://hdl.handle.net/10183/2673000374863Essa dissertação, que consiste em um estudo sobre a merenda escolar em uma escola do ensino fundamental da rede pública municipal de Porto Alegre-RS, tem como objetivo buscar significados e representações que circulam entre alunos e alunas, na sua realização e a partir dela. A abordagem desenvolve-se na perspectiva dos Estudos Culturais, tomando-se a prática da merenda escolar na sua dimensão cultural, enquanto prática social plena de significação, sendo fundamentais para o estudo os conceitos de linguagem, discurso e cultura. Primeiramente, o tema é apresentando, mostrando a gênese do interesse da pesquisadora, assim como as questões de pesquisa e o desenho metodológico, inspirado em estudos etnográficos. Os discursos correntes sobre a merenda escolar, assim como informações sobre a escola em que se realizou o estudo são, a seguir, trazidos. As relações entre a constituição do refeitório da escola — espaço em que acontece a prática da merenda — seu uso e a constituição da própria prática da merenda são fundamentais para que se encontrem os significados relacionados ao ato de comer na escola. A partir das observações e registros feitos acerca dessa prática, são destacadas cinco cenas exemplares em que significados como o cotejo comer na escola/comer em casa, preferências por uma ou outra comida, "ser pobre", a importância da comemoração, a "boa educação" à mesa emergem consistentemente. O estudo reafirma, assim, as múltiplas dimensões culturais da merenda escolar, que vão muito além de uma simples questão nutricional.application/pdfporMerenda escolarEnsino fundamentalEnsino públicoEstudos culturaisPorto Alegre (RS)Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000374863.pdf000374863.pdfTexto completoapplication/pdf650881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2673/1/000374863.pdf4784a4fb0a05d50fda15273d2191a729MD51TEXT000374863.pdf.txt000374863.pdf.txtExtracted Texttext/plain192308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2673/2/000374863.pdf.txtf8454142f571dd110b546ede284ee93aMD52THUMBNAIL000374863.pdf.jpg000374863.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2673/3/000374863.pdf.jpga1bf74c3152f62952242ff6ef09f6a82MD5310183/26732018-10-08 08:45:07.295oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2673Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:45:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados |
title |
Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados |
spellingShingle |
Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados Amaro, Lúcia Elena Matos Merenda escolar Ensino fundamental Ensino público Estudos culturais Porto Alegre (RS) |
title_short |
Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados |
title_full |
Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados |
title_fullStr |
Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados |
title_full_unstemmed |
Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados |
title_sort |
Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados |
author |
Amaro, Lúcia Elena Matos |
author_facet |
Amaro, Lúcia Elena Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Amaro, Lúcia Elena Matos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silveira, Rosa Maria Hessel |
contributor_str_mv |
Silveira, Rosa Maria Hessel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Merenda escolar Ensino fundamental Ensino público Estudos culturais Porto Alegre (RS) |
topic |
Merenda escolar Ensino fundamental Ensino público Estudos culturais Porto Alegre (RS) |
description |
Essa dissertação, que consiste em um estudo sobre a merenda escolar em uma escola do ensino fundamental da rede pública municipal de Porto Alegre-RS, tem como objetivo buscar significados e representações que circulam entre alunos e alunas, na sua realização e a partir dela. A abordagem desenvolve-se na perspectiva dos Estudos Culturais, tomando-se a prática da merenda escolar na sua dimensão cultural, enquanto prática social plena de significação, sendo fundamentais para o estudo os conceitos de linguagem, discurso e cultura. Primeiramente, o tema é apresentando, mostrando a gênese do interesse da pesquisadora, assim como as questões de pesquisa e o desenho metodológico, inspirado em estudos etnográficos. Os discursos correntes sobre a merenda escolar, assim como informações sobre a escola em que se realizou o estudo são, a seguir, trazidos. As relações entre a constituição do refeitório da escola — espaço em que acontece a prática da merenda — seu uso e a constituição da própria prática da merenda são fundamentais para que se encontrem os significados relacionados ao ato de comer na escola. A partir das observações e registros feitos acerca dessa prática, são destacadas cinco cenas exemplares em que significados como o cotejo comer na escola/comer em casa, preferências por uma ou outra comida, "ser pobre", a importância da comemoração, a "boa educação" à mesa emergem consistentemente. O estudo reafirma, assim, as múltiplas dimensões culturais da merenda escolar, que vão muito além de uma simples questão nutricional. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:23:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/2673 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000374863 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/2673 |
identifier_str_mv |
000374863 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2673/1/000374863.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2673/2/000374863.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2673/3/000374863.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4784a4fb0a05d50fda15273d2191a729 f8454142f571dd110b546ede284ee93a a1bf74c3152f62952242ff6ef09f6a82 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085018575306752 |