A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educar em Revista |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51130 |
Resumo: | Este artigo almeja discutir os desafios colocados ao trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) como responsável pela formação continuada nas instituições escolares e a necessária inclusão nessas atividades da educação para as relações étnico-raciais, conforme determina as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial e Continuada de Professores. A nós nos interessa compreender o que se espera desse(a) profissional na articulação do papel formador com as normativas que assegurem o direito a todos (as) de acessarem uma educação que contemple a diversidade étnico-racial. Nossa conclusão é que, se não for acompanhada de apoio institucional, a carga de responsabilidade atribuída à formação realizada no locus da escola pelo(a) coordenador(a) dificilmente levará a uma educação que promova a igualdade racial tal qual prevista nas normativas. |
id |
UFPR-4_c9a381a0bfd044f794490178113a2148 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/51130 |
network_acronym_str |
UFPR-4 |
network_name_str |
Educar em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafioEducaçãoFormação de professores; coordenação pedagógica; diversidade étnico-racial.EducaçãoEste artigo almeja discutir os desafios colocados ao trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) como responsável pela formação continuada nas instituições escolares e a necessária inclusão nessas atividades da educação para as relações étnico-raciais, conforme determina as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial e Continuada de Professores. A nós nos interessa compreender o que se espera desse(a) profissional na articulação do papel formador com as normativas que assegurem o direito a todos (as) de acessarem uma educação que contemple a diversidade étnico-racial. Nossa conclusão é que, se não for acompanhada de apoio institucional, a carga de responsabilidade atribuída à formação realizada no locus da escola pelo(a) coordenador(a) dificilmente levará a uma educação que promova a igualdade racial tal qual prevista nas normativas.UFPRCatanante, Bartolina RamalhoDias, Lucimar Rosa2017-06-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51130Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 103-113Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 103-113Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 103-1131984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51130/32585Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-09T13:49:47Zoai:revistas.ufpr.br:article/51130Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2017-11-09T13:49:47Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio |
title |
A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio |
spellingShingle |
A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio Catanante, Bartolina Ramalho Educação Formação de professores; coordenação pedagógica; diversidade étnico-racial. Educação |
title_short |
A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio |
title_full |
A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio |
title_fullStr |
A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio |
title_full_unstemmed |
A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio |
title_sort |
A coordenação pedagógica, a formação continuada e a diversidade étnico-racial: um desafio |
author |
Catanante, Bartolina Ramalho |
author_facet |
Catanante, Bartolina Ramalho Dias, Lucimar Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Lucimar Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Catanante, Bartolina Ramalho Dias, Lucimar Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Formação de professores; coordenação pedagógica; diversidade étnico-racial. Educação |
topic |
Educação Formação de professores; coordenação pedagógica; diversidade étnico-racial. Educação |
description |
Este artigo almeja discutir os desafios colocados ao trabalho do(a) coordenador(a) pedagógico(a) como responsável pela formação continuada nas instituições escolares e a necessária inclusão nessas atividades da educação para as relações étnico-raciais, conforme determina as Diretrizes Curriculares para a Formação Inicial e Continuada de Professores. A nós nos interessa compreender o que se espera desse(a) profissional na articulação do papel formador com as normativas que assegurem o direito a todos (as) de acessarem uma educação que contemple a diversidade étnico-racial. Nossa conclusão é que, se não for acompanhada de apoio institucional, a carga de responsabilidade atribuída à formação realizada no locus da escola pelo(a) coordenador(a) dificilmente levará a uma educação que promova a igualdade racial tal qual prevista nas normativas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51130 |
url |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51130/32585 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2017 Educar em Revista |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 103-113 Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 103-113 Educar em Revista; v. 33, n. especial 1 (2017); p. 103-113 1984-0411 0104-4060 reponame:Educar em Revista instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Educar em Revista |
collection |
Educar em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br |
_version_ |
1799711898198867968 |