Planos estaduais de educação: desafios às vinculações com outros instrumentos de gestão local da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA,DONALDO BELLO DE
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: MENEZES,JANAÍNA SPECHT DA SILVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400207
Resumo: RESUMO A aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) - Lei nº 13.005/2014 - associa-se à superação de desafios relacionados ao planejamento sistematizado da educação no Brasil. Elaborar e configurar os Planos Estaduais de Educação (PEEs) como tradutores e articuladores locais do PNE constituem-se reptos não superados pelo PNE 2001-2010, que agora ressurgem com o novo plano. Este artigo, visando contribuir para o enfrentamento de tais desafios, analisa as vinculações previstas por 11 PEEs em relação a outros instrumentos de gestão local da educação, como o Plano Municipal de Educação (PME), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), as Leis Orçamentárias (LOs) e o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Entre outras conclusões, evidencia insuficiências prescritivas relativas à integração desses PEEs à gestão estadual da educação, assim como ao seu planejamento nacional e municipal, expressão da desarticulação para com aquela política pública, cuja avaliação coloca em dúvida sua efetividade em termos do planejamento educacional local.
id EAA-1_ab65efb9897cca99b81ce0e282cbbba3
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782017000400207
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Planos estaduais de educação: desafios às vinculações com outros instrumentos de gestão local da educaçãoPlano Nacional de EducaçãoPlano Estadual de EducaçãoPlano Municipal de EducaçãoPlano de Desenvolvimento da Educaçãoleis orçamentáriasprojeto político-pedagógicoRESUMO A aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) - Lei nº 13.005/2014 - associa-se à superação de desafios relacionados ao planejamento sistematizado da educação no Brasil. Elaborar e configurar os Planos Estaduais de Educação (PEEs) como tradutores e articuladores locais do PNE constituem-se reptos não superados pelo PNE 2001-2010, que agora ressurgem com o novo plano. Este artigo, visando contribuir para o enfrentamento de tais desafios, analisa as vinculações previstas por 11 PEEs em relação a outros instrumentos de gestão local da educação, como o Plano Municipal de Educação (PME), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), as Leis Orçamentárias (LOs) e o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Entre outras conclusões, evidencia insuficiências prescritivas relativas à integração desses PEEs à gestão estadual da educação, assim como ao seu planejamento nacional e municipal, expressão da desarticulação para com aquela política pública, cuja avaliação coloca em dúvida sua efetividade em termos do planejamento educacional local.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400207Revista Brasileira de Educação v.22 n.71 2017reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782017227152info:eu-repo/semantics/openAccessSOUZA,DONALDO BELLO DEMENEZES,JANAÍNA SPECHT DA SILVApor2017-10-03T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782017000400207Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-10-03T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Planos estaduais de educação: desafios às vinculações com outros instrumentos de gestão local da educação
title Planos estaduais de educação: desafios às vinculações com outros instrumentos de gestão local da educação
spellingShingle Planos estaduais de educação: desafios às vinculações com outros instrumentos de gestão local da educação
SOUZA,DONALDO BELLO DE
Plano Nacional de Educação
Plano Estadual de Educação
Plano Municipal de Educação
Plano de Desenvolvimento da Educação
leis orçamentárias
projeto político-pedagógico
title_short Planos estaduais de educação: desafios às vinculações com outros instrumentos de gestão local da educação
title_full Planos estaduais de educação: desafios às vinculações com outros instrumentos de gestão local da educação
title_fullStr Planos estaduais de educação: desafios às vinculações com outros instrumentos de gestão local da educação
title_full_unstemmed Planos estaduais de educação: desafios às vinculações com outros instrumentos de gestão local da educação
title_sort Planos estaduais de educação: desafios às vinculações com outros instrumentos de gestão local da educação
author SOUZA,DONALDO BELLO DE
author_facet SOUZA,DONALDO BELLO DE
MENEZES,JANAÍNA SPECHT DA SILVA
author_role author
author2 MENEZES,JANAÍNA SPECHT DA SILVA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA,DONALDO BELLO DE
MENEZES,JANAÍNA SPECHT DA SILVA
dc.subject.por.fl_str_mv Plano Nacional de Educação
Plano Estadual de Educação
Plano Municipal de Educação
Plano de Desenvolvimento da Educação
leis orçamentárias
projeto político-pedagógico
topic Plano Nacional de Educação
Plano Estadual de Educação
Plano Municipal de Educação
Plano de Desenvolvimento da Educação
leis orçamentárias
projeto político-pedagógico
description RESUMO A aprovação do novo Plano Nacional de Educação (PNE) - Lei nº 13.005/2014 - associa-se à superação de desafios relacionados ao planejamento sistematizado da educação no Brasil. Elaborar e configurar os Planos Estaduais de Educação (PEEs) como tradutores e articuladores locais do PNE constituem-se reptos não superados pelo PNE 2001-2010, que agora ressurgem com o novo plano. Este artigo, visando contribuir para o enfrentamento de tais desafios, analisa as vinculações previstas por 11 PEEs em relação a outros instrumentos de gestão local da educação, como o Plano Municipal de Educação (PME), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), as Leis Orçamentárias (LOs) e o Projeto Político-Pedagógico (PPP). Entre outras conclusões, evidencia insuficiências prescritivas relativas à integração desses PEEs à gestão estadual da educação, assim como ao seu planejamento nacional e municipal, expressão da desarticulação para com aquela política pública, cuja avaliação coloca em dúvida sua efetividade em termos do planejamento educacional local.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400207
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000400207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782017227152
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.22 n.71 2017
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492069281792