Na travessia da profissão docente – aproximações e limites do ofício docente em Minas Gerais (1960 – 1970)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Mauro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Resgate (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/resgate/article/view/8645761
Resumo: A profissão docente comporta diversos tipos de relações e sentidos. Povoada de muitas relações, chama a atenção dos historiadores pelos seus diversos aspectos – social, político, cultural e religioso. Profissão e vocação ressoam diferentemente, embora se entrecruzem. O magistério é um fenômeno social, historicamente situado num quadro de relações mais amplas. Os diversos temas sobre o magistério demarcam projetos políticos em disputa. Traçam um desenho para as ações e se relacionam com outros discursos e outros atores, particularmente, o Estado. Este artigo destaca questões sobre a história da profissão docente em Minas Gerais, onde, na década de 1960, o atraso no pagamento das professoras públicas gerou uma movimentação da categoria. Aqui é considerada a experiência de uma professora, cujo depoimento aponta uma dessas visões diferentes da docência.
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