Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GUILHERME,ALEXANDRE ANSELMO
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: PICOLI,BRUNO ANTONIO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100234
Resumo: RESUMO Entre 2014 e 2016, projetos de lei (PLs) que possibilitam reviver experiências passadas em novo formato e contexto foram apresentados nas duas casas legislativas brasileiras. Esses PLs versam sobre a educação escolar, mas possuem como corolário um projeto de nação normativo e mutilador. Essas propostas são inspiradas em um movimento alegadamente apartidário e anti-ideológico autodenominado Movimento Escola sem Partido. O objetivo desse artigo é discutir os PLs n. 867/2015 e n. 193/2016 que estão em tramitação na Câmara e no Senado, e problematizá-los a partir das advertências e reflexões de Arendt que discutem a educação e o totalitarismo, as funções da escola, a separação entre ensino e educação e a negação da pluralidade e da ação política. É emergente a necessidade de refletir sobre tais propostas, sobretudo em razão da alta carga emocional que carregam consigo no contexto atual, marcado por ruptura da ordem democrática vigente desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988.
id EAA-1_dc2a4e4ffa850fe07aed4aa121aedd88
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782018000100234
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de ArendtEscola sem PartidototalitarismoeducaçãoHannah ArendtRESUMO Entre 2014 e 2016, projetos de lei (PLs) que possibilitam reviver experiências passadas em novo formato e contexto foram apresentados nas duas casas legislativas brasileiras. Esses PLs versam sobre a educação escolar, mas possuem como corolário um projeto de nação normativo e mutilador. Essas propostas são inspiradas em um movimento alegadamente apartidário e anti-ideológico autodenominado Movimento Escola sem Partido. O objetivo desse artigo é discutir os PLs n. 867/2015 e n. 193/2016 que estão em tramitação na Câmara e no Senado, e problematizá-los a partir das advertências e reflexões de Arendt que discutem a educação e o totalitarismo, as funções da escola, a separação entre ensino e educação e a negação da pluralidade e da ação política. É emergente a necessidade de refletir sobre tais propostas, sobretudo em razão da alta carga emocional que carregam consigo no contexto atual, marcado por ruptura da ordem democrática vigente desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100234Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230042info:eu-repo/semantics/openAccessGUILHERME,ALEXANDRE ANSELMOPICOLI,BRUNO ANTONIOpor2018-07-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100234Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2018-07-24T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt
title Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt
spellingShingle Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt
GUILHERME,ALEXANDRE ANSELMO
Escola sem Partido
totalitarismo
educação
Hannah Arendt
title_short Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt
title_full Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt
title_fullStr Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt
title_full_unstemmed Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt
title_sort Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt
author GUILHERME,ALEXANDRE ANSELMO
author_facet GUILHERME,ALEXANDRE ANSELMO
PICOLI,BRUNO ANTONIO
author_role author
author2 PICOLI,BRUNO ANTONIO
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv GUILHERME,ALEXANDRE ANSELMO
PICOLI,BRUNO ANTONIO
dc.subject.por.fl_str_mv Escola sem Partido
totalitarismo
educação
Hannah Arendt
topic Escola sem Partido
totalitarismo
educação
Hannah Arendt
description RESUMO Entre 2014 e 2016, projetos de lei (PLs) que possibilitam reviver experiências passadas em novo formato e contexto foram apresentados nas duas casas legislativas brasileiras. Esses PLs versam sobre a educação escolar, mas possuem como corolário um projeto de nação normativo e mutilador. Essas propostas são inspiradas em um movimento alegadamente apartidário e anti-ideológico autodenominado Movimento Escola sem Partido. O objetivo desse artigo é discutir os PLs n. 867/2015 e n. 193/2016 que estão em tramitação na Câmara e no Senado, e problematizá-los a partir das advertências e reflexões de Arendt que discutem a educação e o totalitarismo, as funções da escola, a separação entre ensino e educação e a negação da pluralidade e da ação política. É emergente a necessidade de refletir sobre tais propostas, sobretudo em razão da alta carga emocional que carregam consigo no contexto atual, marcado por ruptura da ordem democrática vigente desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100234
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782018230042
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.23 2018
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492404826112