GÊNERO, RAÇA E ETNIA: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Naiara da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173837
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
id UFSC_3378ba67078cc0ef84f4ffbae0d3710a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173837
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling GÊNERO, RAÇA E ETNIA: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SCGêneroRaçaEtniaInterseccionalidadeEducação InfantilTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.O presente trabalho se propôs aprofundar estudos acerca das intersecções de gênero, raça e etnia no contexto da Educação Infantil, tendo como fulcro propulsor inquietações concernentes ao modo de como são (ou não) trabalhadas tais categorias nesta etapa da educação básica. O trabalho tem como objetivo, analisar os documentos curriculares que orientam a Educação Infantil no município de Florianópolis/SC, dentre eles, as Diretrizes Educacionais Pedagógicas para a Educação Infantil de Florianópolis (2010), as Orientações Curriculares para a Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2012) e o Currículo da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2015). Para estabelecer uma compreensão acerca dos conceitos de Gênero, Raça e Etnia e de como se promulgaram práticas racistas e preconceituosas que perpetuam até os dias atuais e em especial dentro do ambiente educacional, bem como, para a realização de interlocuções de análise dos documentos que regem a Educação do Município de Florianópolis, a discussão aqui desenvolvida tem como respaldo teórico, estudos de autorxs, tais como, Paixão e Carvalho (2008), Stolke (2015), Cavalleiro (2006), Figueiredo (2015), Pinto (2010), Finco (2003) Silva (2002), dentre outros autores que abordam a temática aqui trabalhada. Do ponto de vista da metodologia este estudo trata-se de uma abordagem qualitativa que utilizou a técnica de análise documental. O estudo possibilitou a percepção e compreensão de que as categorias Gênero, Raça e Etnia estão presentes nos referidos documentos ao defenderem a igualdade de gênero, compreende-se que os documentos vão ao encontro da concepção de Gênero lançada na segunda onda do feminismo, que compreendem que formas de ser independem do sexo biológico, uma vez que somos construções culturais. Ao enfatizarem a necessidade e importância de materiais pedagógicos, espaços e práticas que contemplem, valorizem e deem visibilidade a diversidade Étnico-Racial, os documentos que orientam a Educação Infantil no Município de Florianópolis, partem, por conseguinte, do pressuposto de Raça e Etnia, enquanto categorias de luta política que visam a legitimação de ações afirmativas. Assim sendo, os documentos contribuem para a formação das subjetividades e identidades infantis que partem do princípio do respeito, visibilidade e valorização das diferenças. Sendo ainda realizada uma proposição reflexiva acerca do distanciamento entre currículo prescrito e prática pedagógica.The present work has proposed to deepen studies about the intersections of gender, race and ethnicity in the context of Early Childhood Education, having its driving thruster concerns about the way these are (or are not) worked at this stage of basic education. The objective of this study is to analyze the curricular documents that guide the Early Childhood Education in the city of Florianópolis / SC, among them the Pedagogical Educational Guidelines for Early Childhood Education in Florianópolis (2010), the Curricular Guidelines for Early Childhood Education of the Municipal Network of Teaching of Florianópolis (2012) and the Curriculum of the Infantile Education of the Municipal Network of Education of Florianópolis (2015). In order to establish an understanding about the concepts of Gender, Race and Ethnicity and how racist and prejudiced practices have been enacted to this day and especially within the educational environment, as well as the analysis of the documents that govern The Education of the Municipality Of Florianópolis, the discussion developed here has theoretical support, studies of authors such as, Paixão and Carvalho (2008), Stolke (2015), Cavalleiro (2006), Figueiredo (2015), Pinto (2010), Finco (2002), among other authors that approach the theme here worked. From the point of view of the methodology, this study is a qualitative approach that uses the technique of documentary analysis. The study made possible the perception and understanding that the categories Gender, Race and Ethnicity are presented in the mentioned documents when defending the equality of gender, it is understood that the documents are in agreement with the conception of Gender launched in the second wave of feminism, Which forms of being are independent of biological sex, since we are cultural constructions. By emphasizing the need and importance of pedagogical materials, spaces and practices that contemplate value and give visibility to Ethnic-Racial diversity, the documents that guide Infant Education in the Municipality of Florianópolis, therefore, start from the assumption of Race and Ethnicity, As Categories of political struggle for legitimizing affirmative action. Thus, the documents contribute to the formation of subjectivities and children's identities that start from the principle of respect, visibility and appreciation of differences. There is also a reflexive proposition about the distance between prescribed curriculum and pedagogical practice.Pereira, Josilaine AntunesUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Naiara da2017-02-28T13:20:26Z2017-02-28T13:20:26Z2017-02-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173837porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-28T13:20:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173837Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-28T13:20:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv GÊNERO, RAÇA E ETNIA: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC
title GÊNERO, RAÇA E ETNIA: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC
spellingShingle GÊNERO, RAÇA E ETNIA: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC
Costa, Naiara da
Gênero
Raça
Etnia
Interseccionalidade
Educação Infantil
title_short GÊNERO, RAÇA E ETNIA: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC
title_full GÊNERO, RAÇA E ETNIA: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC
title_fullStr GÊNERO, RAÇA E ETNIA: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC
title_full_unstemmed GÊNERO, RAÇA E ETNIA: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC
title_sort GÊNERO, RAÇA E ETNIA: UMA ANÁLISE DOS DOCUMENTOS QUE ORIENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC
author Costa, Naiara da
author_facet Costa, Naiara da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Josilaine Antunes
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Naiara da
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Raça
Etnia
Interseccionalidade
Educação Infantil
topic Gênero
Raça
Etnia
Interseccionalidade
Educação Infantil
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-28T13:20:26Z
2017-02-28T13:20:26Z
2017-02-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173837
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173837
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652257732853760