Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100234 |
Resumo: | RESUMO Entre 2014 e 2016, projetos de lei (PLs) que possibilitam reviver experiências passadas em novo formato e contexto foram apresentados nas duas casas legislativas brasileiras. Esses PLs versam sobre a educação escolar, mas possuem como corolário um projeto de nação normativo e mutilador. Essas propostas são inspiradas em um movimento alegadamente apartidário e anti-ideológico autodenominado Movimento Escola sem Partido. O objetivo desse artigo é discutir os PLs n. 867/2015 e n. 193/2016 que estão em tramitação na Câmara e no Senado, e problematizá-los a partir das advertências e reflexões de Arendt que discutem a educação e o totalitarismo, as funções da escola, a separação entre ensino e educação e a negação da pluralidade e da ação política. É emergente a necessidade de refletir sobre tais propostas, sobretudo em razão da alta carga emocional que carregam consigo no contexto atual, marcado por ruptura da ordem democrática vigente desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988. |
id |
EAA-1_dc2a4e4ffa850fe07aed4aa121aedd88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782018000100234 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de ArendtEscola sem PartidototalitarismoeducaçãoHannah ArendtRESUMO Entre 2014 e 2016, projetos de lei (PLs) que possibilitam reviver experiências passadas em novo formato e contexto foram apresentados nas duas casas legislativas brasileiras. Esses PLs versam sobre a educação escolar, mas possuem como corolário um projeto de nação normativo e mutilador. Essas propostas são inspiradas em um movimento alegadamente apartidário e anti-ideológico autodenominado Movimento Escola sem Partido. O objetivo desse artigo é discutir os PLs n. 867/2015 e n. 193/2016 que estão em tramitação na Câmara e no Senado, e problematizá-los a partir das advertências e reflexões de Arendt que discutem a educação e o totalitarismo, as funções da escola, a separação entre ensino e educação e a negação da pluralidade e da ação política. É emergente a necessidade de refletir sobre tais propostas, sobretudo em razão da alta carga emocional que carregam consigo no contexto atual, marcado por ruptura da ordem democrática vigente desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100234Revista Brasileira de Educação v.23 2018reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782018230042info:eu-repo/semantics/openAccessGUILHERME,ALEXANDRE ANSELMOPICOLI,BRUNO ANTONIOpor2018-07-24T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782018000100234Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2018-07-24T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt |
title |
Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt |
spellingShingle |
Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt GUILHERME,ALEXANDRE ANSELMO Escola sem Partido totalitarismo educação Hannah Arendt |
title_short |
Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt |
title_full |
Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt |
title_fullStr |
Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt |
title_full_unstemmed |
Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt |
title_sort |
Escola sem Partido - elementos totalitários em uma democracia moderna: uma reflexão a partir de Arendt |
author |
GUILHERME,ALEXANDRE ANSELMO |
author_facet |
GUILHERME,ALEXANDRE ANSELMO PICOLI,BRUNO ANTONIO |
author_role |
author |
author2 |
PICOLI,BRUNO ANTONIO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GUILHERME,ALEXANDRE ANSELMO PICOLI,BRUNO ANTONIO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola sem Partido totalitarismo educação Hannah Arendt |
topic |
Escola sem Partido totalitarismo educação Hannah Arendt |
description |
RESUMO Entre 2014 e 2016, projetos de lei (PLs) que possibilitam reviver experiências passadas em novo formato e contexto foram apresentados nas duas casas legislativas brasileiras. Esses PLs versam sobre a educação escolar, mas possuem como corolário um projeto de nação normativo e mutilador. Essas propostas são inspiradas em um movimento alegadamente apartidário e anti-ideológico autodenominado Movimento Escola sem Partido. O objetivo desse artigo é discutir os PLs n. 867/2015 e n. 193/2016 que estão em tramitação na Câmara e no Senado, e problematizá-los a partir das advertências e reflexões de Arendt que discutem a educação e o totalitarismo, as funções da escola, a separação entre ensino e educação e a negação da pluralidade e da ação política. É emergente a necessidade de refletir sobre tais propostas, sobretudo em razão da alta carga emocional que carregam consigo no contexto atual, marcado por ruptura da ordem democrática vigente desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100234 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782018000100234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/s1413-24782018230042 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação v.23 2018 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122492404826112 |