Escolha de curso e evasão universitária: análises a partir do Sistema de Seleção Unificada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24328 |
Resumo: | A evasão universitária é considerada um fenômeno complexo, que sofre influência de diversos fatores e tem causado interesse em pesquisadores dos diversos campos do saber nos últimos anos, a exemplo da educação e da administração pública. Com a implantação do Sistema de Seleção Unificada, paulatinamente implantado pelo Ministério da Educação nas Instituições de Ensino Superior, a partir de 2012, as possíveis causas e as modalidades da evasão vem sendo discutidas, gradativamente, no meio acadêmico. Partiu-se do princípio de que esse novo modelo de seleção permite a mobilidade, sendo essa uma das formas de evasão que, nesse estudo, foi compreendida como a mudança de curso de graduação sem concluí-lo. Este trabalho se propôs a identificar os fatores apresentados pelos estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que os fazem querer mudar de curso de graduação. Essa investigação ajudou a compreender uma das modalidades da evasão, sua real incidência, a influência na escolha profissional e como o Sistema de Seleção Unificada se relaciona com a possível mudança de curso. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso qualitativo e exploratório, tendo como participantes os estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Por meio de um questionário online, identificou-se estudantes que tendiam a mudar de curso e, em seguida, foi realizada uma entrevista com os que se disponibilizaram, tendo os dados sido analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam a nota obtida no ENEM, como determinante para a escolha do curso de graduação pelo SISU. A integração universitária, chamada de integração social, foi considerada negativa e, portanto, propulsora da evasão juntamente com a insatisfação das metodologias utilizadas em sala de aula pelos professores. |
id |
UFRN_4d9f026ce40bfb4a6c4c679c9bfc3699 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24328 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Kesia Cristinehttp://lattes.cnpq.br/1200817737289159https://orcid.org/0000-0001-9903-6481http://lattes.cnpq.br/4143877813860426Maux, Ana Andrea Barbosahttp://lattes.cnpq.br/1396156130526048Guimarães, Patricia Borba Vilarhttp://lattes.cnpq.br/3134219236556237Abreu, Cynara Carvalho de2017-11-20T22:31:08Z2017-11-20T22:31:08Z2017-08-24MELO, Kesia Cristine. Escolha de curso e evasão universitária: análises a partir do Sistema de Seleção Unificada. 2017. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24328A evasão universitária é considerada um fenômeno complexo, que sofre influência de diversos fatores e tem causado interesse em pesquisadores dos diversos campos do saber nos últimos anos, a exemplo da educação e da administração pública. Com a implantação do Sistema de Seleção Unificada, paulatinamente implantado pelo Ministério da Educação nas Instituições de Ensino Superior, a partir de 2012, as possíveis causas e as modalidades da evasão vem sendo discutidas, gradativamente, no meio acadêmico. Partiu-se do princípio de que esse novo modelo de seleção permite a mobilidade, sendo essa uma das formas de evasão que, nesse estudo, foi compreendida como a mudança de curso de graduação sem concluí-lo. Este trabalho se propôs a identificar os fatores apresentados pelos estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que os fazem querer mudar de curso de graduação. Essa investigação ajudou a compreender uma das modalidades da evasão, sua real incidência, a influência na escolha profissional e como o Sistema de Seleção Unificada se relaciona com a possível mudança de curso. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso qualitativo e exploratório, tendo como participantes os estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Por meio de um questionário online, identificou-se estudantes que tendiam a mudar de curso e, em seguida, foi realizada uma entrevista com os que se disponibilizaram, tendo os dados sido analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam a nota obtida no ENEM, como determinante para a escolha do curso de graduação pelo SISU. A integração universitária, chamada de integração social, foi considerada negativa e, portanto, propulsora da evasão juntamente com a insatisfação das metodologias utilizadas em sala de aula pelos professores.University dropout is a complex phenomenon that is influenced by numerous factors. In the last few years, this subject has aroused the interest of many researchers from various different fields, e.g. education and public administration. Since the implementation of the Unified Selection System (SISU), created by the Ministry of Education in 2012, the discussion around the possible causes and types of dropouts has been gradually increasing in the academic environment. It is assumed that this new model of higher education selection allows the mobility between undergraduate courses, which is a peculiarity to be understood and investigated in the contemporary dropout phenomenon, which, in this study, will be understood as the change of undergraduate course without completing it. The aim of this study is to identify the factors presented by the students from the Centre of Applied Social Sciences of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) regarding their intention to change to another undergraduate course. This research is a useful tool to understand this phenomenon, its real impact and its influence on the process of selecting a career path, as well as how the Unified Selection System relates to the students’ choice of changing their undergraduate majors. This research has a qualitative and exploratory approach. The students of the Centre for Applied Social Sciences who presented the intentionality to change their undergraduate majors where identified by the means of an online questionnaire. After that, those who agreed to participate where interviewed and their information was analysed based on content analysis technique. The results showed that the marks obtained from the High School National Exam (ENEM) are decisive to their undergraduate course choice via SISU. Social integration was deemed to be negative and, therefore, a driving force behind the dropout phenomenon. together with the unsatisfactory teaching methodology adopted by the lecturers.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISEvasão universitáriaEnsino superiorSistema de seleção unificadaEscolha profissionalEscolha de curso e evasão universitária: análises a partir do Sistema de Seleção Unificadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAISUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALKesiaCristineMelo_DISSERT.pdfKesiaCristineMelo_DISSERT.pdfapplication/pdf927054https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24328/1/KesiaCristineMelo_DISSERT.pdf860803a0e44d45e7e8a44cec97f8b2d1MD51TEXTKesiaCristineMelo_DISSERT.pdf.txtKesiaCristineMelo_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain195246https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24328/2/KesiaCristineMelo_DISSERT.pdf.txt3276d1a47641cf1538b333065e84ceccMD52THUMBNAILKesiaCristineMelo_DISSERT.pdf.jpgKesiaCristineMelo_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2737https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24328/3/KesiaCristineMelo_DISSERT.pdf.jpg62bd2bfdc426e302d50475bb604394f5MD53123456789/243282022-05-04 18:36:45.096oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24328Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-04T21:36:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Escolha de curso e evasão universitária: análises a partir do Sistema de Seleção Unificada |
title |
Escolha de curso e evasão universitária: análises a partir do Sistema de Seleção Unificada |
spellingShingle |
Escolha de curso e evasão universitária: análises a partir do Sistema de Seleção Unificada Melo, Kesia Cristine CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS Evasão universitária Ensino superior Sistema de seleção unificada Escolha profissional |
title_short |
Escolha de curso e evasão universitária: análises a partir do Sistema de Seleção Unificada |
title_full |
Escolha de curso e evasão universitária: análises a partir do Sistema de Seleção Unificada |
title_fullStr |
Escolha de curso e evasão universitária: análises a partir do Sistema de Seleção Unificada |
title_full_unstemmed |
Escolha de curso e evasão universitária: análises a partir do Sistema de Seleção Unificada |
title_sort |
Escolha de curso e evasão universitária: análises a partir do Sistema de Seleção Unificada |
author |
Melo, Kesia Cristine |
author_facet |
Melo, Kesia Cristine |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1200817737289159 |
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-9903-6481 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4143877813860426 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Maux, Ana Andrea Barbosa |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1396156130526048 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Guimarães, Patricia Borba Vilar |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3134219236556237 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Kesia Cristine |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Abreu, Cynara Carvalho de |
contributor_str_mv |
Abreu, Cynara Carvalho de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS: GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS Evasão universitária Ensino superior Sistema de seleção unificada Escolha profissional |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Evasão universitária Ensino superior Sistema de seleção unificada Escolha profissional |
description |
A evasão universitária é considerada um fenômeno complexo, que sofre influência de diversos fatores e tem causado interesse em pesquisadores dos diversos campos do saber nos últimos anos, a exemplo da educação e da administração pública. Com a implantação do Sistema de Seleção Unificada, paulatinamente implantado pelo Ministério da Educação nas Instituições de Ensino Superior, a partir de 2012, as possíveis causas e as modalidades da evasão vem sendo discutidas, gradativamente, no meio acadêmico. Partiu-se do princípio de que esse novo modelo de seleção permite a mobilidade, sendo essa uma das formas de evasão que, nesse estudo, foi compreendida como a mudança de curso de graduação sem concluí-lo. Este trabalho se propôs a identificar os fatores apresentados pelos estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que os fazem querer mudar de curso de graduação. Essa investigação ajudou a compreender uma das modalidades da evasão, sua real incidência, a influência na escolha profissional e como o Sistema de Seleção Unificada se relaciona com a possível mudança de curso. A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso qualitativo e exploratório, tendo como participantes os estudantes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas. Por meio de um questionário online, identificou-se estudantes que tendiam a mudar de curso e, em seguida, foi realizada uma entrevista com os que se disponibilizaram, tendo os dados sido analisados a partir da análise de conteúdo. Os resultados apontam a nota obtida no ENEM, como determinante para a escolha do curso de graduação pelo SISU. A integração universitária, chamada de integração social, foi considerada negativa e, portanto, propulsora da evasão juntamente com a insatisfação das metodologias utilizadas em sala de aula pelos professores. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-20T22:31:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-11-20T22:31:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELO, Kesia Cristine. Escolha de curso e evasão universitária: análises a partir do Sistema de Seleção Unificada. 2017. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24328 |
identifier_str_mv |
MELO, Kesia Cristine. Escolha de curso e evasão universitária: análises a partir do Sistema de Seleção Unificada. 2017. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE PROCESSOS INSTITUCIONAIS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24328/1/KesiaCristineMelo_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24328/2/KesiaCristineMelo_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24328/3/KesiaCristineMelo_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
860803a0e44d45e7e8a44cec97f8b2d1 3276d1a47641cf1538b333065e84cecc 62bd2bfdc426e302d50475bb604394f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832947316916224 |