Caminhos teórico-metodológicos para a investigação de livros escolares: contribuição do Centro de Investigación MANES
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782015000400827 |
Resumo: | RESUMO Este artigo objetiva analisar os caminhos teórico-metodológicos trilhados pelo Centro de Investigación en Manuales Escolares (MANES), na Espanha. Para tal, privilegia as duas perspectivas que têm embasado as investigações desse centro ao longo de seus vinte anos de existência: a dos "emissores" e a dos "receptores" das mensagens dos textos escolares. Em relação à primeira, são enfatizados os estudos relacionados à análise do conteúdo textual e iconográfico dos livros escolares, a que se convencionou chamar de "tradição de investigação ideológica". Em relação à segunda - a dos receptores -, são destacadas neste artigo as incursões dos pesquisadores do centro pelo chamado "giro contextual", referente tanto ao contexto de produção dos livros escolares quanto ao contexto de seu uso. Destaca-se, ainda, a utilização da metodologia da intertextualidade, consubstanciada no estudo combinado do livro com diferentes fontes provenientes dos contextos de recepção, a qual tem contribuído para o desentranhamento de uma das questões mais difíceis da manualística: a da metodologia do uso dos livros nas salas de aula e a consequente aproximação com a história da cultura escolar. |
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