A Escola Argentina no antigo Distrito Federal durante os anos de 1930: um torrão argentino em solo brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chaves,Miriam Waidenfeld
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000200006
Resumo: É lícito afirmar que durante a década de 1930 a escola, articulada à esfera nacional, torna-se espaço de produção e disseminação dos novos valores da modernidade. Nesse sentido, este texto procura salientar que o pan-americanismo se constituía em um desses principais valores que compunham a cultura escolar da Escola Argentina, no antigo Distrito Federal. Mostra ainda que a relação da escola com a nação argentina era um aspecto relevante não apenas para a referida instituição, mas também para o próprio país. Metodologicamente, por meio de uma leitura semiótica do nome da escola e de uma análise de discurso sobre o modo como os alunos, pais, professores e diretores entendem a relação da escola com a nação argentina, salientam-se as estratégias discursivas utilizadas por esses mesmos agentes sociais, objetivando a fabricação de uma imagem idealizada da própria relação Brasil-Argentina.
id EAA-1_d3d5a8303d0644869017adceb91e126b
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782007000200006
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A Escola Argentina no antigo Distrito Federal durante os anos de 1930: um torrão argentino em solo brasileiroEscola Argentinanação argentinapan-americanismoanos de 1930É lícito afirmar que durante a década de 1930 a escola, articulada à esfera nacional, torna-se espaço de produção e disseminação dos novos valores da modernidade. Nesse sentido, este texto procura salientar que o pan-americanismo se constituía em um desses principais valores que compunham a cultura escolar da Escola Argentina, no antigo Distrito Federal. Mostra ainda que a relação da escola com a nação argentina era um aspecto relevante não apenas para a referida instituição, mas também para o próprio país. Metodologicamente, por meio de uma leitura semiótica do nome da escola e de uma análise de discurso sobre o modo como os alunos, pais, professores e diretores entendem a relação da escola com a nação argentina, salientam-se as estratégias discursivas utilizadas por esses mesmos agentes sociais, objetivando a fabricação de uma imagem idealizada da própria relação Brasil-Argentina.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2007-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000200006Revista Brasileira de Educação v.12 n.35 2007reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782007000200006info:eu-repo/semantics/openAccessChaves,Miriam Waidenfeldpor2007-09-25T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782007000200006Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2007-09-25T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A Escola Argentina no antigo Distrito Federal durante os anos de 1930: um torrão argentino em solo brasileiro
title A Escola Argentina no antigo Distrito Federal durante os anos de 1930: um torrão argentino em solo brasileiro
spellingShingle A Escola Argentina no antigo Distrito Federal durante os anos de 1930: um torrão argentino em solo brasileiro
Chaves,Miriam Waidenfeld
Escola Argentina
nação argentina
pan-americanismo
anos de 1930
title_short A Escola Argentina no antigo Distrito Federal durante os anos de 1930: um torrão argentino em solo brasileiro
title_full A Escola Argentina no antigo Distrito Federal durante os anos de 1930: um torrão argentino em solo brasileiro
title_fullStr A Escola Argentina no antigo Distrito Federal durante os anos de 1930: um torrão argentino em solo brasileiro
title_full_unstemmed A Escola Argentina no antigo Distrito Federal durante os anos de 1930: um torrão argentino em solo brasileiro
title_sort A Escola Argentina no antigo Distrito Federal durante os anos de 1930: um torrão argentino em solo brasileiro
author Chaves,Miriam Waidenfeld
author_facet Chaves,Miriam Waidenfeld
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Chaves,Miriam Waidenfeld
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Argentina
nação argentina
pan-americanismo
anos de 1930
topic Escola Argentina
nação argentina
pan-americanismo
anos de 1930
description É lícito afirmar que durante a década de 1930 a escola, articulada à esfera nacional, torna-se espaço de produção e disseminação dos novos valores da modernidade. Nesse sentido, este texto procura salientar que o pan-americanismo se constituía em um desses principais valores que compunham a cultura escolar da Escola Argentina, no antigo Distrito Federal. Mostra ainda que a relação da escola com a nação argentina era um aspecto relevante não apenas para a referida instituição, mas também para o próprio país. Metodologicamente, por meio de uma leitura semiótica do nome da escola e de uma análise de discurso sobre o modo como os alunos, pais, professores e diretores entendem a relação da escola com a nação argentina, salientam-se as estratégias discursivas utilizadas por esses mesmos agentes sociais, objetivando a fabricação de uma imagem idealizada da própria relação Brasil-Argentina.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000200006
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782007000200006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782007000200006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.12 n.35 2007
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122490461814784