A construção social e histórica da profissão docente uma síntese necessária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier,Libânia Nacif
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000900002
Resumo: O estudo apresenta uma síntese da produção teórica que aborda o processo de construção social e histórica da profissão docente em circulação nos últimos trinta anos. Prioriza as publicações de pesquisas realizadas fora do Brasil, principalmente as de língua inglesa e francesa, mas que circularam entre nós com tradução para o português do Brasil ou de Portugal. Inclui também publicações em língua espanhola, bem como aquelas resultantes de intercâmbios acadêmicos entre pesquisadores brasileiros e portugueses. Ao final, indica algumas potencialidades teóricas e práticas do conjunto de estudos selecionados.
id EAA-1_a03595d65b846fba995c29d5a45c3b68
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782014000900002
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A construção social e histórica da profissão docente uma síntese necessáriaprofissão docentehistória da educaçãopesquisa educacionalO estudo apresenta uma síntese da produção teórica que aborda o processo de construção social e histórica da profissão docente em circulação nos últimos trinta anos. Prioriza as publicações de pesquisas realizadas fora do Brasil, principalmente as de língua inglesa e francesa, mas que circularam entre nós com tradução para o português do Brasil ou de Portugal. Inclui também publicações em língua espanhola, bem como aquelas resultantes de intercâmbios acadêmicos entre pesquisadores brasileiros e portugueses. Ao final, indica algumas potencialidades teóricas e práticas do conjunto de estudos selecionados.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000900002Revista Brasileira de Educação v.19 n.59 2014reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782014000900002info:eu-repo/semantics/openAccessXavier,Libânia Nacifpor2014-12-05T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782014000900002Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-12-05T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção social e histórica da profissão docente uma síntese necessária
title A construção social e histórica da profissão docente uma síntese necessária
spellingShingle A construção social e histórica da profissão docente uma síntese necessária
Xavier,Libânia Nacif
profissão docente
história da educação
pesquisa educacional
title_short A construção social e histórica da profissão docente uma síntese necessária
title_full A construção social e histórica da profissão docente uma síntese necessária
title_fullStr A construção social e histórica da profissão docente uma síntese necessária
title_full_unstemmed A construção social e histórica da profissão docente uma síntese necessária
title_sort A construção social e histórica da profissão docente uma síntese necessária
author Xavier,Libânia Nacif
author_facet Xavier,Libânia Nacif
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier,Libânia Nacif
dc.subject.por.fl_str_mv profissão docente
história da educação
pesquisa educacional
topic profissão docente
história da educação
pesquisa educacional
description O estudo apresenta uma síntese da produção teórica que aborda o processo de construção social e histórica da profissão docente em circulação nos últimos trinta anos. Prioriza as publicações de pesquisas realizadas fora do Brasil, principalmente as de língua inglesa e francesa, mas que circularam entre nós com tradução para o português do Brasil ou de Portugal. Inclui também publicações em língua espanhola, bem como aquelas resultantes de intercâmbios acadêmicos entre pesquisadores brasileiros e portugueses. Ao final, indica algumas potencialidades teóricas e práticas do conjunto de estudos selecionados.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000900002
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782014000900002
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782014000900002
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.19 n.59 2014
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491579596800