Os conteúdos básicos comuns da educação física escolar mineira: uma análise dos seus contextos de influência
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100240 |
Resumo: | RESUMO Esta pesquisa tem por finalidade analisar os contextos de influência de produção do documento oficial curricular de educação física escolar do Estado de Minas Gerais, os conteúdos básicos comuns. Investigamos aspectos políticos, ideológicos e epistemológicos utilizando o método do ciclo de políticas de Ball (apud Mainardes, 2006) e um roteiro de entrevista não estruturada, aplicado aos sujeitos elaboradores da proposta curricular. Articulamos os dados às teorias curriculares pertinentes, tais como formuladas em Giroux (1997), Apple (2006), Moreira (2010) e Pacheco (2003). Como resultados, destacamos que as influências neoliberais sobre o documento, assim como a falsa autonomia dada aos docentes no processo de elaboração, resultaram na sua desvalorização como intelectuais transformadores. |
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