Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/25203 |
Resumo: | O presente estudo pretende problematizar, segundo o livro A Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire, quais os elementos relevantes para se ser um bom profissional docente e que fatores competem exclusivamente ao exercício de ser um professor/educador, partindo da discussão apresentada no livro sobre as dimensões epistemológicas, antropológicas e políticas que envolvem a profissão docente. A escolha da temática de estudo sobre a formação de professores se deu ao longo do meu percurso acadêmico, através do que abstrai das mini-práticas e estágio de docência no que se refere ao comprometimento e entendimento da importância da profissão docente. A pesquisa tem caráter exclusivamente bibliográfico, lançando um olhar reflexivo a partir da leitura de “A Pedagogia da Autonomia”. Assim, percebeu-se que o comprometimento pedagógico em relação à realidade dos educandos e a reflexão sobre a ação docente são elementos fundamentais para uma prática coerente de todo profissional docente. |
id |
UFRGS-2_3b2ef98eff6eef5631eeefa009d4577a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25203 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Durant, Lidiane MarquesZitkoski, Jaime José2010-08-25T04:18:25Z2010http://hdl.handle.net/10183/25203000750900O presente estudo pretende problematizar, segundo o livro A Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire, quais os elementos relevantes para se ser um bom profissional docente e que fatores competem exclusivamente ao exercício de ser um professor/educador, partindo da discussão apresentada no livro sobre as dimensões epistemológicas, antropológicas e políticas que envolvem a profissão docente. A escolha da temática de estudo sobre a formação de professores se deu ao longo do meu percurso acadêmico, através do que abstrai das mini-práticas e estágio de docência no que se refere ao comprometimento e entendimento da importância da profissão docente. A pesquisa tem caráter exclusivamente bibliográfico, lançando um olhar reflexivo a partir da leitura de “A Pedagogia da Autonomia”. Assim, percebeu-se que o comprometimento pedagógico em relação à realidade dos educandos e a reflexão sobre a ação docente são elementos fundamentais para uma prática coerente de todo profissional docente.application/pdfporFreire, Paulo, 1921-1997ProfessorFormação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000750900.pdf000750900.pdfTexto completoapplication/pdf118917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25203/1/000750900.pdf2e88604c0d555f120dd007d313d5e829MD51TEXT000750900.pdf.txt000750900.pdf.txtExtracted Texttext/plain42209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25203/2/000750900.pdf.txtee3888f150e0921ce7d3858f96b3992aMD52THUMBNAIL000750900.pdf.jpg000750900.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25203/3/000750900.pdf.jpgd2a7fe54a8a60badc07da6167a627f46MD5310183/252032018-10-09 08:28:45.064oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25203Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:28:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire |
title |
Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire |
spellingShingle |
Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire Durant, Lidiane Marques Freire, Paulo, 1921-1997 Professor |
title_short |
Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire |
title_full |
Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire |
title_fullStr |
Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire |
title_full_unstemmed |
Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire |
title_sort |
Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire |
author |
Durant, Lidiane Marques |
author_facet |
Durant, Lidiane Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Durant, Lidiane Marques |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zitkoski, Jaime José |
contributor_str_mv |
Zitkoski, Jaime José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Freire, Paulo, 1921-1997 Professor |
topic |
Freire, Paulo, 1921-1997 Professor |
description |
O presente estudo pretende problematizar, segundo o livro A Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire, quais os elementos relevantes para se ser um bom profissional docente e que fatores competem exclusivamente ao exercício de ser um professor/educador, partindo da discussão apresentada no livro sobre as dimensões epistemológicas, antropológicas e políticas que envolvem a profissão docente. A escolha da temática de estudo sobre a formação de professores se deu ao longo do meu percurso acadêmico, através do que abstrai das mini-práticas e estágio de docência no que se refere ao comprometimento e entendimento da importância da profissão docente. A pesquisa tem caráter exclusivamente bibliográfico, lançando um olhar reflexivo a partir da leitura de “A Pedagogia da Autonomia”. Assim, percebeu-se que o comprometimento pedagógico em relação à realidade dos educandos e a reflexão sobre a ação docente são elementos fundamentais para uma prática coerente de todo profissional docente. |
publishDate |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2010-08-25T04:18:25Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/25203 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000750900 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/25203 |
identifier_str_mv |
000750900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25203/1/000750900.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25203/2/000750900.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25203/3/000750900.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2e88604c0d555f120dd007d313d5e829 ee3888f150e0921ce7d3858f96b3992a d2a7fe54a8a60badc07da6167a627f46 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224398029455360 |