A possível relação entre o SiSU e a evasão nos primeiros semestres dos cursos universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro,Jorge Luiz Lordêlo de Sales
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Morais,Vitor Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100231
Resumo: RESUMO O estudo tem como objetivo compreender a dinâmica estabelecida entre o Sistema de Seleção Unificada e a evasão, mediante as estratégias de escolha do curso, da natureza das motivações e das expectativas em relação ao ensino superior, com estudantes dos bacharelados interdisciplinares de ciência e tecnologia, saúde, humanidades e artes da Universidade Federal da Bahia, ingressantes em 2016. Adotou-se o delineamento de estudo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando questionário on-line desenvolvido unicamente para esse fim, sendo discutidos os resultados provenientes da análise qualitativa. Destaca-se que os estudantes recorrem a diversas estratégias de escolha pelo Sistema de Seleção Unificada, mas utilizam o bacharelado interdisciplinar, majoritariamente, como porta de entrada para os cursos profissionalizantes. Foram encontrados três aspectos motivadores para ingresso na universidade: o suporte social percebido, a motivação pessoal e o mercado de trabalho. Quanto às expectativas, os estudantes esperam usufruir mais da Universidade Federal da Bahia e de seus benefícios do que do curso em si.
id EAA-1_e905526697ce4fb4e707dcc0bb56be0c
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782020000100231
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A possível relação entre o SiSU e a evasão nos primeiros semestres dos cursos universitáriosevasãoensino superiorSistema de Seleção Unificadabacharelado interdisciplinarescolha profissionalRESUMO O estudo tem como objetivo compreender a dinâmica estabelecida entre o Sistema de Seleção Unificada e a evasão, mediante as estratégias de escolha do curso, da natureza das motivações e das expectativas em relação ao ensino superior, com estudantes dos bacharelados interdisciplinares de ciência e tecnologia, saúde, humanidades e artes da Universidade Federal da Bahia, ingressantes em 2016. Adotou-se o delineamento de estudo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando questionário on-line desenvolvido unicamente para esse fim, sendo discutidos os resultados provenientes da análise qualitativa. Destaca-se que os estudantes recorrem a diversas estratégias de escolha pelo Sistema de Seleção Unificada, mas utilizam o bacharelado interdisciplinar, majoritariamente, como porta de entrada para os cursos profissionalizantes. Foram encontrados três aspectos motivadores para ingresso na universidade: o suporte social percebido, a motivação pessoal e o mercado de trabalho. Quanto às expectativas, os estudantes esperam usufruir mais da Universidade Federal da Bahia e de seus benefícios do que do curso em si.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2020-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100231Revista Brasileira de Educação v.25 2020reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782020250040info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro,Jorge Luiz Lordêlo de SalesMorais,Vitor Guimarãespor2020-10-19T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782020000100231Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2020-10-19T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A possível relação entre o SiSU e a evasão nos primeiros semestres dos cursos universitários
title A possível relação entre o SiSU e a evasão nos primeiros semestres dos cursos universitários
spellingShingle A possível relação entre o SiSU e a evasão nos primeiros semestres dos cursos universitários
Ribeiro,Jorge Luiz Lordêlo de Sales
evasão
ensino superior
Sistema de Seleção Unificada
bacharelado interdisciplinar
escolha profissional
title_short A possível relação entre o SiSU e a evasão nos primeiros semestres dos cursos universitários
title_full A possível relação entre o SiSU e a evasão nos primeiros semestres dos cursos universitários
title_fullStr A possível relação entre o SiSU e a evasão nos primeiros semestres dos cursos universitários
title_full_unstemmed A possível relação entre o SiSU e a evasão nos primeiros semestres dos cursos universitários
title_sort A possível relação entre o SiSU e a evasão nos primeiros semestres dos cursos universitários
author Ribeiro,Jorge Luiz Lordêlo de Sales
author_facet Ribeiro,Jorge Luiz Lordêlo de Sales
Morais,Vitor Guimarães
author_role author
author2 Morais,Vitor Guimarães
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro,Jorge Luiz Lordêlo de Sales
Morais,Vitor Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv evasão
ensino superior
Sistema de Seleção Unificada
bacharelado interdisciplinar
escolha profissional
topic evasão
ensino superior
Sistema de Seleção Unificada
bacharelado interdisciplinar
escolha profissional
description RESUMO O estudo tem como objetivo compreender a dinâmica estabelecida entre o Sistema de Seleção Unificada e a evasão, mediante as estratégias de escolha do curso, da natureza das motivações e das expectativas em relação ao ensino superior, com estudantes dos bacharelados interdisciplinares de ciência e tecnologia, saúde, humanidades e artes da Universidade Federal da Bahia, ingressantes em 2016. Adotou-se o delineamento de estudo exploratório, com abordagem quantitativa e qualitativa, utilizando questionário on-line desenvolvido unicamente para esse fim, sendo discutidos os resultados provenientes da análise qualitativa. Destaca-se que os estudantes recorrem a diversas estratégias de escolha pelo Sistema de Seleção Unificada, mas utilizam o bacharelado interdisciplinar, majoritariamente, como porta de entrada para os cursos profissionalizantes. Foram encontrados três aspectos motivadores para ingresso na universidade: o suporte social percebido, a motivação pessoal e o mercado de trabalho. Quanto às expectativas, os estudantes esperam usufruir mais da Universidade Federal da Bahia e de seus benefícios do que do curso em si.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100231
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782020250040
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.25 2020
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122492858859520