Hannah Arendt: o labirinto da compreensão e o fenômeno totalitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moysés, Júlio César Soriano
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-02082013-120607/
Resumo: Trata-se de investigar a atividade da compreensão em Hannah Arendt. Para tanto, assumiremos como horizonte desta pesquisa alguns aspectos do fenômeno totalitário. Nossa hipótese é que a compreensão, ao contrário de outras atividades mentais, está intimamente ligada ao mundo. Além disso, o compreender influencia a atitude dos indivíduos na medida em que os atrela aos acontecimentos. Por conseguinte, compreensão e acontecimento engendram uma nova experiência espaço-temporal, mediante a qual os fatos são desnaturalizados, abrindo-se, assim, à inspeção humana. A abertura operada pela compreensão não é, como poderíamos supor, de todo exterior ao homem. Segundo Arendt, o domínio do mundo e o domínio do pensamento comunicam suas experiências através das metáforas. Analisar o modo como o pensar se manifesta no mundo e como as experiências mundanas são apreendidas pelo pensamento mostrase fundamental para um bom entendimento da atividade da compreensão.
id USP_e0f346369bbe1239f72d4ea339d156fe
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02082013-120607
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Hannah Arendt: o labirinto da compreensão e o fenômeno totalitárioHannah Arendt: the maze of understanding and the totalitarian phenomenonCompreensãoHannah ArendtHannah ArendtMetáforaMetaphorTotalitarianismTotalitarismoUnderstandingTrata-se de investigar a atividade da compreensão em Hannah Arendt. Para tanto, assumiremos como horizonte desta pesquisa alguns aspectos do fenômeno totalitário. Nossa hipótese é que a compreensão, ao contrário de outras atividades mentais, está intimamente ligada ao mundo. Além disso, o compreender influencia a atitude dos indivíduos na medida em que os atrela aos acontecimentos. Por conseguinte, compreensão e acontecimento engendram uma nova experiência espaço-temporal, mediante a qual os fatos são desnaturalizados, abrindo-se, assim, à inspeção humana. A abertura operada pela compreensão não é, como poderíamos supor, de todo exterior ao homem. Segundo Arendt, o domínio do mundo e o domínio do pensamento comunicam suas experiências através das metáforas. Analisar o modo como o pensar se manifesta no mundo e como as experiências mundanas são apreendidas pelo pensamento mostrase fundamental para um bom entendimento da atividade da compreensão.We intend to investigate the activity of understanding in Hannah Arendt. Therefore we will base this research on some aspects of the totalitarian phenomenon. Our hypothesis is that understanding, unlike other mental activities, is closely connected to the world. Furthermore, the activity of understanding influences the attitude of the men as approaches them to the events. Thus, understanding and events create a new space-time experience, by which facts are not naturalized, so the events are open to the human inspection. The opening created by the understanding is not, as we might suppose, external to men. According to Arendt, world and thought spaces communicate their experiences through metaphors. To analyze how the thinking manifests itself in the world and how the mundane experiences are apprehended by thought is crucial to reveal the implications of understanding.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Maria das Gracas deMoysés, Júlio César Soriano2013-07-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-02082013-120607/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-02082013-120607Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Hannah Arendt: o labirinto da compreensão e o fenômeno totalitário
Hannah Arendt: the maze of understanding and the totalitarian phenomenon
title Hannah Arendt: o labirinto da compreensão e o fenômeno totalitário
spellingShingle Hannah Arendt: o labirinto da compreensão e o fenômeno totalitário
Moysés, Júlio César Soriano
Compreensão
Hannah Arendt
Hannah Arendt
Metáfora
Metaphor
Totalitarianism
Totalitarismo
Understanding
title_short Hannah Arendt: o labirinto da compreensão e o fenômeno totalitário
title_full Hannah Arendt: o labirinto da compreensão e o fenômeno totalitário
title_fullStr Hannah Arendt: o labirinto da compreensão e o fenômeno totalitário
title_full_unstemmed Hannah Arendt: o labirinto da compreensão e o fenômeno totalitário
title_sort Hannah Arendt: o labirinto da compreensão e o fenômeno totalitário
author Moysés, Júlio César Soriano
author_facet Moysés, Júlio César Soriano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Maria das Gracas de
dc.contributor.author.fl_str_mv Moysés, Júlio César Soriano
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão
Hannah Arendt
Hannah Arendt
Metáfora
Metaphor
Totalitarianism
Totalitarismo
Understanding
topic Compreensão
Hannah Arendt
Hannah Arendt
Metáfora
Metaphor
Totalitarianism
Totalitarismo
Understanding
description Trata-se de investigar a atividade da compreensão em Hannah Arendt. Para tanto, assumiremos como horizonte desta pesquisa alguns aspectos do fenômeno totalitário. Nossa hipótese é que a compreensão, ao contrário de outras atividades mentais, está intimamente ligada ao mundo. Além disso, o compreender influencia a atitude dos indivíduos na medida em que os atrela aos acontecimentos. Por conseguinte, compreensão e acontecimento engendram uma nova experiência espaço-temporal, mediante a qual os fatos são desnaturalizados, abrindo-se, assim, à inspeção humana. A abertura operada pela compreensão não é, como poderíamos supor, de todo exterior ao homem. Segundo Arendt, o domínio do mundo e o domínio do pensamento comunicam suas experiências através das metáforas. Analisar o modo como o pensar se manifesta no mundo e como as experiências mundanas são apreendidas pelo pensamento mostrase fundamental para um bom entendimento da atividade da compreensão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-02082013-120607/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-02082013-120607/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256612390043648