Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIZZINATO,ADOLFO
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: HAMANN,CRISTIANO, TEDESCO,PEDRO DE CASTRO, JALMUSNY,YASMINE MAZZONI
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300732
Resumo: RESUMO O presente estudo discute a inserção universitária de jovens africanas no Brasil por meio do Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G), a partir do conceito de interseccionalidade. Procura-se problematizar as narrativas de estudantes sobre suas trajetórias educacionais, a constituição de projetos vitais e profissionais e a percepção do contexto sociocultural brasileiro, dando ênfase à intersecção entre etnia/raça e gênero. Este estudo observou discrepâncias entre as representações de democracia racial no Brasil e as experiências de jovens africanas universitárias, além de ter enfatizado elementos constituintes das possibilidades de ser mulher em um contexto social marcado por racismo, sexismo e xenofobia, de forma diferente de seus países de origem.
id EAA-1_c9985cb53dbaea5a05d7c624f0f8b5ba
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782017000300732
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no BrasilPEC-GinterseccionalidadegêneroraçaetniaRESUMO O presente estudo discute a inserção universitária de jovens africanas no Brasil por meio do Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G), a partir do conceito de interseccionalidade. Procura-se problematizar as narrativas de estudantes sobre suas trajetórias educacionais, a constituição de projetos vitais e profissionais e a percepção do contexto sociocultural brasileiro, dando ênfase à intersecção entre etnia/raça e gênero. Este estudo observou discrepâncias entre as representações de democracia racial no Brasil e as experiências de jovens africanas universitárias, além de ter enfatizado elementos constituintes das possibilidades de ser mulher em um contexto social marcado por racismo, sexismo e xenofobia, de forma diferente de seus países de origem.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300732Revista Brasileira de Educação v.22 n.70 2017reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782017227037info:eu-repo/semantics/openAccessPIZZINATO,ADOLFOHAMANN,CRISTIANOTEDESCO,PEDRO DE CASTROJALMUSNY,YASMINE MAZZONIpor2017-07-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782017000300732Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-07-11T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil
title Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil
spellingShingle Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil
PIZZINATO,ADOLFO
PEC-G
interseccionalidade
gênero
raça
etnia
title_short Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil
title_full Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil
title_fullStr Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil
title_full_unstemmed Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil
title_sort Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil
author PIZZINATO,ADOLFO
author_facet PIZZINATO,ADOLFO
HAMANN,CRISTIANO
TEDESCO,PEDRO DE CASTRO
JALMUSNY,YASMINE MAZZONI
author_role author
author2 HAMANN,CRISTIANO
TEDESCO,PEDRO DE CASTRO
JALMUSNY,YASMINE MAZZONI
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv PIZZINATO,ADOLFO
HAMANN,CRISTIANO
TEDESCO,PEDRO DE CASTRO
JALMUSNY,YASMINE MAZZONI
dc.subject.por.fl_str_mv PEC-G
interseccionalidade
gênero
raça
etnia
topic PEC-G
interseccionalidade
gênero
raça
etnia
description RESUMO O presente estudo discute a inserção universitária de jovens africanas no Brasil por meio do Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G), a partir do conceito de interseccionalidade. Procura-se problematizar as narrativas de estudantes sobre suas trajetórias educacionais, a constituição de projetos vitais e profissionais e a percepção do contexto sociocultural brasileiro, dando ênfase à intersecção entre etnia/raça e gênero. Este estudo observou discrepâncias entre as representações de democracia racial no Brasil e as experiências de jovens africanas universitárias, além de ter enfatizado elementos constituintes das possibilidades de ser mulher em um contexto social marcado por racismo, sexismo e xenofobia, de forma diferente de seus países de origem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300732
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782017227037
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.22 n.70 2017
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492052504576