Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tenreiro-Vieira,Celina
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Vieira,Rui Marques
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100010
Resumo: É hoje amplamente defendida uma educação em ciências e em matemática, numa perspectiva de literacia, que habilite cada um a contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos e um ambiente sustentável para as gerações atuais e futuras. Nessa linha, em conjugação com o facto de o pensamento crítico emergir como proeminente e estreitamente ligado à literacia científica e matemática, o presente artigo centra-se em estudos desenvolvidos pelos autores com a finalidade de conferir clareza e inteligibilidade a esse campo, estabelecendo um referencial que possa ser usado para orientar a formação de professores e a educação em ciências e em matemática das crianças e jovens. O referencial aqui apresentado configura-se como um suporte à construção de ideias claras acerca de literacia científica, literacia matemática e pensamento crítico, passíveis de serem congruentemente plasmadas no desenvolvimento de materiais didáticos e de práticas pedagógico-didáticas intencional e fundamentadamente orientadas para o promover da literacia crítica dos alunos.
id EAA-1_d85c211a8f40dde2eeb9ef34cb9b73f8
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782013000100010
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemáticaliteracia científicaliteracia matemáticapensamento críticoformação de professoreseducação em ciências e em matemáticaÉ hoje amplamente defendida uma educação em ciências e em matemática, numa perspectiva de literacia, que habilite cada um a contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos e um ambiente sustentável para as gerações atuais e futuras. Nessa linha, em conjugação com o facto de o pensamento crítico emergir como proeminente e estreitamente ligado à literacia científica e matemática, o presente artigo centra-se em estudos desenvolvidos pelos autores com a finalidade de conferir clareza e inteligibilidade a esse campo, estabelecendo um referencial que possa ser usado para orientar a formação de professores e a educação em ciências e em matemática das crianças e jovens. O referencial aqui apresentado configura-se como um suporte à construção de ideias claras acerca de literacia científica, literacia matemática e pensamento crítico, passíveis de serem congruentemente plasmadas no desenvolvimento de materiais didáticos e de práticas pedagógico-didáticas intencional e fundamentadamente orientadas para o promover da literacia crítica dos alunos.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100010Revista Brasileira de Educação v.18 n.52 2013reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782013000100010info:eu-repo/semantics/openAccessTenreiro-Vieira,CelinaVieira,Rui Marquespor2013-03-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782013000100010Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2013-03-18T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática
title Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática
spellingShingle Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática
Tenreiro-Vieira,Celina
literacia científica
literacia matemática
pensamento crítico
formação de professores
educação em ciências e em matemática
title_short Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática
title_full Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática
title_fullStr Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática
title_full_unstemmed Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática
title_sort Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática
author Tenreiro-Vieira,Celina
author_facet Tenreiro-Vieira,Celina
Vieira,Rui Marques
author_role author
author2 Vieira,Rui Marques
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tenreiro-Vieira,Celina
Vieira,Rui Marques
dc.subject.por.fl_str_mv literacia científica
literacia matemática
pensamento crítico
formação de professores
educação em ciências e em matemática
topic literacia científica
literacia matemática
pensamento crítico
formação de professores
educação em ciências e em matemática
description É hoje amplamente defendida uma educação em ciências e em matemática, numa perspectiva de literacia, que habilite cada um a contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos e um ambiente sustentável para as gerações atuais e futuras. Nessa linha, em conjugação com o facto de o pensamento crítico emergir como proeminente e estreitamente ligado à literacia científica e matemática, o presente artigo centra-se em estudos desenvolvidos pelos autores com a finalidade de conferir clareza e inteligibilidade a esse campo, estabelecendo um referencial que possa ser usado para orientar a formação de professores e a educação em ciências e em matemática das crianças e jovens. O referencial aqui apresentado configura-se como um suporte à construção de ideias claras acerca de literacia científica, literacia matemática e pensamento crítico, passíveis de serem congruentemente plasmadas no desenvolvimento de materiais didáticos e de práticas pedagógico-didáticas intencional e fundamentadamente orientadas para o promover da literacia crítica dos alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782013000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.18 n.52 2013
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491237761024