Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300732 |
Resumo: | RESUMO O presente estudo discute a inserção universitária de jovens africanas no Brasil por meio do Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G), a partir do conceito de interseccionalidade. Procura-se problematizar as narrativas de estudantes sobre suas trajetórias educacionais, a constituição de projetos vitais e profissionais e a percepção do contexto sociocultural brasileiro, dando ênfase à intersecção entre etnia/raça e gênero. Este estudo observou discrepâncias entre as representações de democracia racial no Brasil e as experiências de jovens africanas universitárias, além de ter enfatizado elementos constituintes das possibilidades de ser mulher em um contexto social marcado por racismo, sexismo e xenofobia, de forma diferente de seus países de origem. |
id |
EAA-1_c9985cb53dbaea5a05d7c624f0f8b5ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782017000300732 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no BrasilPEC-GinterseccionalidadegêneroraçaetniaRESUMO O presente estudo discute a inserção universitária de jovens africanas no Brasil por meio do Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G), a partir do conceito de interseccionalidade. Procura-se problematizar as narrativas de estudantes sobre suas trajetórias educacionais, a constituição de projetos vitais e profissionais e a percepção do contexto sociocultural brasileiro, dando ênfase à intersecção entre etnia/raça e gênero. Este estudo observou discrepâncias entre as representações de democracia racial no Brasil e as experiências de jovens africanas universitárias, além de ter enfatizado elementos constituintes das possibilidades de ser mulher em um contexto social marcado por racismo, sexismo e xenofobia, de forma diferente de seus países de origem.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2017-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300732Revista Brasileira de Educação v.22 n.70 2017reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782017227037info:eu-repo/semantics/openAccessPIZZINATO,ADOLFOHAMANN,CRISTIANOTEDESCO,PEDRO DE CASTROJALMUSNY,YASMINE MAZZONIpor2017-07-11T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782017000300732Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2017-07-11T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil |
title |
Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil |
spellingShingle |
Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil PIZZINATO,ADOLFO PEC-G interseccionalidade gênero raça etnia |
title_short |
Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil |
title_full |
Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil |
title_fullStr |
Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil |
title_full_unstemmed |
Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil |
title_sort |
Aspectos étnico-raciais e de gênero na inserção universitária de jovens africanas no Brasil |
author |
PIZZINATO,ADOLFO |
author_facet |
PIZZINATO,ADOLFO HAMANN,CRISTIANO TEDESCO,PEDRO DE CASTRO JALMUSNY,YASMINE MAZZONI |
author_role |
author |
author2 |
HAMANN,CRISTIANO TEDESCO,PEDRO DE CASTRO JALMUSNY,YASMINE MAZZONI |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PIZZINATO,ADOLFO HAMANN,CRISTIANO TEDESCO,PEDRO DE CASTRO JALMUSNY,YASMINE MAZZONI |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PEC-G interseccionalidade gênero raça etnia |
topic |
PEC-G interseccionalidade gênero raça etnia |
description |
RESUMO O presente estudo discute a inserção universitária de jovens africanas no Brasil por meio do Programa de Estudantes - Convênio de Graduação (PEC-G), a partir do conceito de interseccionalidade. Procura-se problematizar as narrativas de estudantes sobre suas trajetórias educacionais, a constituição de projetos vitais e profissionais e a percepção do contexto sociocultural brasileiro, dando ênfase à intersecção entre etnia/raça e gênero. Este estudo observou discrepâncias entre as representações de democracia racial no Brasil e as experiências de jovens africanas universitárias, além de ter enfatizado elementos constituintes das possibilidades de ser mulher em um contexto social marcado por racismo, sexismo e xenofobia, de forma diferente de seus países de origem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300732 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782017000300732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782017227037 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.22 n.70 2017 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492052504576 |