Atividades promotoras de pensamento crítico em alunos de 1º e 2º CEB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/29698 |
Resumo: | Numa sociedade atualmente caraterizada pelos avanços tecnológicos e científicos, torna-se pertinente que o indivíduo seja conhecedor do mundo que o rodeia e que possua os conhecimentos e capacidades necessários para que a sua intervenção se manifeste de forma ativa, crítica e reflexiva. No contexto educativo, a educação em ciências apresenta-se como uma das áreas curriculares a que deve ser dedicada especial atenção, já que pode permitir o desenvolvimento de conhecimento e capacidades de Pensamento Crítico (PC). Contudo, vários estudos desenvolvidos, têm destacado que as práticas pedagógicas não têm objetivado o desenvolvimento das capacidades de PC dos alunos. Nesta ótica, surge o presente estudo que tem por base o pensamento crítico e a construção de recursos e/ou atividades que possibilitem aos alunos desenvolverem as suas capacidades (com base na taxonomia de Ennis) de forma mais dinâmica e apelativa, sendo eles participantes ativos na construção também de outras dimensões de competências, como do seu conhecimento científico e das suas atitudes/valores. Nesta linha, apresenta-se a questão de investigação: Qual o contributo das atividades desenvolvidas na promoção de Capacidades de Pensamento Crítico dos alunos nas aulas do 1.º ano do 1.º CEB e de Ciências Naturais no 2.º CEB? Perspetivando a resposta à questão supracitada, a investigação assentou no paradigma sócio crítico e, neste paradigma, enquadra-se como metodologia adotada, o plano de Investigação-Ação do tipo essencialmente qualitativo. O presente estudo foi desenvolvido ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º semestre no tempo letivo destinado ao projeto de sensibilização para a preservação da água dos rios e dos oceanos e, no 2.º semestre, nas aulas de Ciências Naturais. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizadas as gravações de áudio e vídeo, listas de verificação de conhecimentos e capacidades de PC, diário de investigador e as produções escritas dos alunos. A análise de conteúdo foi aplicada para análise dos dados recolhidos. Após a implementação das atividades, a análise dos dados e os resultados obtidos sugerem que estas potenciaram a mobilização de algumas capacidades de PC nos alunos, tanto no 1.º como no 2.º CEB. Apesar das limitações, os estudos que vão sendo desenvolvidos possibilitam à comunidade educativa, aperfeiçoar os recursos disponibilizados e implementá-los nos contextos educativos para permitir uma maior literacia científica de todos os alunos. |
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Nesta ótica, surge o presente estudo que tem por base o pensamento crítico e a construção de recursos e/ou atividades que possibilitem aos alunos desenvolverem as suas capacidades (com base na taxonomia de Ennis) de forma mais dinâmica e apelativa, sendo eles participantes ativos na construção também de outras dimensões de competências, como do seu conhecimento científico e das suas atitudes/valores. Nesta linha, apresenta-se a questão de investigação: Qual o contributo das atividades desenvolvidas na promoção de Capacidades de Pensamento Crítico dos alunos nas aulas do 1.º ano do 1.º CEB e de Ciências Naturais no 2.º CEB? Perspetivando a resposta à questão supracitada, a investigação assentou no paradigma sócio crítico e, neste paradigma, enquadra-se como metodologia adotada, o plano de Investigação-Ação do tipo essencialmente qualitativo. O presente estudo foi desenvolvido ao longo da Prática Pedagógica Supervisionada no 1.º semestre no tempo letivo destinado ao projeto de sensibilização para a preservação da água dos rios e dos oceanos e, no 2.º semestre, nas aulas de Ciências Naturais. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizadas as gravações de áudio e vídeo, listas de verificação de conhecimentos e capacidades de PC, diário de investigador e as produções escritas dos alunos. A análise de conteúdo foi aplicada para análise dos dados recolhidos. Após a implementação das atividades, a análise dos dados e os resultados obtidos sugerem que estas potenciaram a mobilização de algumas capacidades de PC nos alunos, tanto no 1.º como no 2.º CEB. Apesar das limitações, os estudos que vão sendo desenvolvidos possibilitam à comunidade educativa, aperfeiçoar os recursos disponibilizados e implementá-los nos contextos educativos para permitir uma maior literacia científica de todos os alunos.In a society currently characterized by technological and scientific advances, it becomes pertinent that all individuals know the world that surrounds them and that they possess the knowledge and capabilities necessary for his intervention to manifest itself in an active, critical and reflexive way. In the educational context, science education presents itself as one of the curricular areas to which special attention should be given, since it can allow the development of knowledge and capabilities of Critical Thinking (CT). However, several studies have emphasized that pedagogical practices have not aimed at developing students' CT skills. In this perspective, the present study is based on critical thinking and the construction of resources and/or activities that enable students to develop their abilities (based on the Ennis taxonomy) in a more dynamic and appealing way, being active participants in the construction of other dimensions of competences, as well as their scientific knowledge and attitudes/values. In this line, the question of research is presented: What is the contribution of the activities developed in the promotion of Critical Thinking Capabilities of the students in the 1st grade classes of the basic school and of Natural Sciences in the 6th grade of basic school? Looking at the answer to the question, the research was based on the socio-critical paradigm and, in this paradigm, the Research-Action plan of the essentially qualitative type is framed as adopted methodology. The present study was developed during the Supervised Pedagogical Practice in the first semester in the teaching time destined to the project of sensibilization for the preservation of the water of the rivers and the oceans and, in the second semester, in the classes of Natural Sciences. As data collection instruments, audio and video recordings, CT skills and knowledge checklists, investigator's diary and student written productions were used. Content analysis was applied to analyse the data collected. After the implementation of the activities, the analysis of the data and the results obtained suggest that these potentiated the mobilization of some CT capabilities in the students. Despite the limitations, the studies that are being developed allow the educational community to improve the resources available and implement them in educational contexts to allow greater scientific literacy of all students.2020-11-03T14:44:30Z2019-07-19T00:00:00Z2019-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29698porNeves, Carina Sofia Vieirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:28Zoai:ria.ua.pt:10773/29698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:01:57.943519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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