Os conteúdos básicos comuns da educação física escolar mineira: uma análise dos seus contextos de influência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas,Cláudio Pellini
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Cunha Júnior,Carlos Fernando Ferreira da, Moreira,Antonio Flavio Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782019000100240
Resumo: RESUMO Esta pesquisa tem por finalidade analisar os contextos de influência de produção do documento oficial curricular de educação física escolar do Estado de Minas Gerais, os conteúdos básicos comuns. Investigamos aspectos políticos, ideológicos e epistemológicos utilizando o método do ciclo de políticas de Ball (apud Mainardes, 2006) e um roteiro de entrevista não estruturada, aplicado aos sujeitos elaboradores da proposta curricular. Articulamos os dados às teorias curriculares pertinentes, tais como formuladas em Giroux (1997), Apple (2006), Moreira (2010) e Pacheco (2003). Como resultados, destacamos que as influências neoliberais sobre o documento, assim como a falsa autonomia dada aos docentes no processo de elaboração, resultaram na sua desvalorização como intelectuais transformadores.
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