A parresía pedagógica de Foucault e o êthos da educação como psicagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas,Alexandre Simão de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200005
Resumo: O texto aborda a cartografia atual da presença de Foucault, junto aos educadores, em meio aos problemas de recepção e crítica. Parte-se do pressuposto de que, ao abordar o tema do cuidado de si, Foucault produziu insights inovadores que guardam estreitas relações com questões éticas e políticas vitais no âmbito da tradição da Bildung, afetando, por consequência, a representação que temos da pedagogia e das suas categorias, através da diferenciação entre pedagogia e psicagogia. O fio argumentativo do artigo articula dois movimentos analíticos. Inicialmente, apresentamos uma breve reconstrução da recepção do pensamento de Foucault no campo educacional brasileiro. Em seguida, interpretamos sua análise da psicagogia como um gesto pedagógico a partir do qual emergem novas cifras para a problematização da educação.
id EAA-1_e9b5047cebeee0578990a6968f6652b8
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782013000200005
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A parresía pedagógica de Foucault e o êthos da educação como psicagogiacuidado de siMichel FoucaultpsicagogiaO texto aborda a cartografia atual da presença de Foucault, junto aos educadores, em meio aos problemas de recepção e crítica. Parte-se do pressuposto de que, ao abordar o tema do cuidado de si, Foucault produziu insights inovadores que guardam estreitas relações com questões éticas e políticas vitais no âmbito da tradição da Bildung, afetando, por consequência, a representação que temos da pedagogia e das suas categorias, através da diferenciação entre pedagogia e psicagogia. O fio argumentativo do artigo articula dois movimentos analíticos. Inicialmente, apresentamos uma breve reconstrução da recepção do pensamento de Foucault no campo educacional brasileiro. Em seguida, interpretamos sua análise da psicagogia como um gesto pedagógico a partir do qual emergem novas cifras para a problematização da educação.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2013-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200005Revista Brasileira de Educação v.18 n.53 2013reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782013000200005info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Alexandre Simão depor2013-06-28T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782013000200005Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2013-06-28T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A parresía pedagógica de Foucault e o êthos da educação como psicagogia
title A parresía pedagógica de Foucault e o êthos da educação como psicagogia
spellingShingle A parresía pedagógica de Foucault e o êthos da educação como psicagogia
Freitas,Alexandre Simão de
cuidado de si
Michel Foucault
psicagogia
title_short A parresía pedagógica de Foucault e o êthos da educação como psicagogia
title_full A parresía pedagógica de Foucault e o êthos da educação como psicagogia
title_fullStr A parresía pedagógica de Foucault e o êthos da educação como psicagogia
title_full_unstemmed A parresía pedagógica de Foucault e o êthos da educação como psicagogia
title_sort A parresía pedagógica de Foucault e o êthos da educação como psicagogia
author Freitas,Alexandre Simão de
author_facet Freitas,Alexandre Simão de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas,Alexandre Simão de
dc.subject.por.fl_str_mv cuidado de si
Michel Foucault
psicagogia
topic cuidado de si
Michel Foucault
psicagogia
description O texto aborda a cartografia atual da presença de Foucault, junto aos educadores, em meio aos problemas de recepção e crítica. Parte-se do pressuposto de que, ao abordar o tema do cuidado de si, Foucault produziu insights inovadores que guardam estreitas relações com questões éticas e políticas vitais no âmbito da tradição da Bildung, afetando, por consequência, a representação que temos da pedagogia e das suas categorias, através da diferenciação entre pedagogia e psicagogia. O fio argumentativo do artigo articula dois movimentos analíticos. Inicialmente, apresentamos uma breve reconstrução da recepção do pensamento de Foucault no campo educacional brasileiro. Em seguida, interpretamos sua análise da psicagogia como um gesto pedagógico a partir do qual emergem novas cifras para a problematização da educação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782013000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782013000200005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.18 n.53 2013
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122491246149632