Paulo Freire: os velhos e os novos temas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira,Fernando Bonadia de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100264
Resumo: RESUMO Em Educação como prática da liberdade (1965), Paulo Freire define o Brasil da primeira metade dos anos 1960 como uma sociedade em transição na qual velhos temas se esvaziavam e novos temas surgiam. O golpe de 1964 e seus desdobramentos levaram a um recuo na transição e, ao invés de novos temas continuarem a surgir, velhos temas voltaram a estar em destaque com nova aparência, impedindo a passagem do país de uma sociedade fechada a uma sociedade aberta. Este artigo, um estudo de Filosofia da Educação Brasileira, pretende resgatar a análise freiriana dos velhos e dos novos temas, buscando entender como a transição brasileira determinou certas tarefas para a educação e como o presente, ainda à espera da constituição de uma sociedade aberta, requer também novas tarefas educativas.
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