Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres nesse processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias,Lucimar Rosa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300010
Resumo: Este artigo apresenta parte de pesquisa de doutorado, que teve como principal objetivo compreender os modos pelos quais professoras da primeira infância se apropriaram de conhecimentos adquiridos em cursos de formação continuada que tinham por objetivo estimular a inclusão de práticas pedagógicas que tratassem da diversidade étnico-racial. Foram analisadas duas experiências, uma desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, e outra pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas/SP. O trabalho se ancora em concepções da teoria crítica da educação, para a qual as práticas pedagógicas estão relacionadas com as práticas sociais, sendo também tarefa do professor a construção de estratégias educacionais que fomentem o respeito da diversidade étnico-racial.
id EAA-1_a5d88be3abd00f689e4cbb9774ae41af
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782012000300010
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres nesse processoformação de professoreseducação infantildiversidade étnico-racialEste artigo apresenta parte de pesquisa de doutorado, que teve como principal objetivo compreender os modos pelos quais professoras da primeira infância se apropriaram de conhecimentos adquiridos em cursos de formação continuada que tinham por objetivo estimular a inclusão de práticas pedagógicas que tratassem da diversidade étnico-racial. Foram analisadas duas experiências, uma desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, e outra pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas/SP. O trabalho se ancora em concepções da teoria crítica da educação, para a qual as práticas pedagógicas estão relacionadas com as práticas sociais, sendo também tarefa do professor a construção de estratégias educacionais que fomentem o respeito da diversidade étnico-racial.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2012-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300010Revista Brasileira de Educação v.17 n.51 2012reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782012000300010info:eu-repo/semantics/openAccessDias,Lucimar Rosapor2014-07-21T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782012000300010Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2014-07-21T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres nesse processo
title Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres nesse processo
spellingShingle Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres nesse processo
Dias,Lucimar Rosa
formação de professores
educação infantil
diversidade étnico-racial
title_short Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres nesse processo
title_full Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres nesse processo
title_fullStr Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres nesse processo
title_full_unstemmed Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres nesse processo
title_sort Formação de professores, educação infantil e diversidade étnico-racial: saberes e fazeres nesse processo
author Dias,Lucimar Rosa
author_facet Dias,Lucimar Rosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias,Lucimar Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv formação de professores
educação infantil
diversidade étnico-racial
topic formação de professores
educação infantil
diversidade étnico-racial
description Este artigo apresenta parte de pesquisa de doutorado, que teve como principal objetivo compreender os modos pelos quais professoras da primeira infância se apropriaram de conhecimentos adquiridos em cursos de formação continuada que tinham por objetivo estimular a inclusão de práticas pedagógicas que tratassem da diversidade étnico-racial. Foram analisadas duas experiências, uma desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso do Sul, em Campo Grande, e outra pela Secretaria Municipal de Educação de Campinas/SP. O trabalho se ancora em concepções da teoria crítica da educação, para a qual as práticas pedagógicas estão relacionadas com as práticas sociais, sendo também tarefa do professor a construção de estratégias educacionais que fomentem o respeito da diversidade étnico-racial.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782012000300010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782012000300010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.17 n.51 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491222032384