Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durant, Lidiane Marques
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/25203
Resumo: O presente estudo pretende problematizar, segundo o livro A Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire, quais os elementos relevantes para se ser um bom profissional docente e que fatores competem exclusivamente ao exercício de ser um professor/educador, partindo da discussão apresentada no livro sobre as dimensões epistemológicas, antropológicas e políticas que envolvem a profissão docente. A escolha da temática de estudo sobre a formação de professores se deu ao longo do meu percurso acadêmico, através do que abstrai das mini-práticas e estágio de docência no que se refere ao comprometimento e entendimento da importância da profissão docente. A pesquisa tem caráter exclusivamente bibliográfico, lançando um olhar reflexivo a partir da leitura de “A Pedagogia da Autonomia”. Assim, percebeu-se que o comprometimento pedagógico em relação à realidade dos educandos e a reflexão sobre a ação docente são elementos fundamentais para uma prática coerente de todo profissional docente.
id UFRGS-2_3b2ef98eff6eef5631eeefa009d4577a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25203
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Durant, Lidiane MarquesZitkoski, Jaime José2010-08-25T04:18:25Z2010http://hdl.handle.net/10183/25203000750900O presente estudo pretende problematizar, segundo o livro A Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire, quais os elementos relevantes para se ser um bom profissional docente e que fatores competem exclusivamente ao exercício de ser um professor/educador, partindo da discussão apresentada no livro sobre as dimensões epistemológicas, antropológicas e políticas que envolvem a profissão docente. A escolha da temática de estudo sobre a formação de professores se deu ao longo do meu percurso acadêmico, através do que abstrai das mini-práticas e estágio de docência no que se refere ao comprometimento e entendimento da importância da profissão docente. A pesquisa tem caráter exclusivamente bibliográfico, lançando um olhar reflexivo a partir da leitura de “A Pedagogia da Autonomia”. Assim, percebeu-se que o comprometimento pedagógico em relação à realidade dos educandos e a reflexão sobre a ação docente são elementos fundamentais para uma prática coerente de todo profissional docente.application/pdfporFreire, Paulo, 1921-1997ProfessorFormação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freireinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000750900.pdf000750900.pdfTexto completoapplication/pdf118917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25203/1/000750900.pdf2e88604c0d555f120dd007d313d5e829MD51TEXT000750900.pdf.txt000750900.pdf.txtExtracted Texttext/plain42209http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25203/2/000750900.pdf.txtee3888f150e0921ce7d3858f96b3992aMD52THUMBNAIL000750900.pdf.jpg000750900.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25203/3/000750900.pdf.jpgd2a7fe54a8a60badc07da6167a627f46MD5310183/252032018-10-09 08:28:45.064oai:www.lume.ufrgs.br:10183/25203Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T11:28:45Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire
title Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire
spellingShingle Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire
Durant, Lidiane Marques
Freire, Paulo, 1921-1997
Professor
title_short Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire
title_full Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire
title_fullStr Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire
title_full_unstemmed Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire
title_sort Formação de professores/educadores : um olhar a partir de Paulo Freire
author Durant, Lidiane Marques
author_facet Durant, Lidiane Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Durant, Lidiane Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zitkoski, Jaime José
contributor_str_mv Zitkoski, Jaime José
dc.subject.por.fl_str_mv Freire, Paulo, 1921-1997
Professor
topic Freire, Paulo, 1921-1997
Professor
description O presente estudo pretende problematizar, segundo o livro A Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, de Paulo Freire, quais os elementos relevantes para se ser um bom profissional docente e que fatores competem exclusivamente ao exercício de ser um professor/educador, partindo da discussão apresentada no livro sobre as dimensões epistemológicas, antropológicas e políticas que envolvem a profissão docente. A escolha da temática de estudo sobre a formação de professores se deu ao longo do meu percurso acadêmico, através do que abstrai das mini-práticas e estágio de docência no que se refere ao comprometimento e entendimento da importância da profissão docente. A pesquisa tem caráter exclusivamente bibliográfico, lançando um olhar reflexivo a partir da leitura de “A Pedagogia da Autonomia”. Assim, percebeu-se que o comprometimento pedagógico em relação à realidade dos educandos e a reflexão sobre a ação docente são elementos fundamentais para uma prática coerente de todo profissional docente.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-08-25T04:18:25Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/25203
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000750900
url http://hdl.handle.net/10183/25203
identifier_str_mv 000750900
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25203/1/000750900.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25203/2/000750900.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/25203/3/000750900.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e88604c0d555f120dd007d313d5e829
ee3888f150e0921ce7d3858f96b3992a
d2a7fe54a8a60badc07da6167a627f46
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224398029455360