A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Catanante, Bartolina Ramalho
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Dias, Lucimar Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51130
Resumo: Este artigo almeja discutir os desafios colocados ao trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) como responsável pela formação continuada nas instituições escolares e a necessária inclusão nessas atividades da educação para as relações étnico-raciais, conforme determina as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial e Continuada de Professores. A nós nos interessa compreender o que se espera desse(a) profissional na articulação do papel formador com as normativas que assegurem o direito a todos (as) de acessarem uma educação que contemple a diversidade étnico-racial. Nossa conclusão é que, se não for acompanhada de apoio institucional, a carga de responsabilidade atribuída à formação realizada no locus da escola pelo(a) coordenador(a) dificilmente levará a uma educação que promova a igualdade racial tal qual prevista nas normativas.
id UFPR-4_c9a381a0bfd044f794490178113a2148
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/51130
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafioEducaçãoFormação de professores; coordenação pedagógica; diversidade étnico-racial.EducaçãoEste artigo almeja discutir os desafios colocados ao trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) como responsável pela formação continuada nas instituições escolares e a necessária inclusão nessas atividades da educação para as relações étnico-raciais, conforme determina as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial e Continuada de Professores. A nós nos interessa compreender o que se espera desse(a) profissional na articulação do papel formador com as normativas que assegurem o direito a todos (as) de acessarem uma educação que contemple a diversidade étnico-racial. Nossa conclusão é que, se não for acompanhada de apoio institucional, a carga de responsabilidade atribuída à formação realizada no locus da escola pelo(a) coordenador(a) dificilmente levará a uma educação que promova a igualdade racial tal qual prevista nas normativas.UFPRCatanante, Bartolina RamalhoDias, Lucimar Rosa2017-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51130Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 103-113Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 103-113Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 103-1131984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51130/32585Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-09T13:49:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/51130Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-09T13:49:47Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio
title A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio
spellingShingle A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio
Catanante, Bartolina Ramalho
Educação
Formação de professores; coordenação pedagógica; diversidade étnico-racial.
Educação
title_short A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio
title_full A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio
title_fullStr A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio
title_full_unstemmed A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio
title_sort A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio
author Catanante, Bartolina Ramalho
author_facet Catanante, Bartolina Ramalho
Dias, Lucimar Rosa
author_role author
author2 Dias, Lucimar Rosa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Catanante, Bartolina Ramalho
Dias, Lucimar Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Formação de professores; coordenação pedagógica; diversidade étnico-racial.
Educação
topic Educação
Formação de professores; coordenação pedagógica; diversidade étnico-racial.
Educação
description Este artigo almeja discutir os desafios colocados ao trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) como responsável pela formação continuada nas instituições escolares e a necessária inclusão nessas atividades da educação para as relações étnico-raciais, conforme determina as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial e Continuada de Professores. A nós nos interessa compreender o que se espera desse(a) profissional na articulação do papel formador com as normativas que assegurem o direito a todos (as) de acessarem uma educação que contemple a diversidade étnico-racial. Nossa conclusão é que, se não for acompanhada de apoio institucional, a carga de responsabilidade atribuída à formação realizada no locus da escola pelo(a) coordenador(a) dificilmente levará a uma educação que promova a igualdade racial tal qual prevista nas normativas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-18
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51130
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51130/32585
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 103-113
Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 103-113
Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 103-113
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711898198867968