Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Lúcia Elena Matos
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/2673
Resumo: Essa dissertação, que consiste em um estudo sobre a merenda escolar em uma escola do ensino fundamental da rede pública municipal de Porto Alegre-RS, tem como objetivo buscar significados e representações que circulam entre alunos e alunas, na sua realização e a partir dela. A abordagem desenvolve-se na perspectiva dos Estudos Culturais, tomando-se a prática da merenda escolar na sua dimensão cultural, enquanto prática social plena de significação, sendo fundamentais para o estudo os conceitos de linguagem, discurso e cultura. Primeiramente, o tema é apresentando, mostrando a gênese do interesse da pesquisadora, assim como as questões de pesquisa e o desenho metodológico, inspirado em estudos etnográficos. Os discursos correntes sobre a merenda escolar, assim como informações sobre a escola em que se realizou o estudo são, a seguir, trazidos. As relações entre a constituição do refeitório da escola — espaço em que acontece a prática da merenda — seu uso e a constituição da própria prática da merenda são fundamentais para que se encontrem os significados relacionados ao ato de comer na escola. A partir das observações e registros feitos acerca dessa prática, são destacadas cinco cenas exemplares em que significados como o cotejo comer na escola/comer em casa, preferências por uma ou outra comida, "ser pobre", a importância da comemoração, a "boa educação" à mesa emergem consistentemente. O estudo reafirma, assim, as múltiplas dimensões culturais da merenda escolar, que vão muito além de uma simples questão nutricional.
id URGS_5736b77b24964db2dee69980f9d8a906
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2673
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Amaro, Lúcia Elena MatosSilveira, Rosa Maria Hessel2007-06-06T17:23:22Z2002http://hdl.handle.net/10183/2673000374863Essa dissertação, que consiste em um estudo sobre a merenda escolar em uma escola do ensino fundamental da rede pública municipal de Porto Alegre-RS, tem como objetivo buscar significados e representações que circulam entre alunos e alunas, na sua realização e a partir dela. A abordagem desenvolve-se na perspectiva dos Estudos Culturais, tomando-se a prática da merenda escolar na sua dimensão cultural, enquanto prática social plena de significação, sendo fundamentais para o estudo os conceitos de linguagem, discurso e cultura. Primeiramente, o tema é apresentando, mostrando a gênese do interesse da pesquisadora, assim como as questões de pesquisa e o desenho metodológico, inspirado em estudos etnográficos. Os discursos correntes sobre a merenda escolar, assim como informações sobre a escola em que se realizou o estudo são, a seguir, trazidos. As relações entre a constituição do refeitório da escola — espaço em que acontece a prática da merenda — seu uso e a constituição da própria prática da merenda são fundamentais para que se encontrem os significados relacionados ao ato de comer na escola. A partir das observações e registros feitos acerca dessa prática, são destacadas cinco cenas exemplares em que significados como o cotejo comer na escola/comer em casa, preferências por uma ou outra comida, "ser pobre", a importância da comemoração, a "boa educação" à mesa emergem consistentemente. O estudo reafirma, assim, as múltiplas dimensões culturais da merenda escolar, que vão muito além de uma simples questão nutricional.application/pdfporMerenda escolarEnsino fundamentalEnsino públicoEstudos culturaisPorto Alegre (RS)Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000374863.pdf000374863.pdfTexto completoapplication/pdf650881http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2673/1/000374863.pdf4784a4fb0a05d50fda15273d2191a729MD51TEXT000374863.pdf.txt000374863.pdf.txtExtracted Texttext/plain192308http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2673/2/000374863.pdf.txtf8454142f571dd110b546ede284ee93aMD52THUMBNAIL000374863.pdf.jpg000374863.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg989http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2673/3/000374863.pdf.jpga1bf74c3152f62952242ff6ef09f6a82MD5310183/26732018-10-08 08:45:07.295oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2673Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:45:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados
title Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados
spellingShingle Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados
Amaro, Lúcia Elena Matos
Merenda escolar
Ensino fundamental
Ensino público
Estudos culturais
Porto Alegre (RS)
title_short Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados
title_full Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados
title_fullStr Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados
title_full_unstemmed Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados
title_sort Tem repetição, professora? ... : um estudo sobre a prática da merenda escolar e seus significados
author Amaro, Lúcia Elena Matos
author_facet Amaro, Lúcia Elena Matos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Lúcia Elena Matos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silveira, Rosa Maria Hessel
contributor_str_mv Silveira, Rosa Maria Hessel
dc.subject.por.fl_str_mv Merenda escolar
Ensino fundamental
Ensino público
Estudos culturais
Porto Alegre (RS)
topic Merenda escolar
Ensino fundamental
Ensino público
Estudos culturais
Porto Alegre (RS)
description Essa dissertação, que consiste em um estudo sobre a merenda escolar em uma escola do ensino fundamental da rede pública municipal de Porto Alegre-RS, tem como objetivo buscar significados e representações que circulam entre alunos e alunas, na sua realização e a partir dela. A abordagem desenvolve-se na perspectiva dos Estudos Culturais, tomando-se a prática da merenda escolar na sua dimensão cultural, enquanto prática social plena de significação, sendo fundamentais para o estudo os conceitos de linguagem, discurso e cultura. Primeiramente, o tema é apresentando, mostrando a gênese do interesse da pesquisadora, assim como as questões de pesquisa e o desenho metodológico, inspirado em estudos etnográficos. Os discursos correntes sobre a merenda escolar, assim como informações sobre a escola em que se realizou o estudo são, a seguir, trazidos. As relações entre a constituição do refeitório da escola — espaço em que acontece a prática da merenda — seu uso e a constituição da própria prática da merenda são fundamentais para que se encontrem os significados relacionados ao ato de comer na escola. A partir das observações e registros feitos acerca dessa prática, são destacadas cinco cenas exemplares em que significados como o cotejo comer na escola/comer em casa, preferências por uma ou outra comida, "ser pobre", a importância da comemoração, a "boa educação" à mesa emergem consistentemente. O estudo reafirma, assim, as múltiplas dimensões culturais da merenda escolar, que vão muito além de uma simples questão nutricional.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T17:23:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/2673
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000374863
url http://hdl.handle.net/10183/2673
identifier_str_mv 000374863
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2673/1/000374863.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2673/2/000374863.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2673/3/000374863.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4784a4fb0a05d50fda15273d2191a729
f8454142f571dd110b546ede284ee93a
a1bf74c3152f62952242ff6ef09f6a82
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085018575306752