O discurso psicológico de John Dewey

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade,Erika Natacha Fernandes de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Cunha,Marcus Vinicius da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200006
Resumo: Este trabalho examina o discurso do filósofo e educador americano John Dewey (1859-1952) sobre o tema "natureza humana", adotando como referência o livro Human nature and conduct: an introduction to Social Psychology. Nesse livro, publicado em 1922, Dewey discute conceitos fundamentais da psicologia - instinto, hábito, inteligência e outros - e propõe uma nova ciência psicológica; suas elaborações abrangem os campos da filosofia, da psicologia e da educação. A metodologia para análise do discurso segue os estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia, os quais se baseiam nas teorias de Chaïm Perelman e Stephen Toulmin.
id EAA-1_ce7de6f2626d540ebc847a34c22265be
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782013000200006
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling O discurso psicológico de John DeweyJohn Deweypsicologia socialfundamentos da educaçãoanálise retóricaEste trabalho examina o discurso do filósofo e educador americano John Dewey (1859-1952) sobre o tema "natureza humana", adotando como referência o livro Human nature and conduct: an introduction to Social Psychology. Nesse livro, publicado em 1922, Dewey discute conceitos fundamentais da psicologia - instinto, hábito, inteligência e outros - e propõe uma nova ciência psicológica; suas elaborações abrangem os campos da filosofia, da psicologia e da educação. A metodologia para análise do discurso segue os estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia, os quais se baseiam nas teorias de Chaïm Perelman e Stephen Toulmin.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200006Revista Brasileira de Educação v.18 n.53 2013reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782013000200006info:eu-repo/semantics/openAccessAndrade,Erika Natacha Fernandes deCunha,Marcus Vinicius dapor2013-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782013000200006Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2013-06-28T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv O discurso psicológico de John Dewey
title O discurso psicológico de John Dewey
spellingShingle O discurso psicológico de John Dewey
Andrade,Erika Natacha Fernandes de
John Dewey
psicologia social
fundamentos da educação
análise retórica
title_short O discurso psicológico de John Dewey
title_full O discurso psicológico de John Dewey
title_fullStr O discurso psicológico de John Dewey
title_full_unstemmed O discurso psicológico de John Dewey
title_sort O discurso psicológico de John Dewey
author Andrade,Erika Natacha Fernandes de
author_facet Andrade,Erika Natacha Fernandes de
Cunha,Marcus Vinicius da
author_role author
author2 Cunha,Marcus Vinicius da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade,Erika Natacha Fernandes de
Cunha,Marcus Vinicius da
dc.subject.por.fl_str_mv John Dewey
psicologia social
fundamentos da educação
análise retórica
topic John Dewey
psicologia social
fundamentos da educação
análise retórica
description Este trabalho examina o discurso do filósofo e educador americano John Dewey (1859-1952) sobre o tema "natureza humana", adotando como referência o livro Human nature and conduct: an introduction to Social Psychology. Nesse livro, publicado em 1922, Dewey discute conceitos fundamentais da psicologia - instinto, hábito, inteligência e outros - e propõe uma nova ciência psicológica; suas elaborações abrangem os campos da filosofia, da psicologia e da educação. A metodologia para análise do discurso segue os estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia, os quais se baseiam nas teorias de Chaïm Perelman e Stephen Toulmin.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782013000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.18 n.53 2013
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491247198208