A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes-Macedo,Maria do Socorro Alencar
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Mortimer,Eduardo Fleury, Green,Judith
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100003
Resumo: Discute aspectos do letramento escolar numa turma de primeiro ciclo, em que o livro didático é elemento central. Foram gravadas 37 horas de pesquisa em vídeo. A análise enfoca os processos interacionais constituídos por alunos e professora, em torno de um livro didático de Língua Portuguesa. Observou-se que a professora subverte a proposta do livro, apropriando-se desse material conforme sua própria prática. Na análise foram utilizados conceitos da teoria de Bakhtin e da etnografia interacional, evidenciando como se constituem os processos de letramento. Particularmente, a análise dos aspectos discursivos das interações mostra que o discurso na sala de aula tem funções diferentes para os diversos participantes; alunos e professora assumem papéis sociais que marcam uma assimetria na relação de ensino.
id EAA-1_ec2acf33353e595bc1ffd1021cd3fd38
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782004000100003
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro cicloletramentointeração em sala de aulalivro didáticoDiscute aspectos do letramento escolar numa turma de primeiro ciclo, em que o livro didático é elemento central. Foram gravadas 37 horas de pesquisa em vídeo. A análise enfoca os processos interacionais constituídos por alunos e professora, em torno de um livro didático de Língua Portuguesa. Observou-se que a professora subverte a proposta do livro, apropriando-se desse material conforme sua própria prática. Na análise foram utilizados conceitos da teoria de Bakhtin e da etnografia interacional, evidenciando como se constituem os processos de letramento. Particularmente, a análise dos aspectos discursivos das interações mostra que o discurso na sala de aula tem funções diferentes para os diversos participantes; alunos e professora assumem papéis sociais que marcam uma assimetria na relação de ensino.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100003Revista Brasileira de Educação n.25 2004reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782004000100003info:eu-repo/semantics/openAccessNunes-Macedo,Maria do Socorro AlencarMortimer,Eduardo FleuryGreen,Judithpor2006-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782004000100003Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-10-09T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo
title A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo
spellingShingle A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo
Nunes-Macedo,Maria do Socorro Alencar
letramento
interação em sala de aula
livro didático
title_short A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo
title_full A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo
title_fullStr A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo
title_full_unstemmed A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo
title_sort A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo
author Nunes-Macedo,Maria do Socorro Alencar
author_facet Nunes-Macedo,Maria do Socorro Alencar
Mortimer,Eduardo Fleury
Green,Judith
author_role author
author2 Mortimer,Eduardo Fleury
Green,Judith
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes-Macedo,Maria do Socorro Alencar
Mortimer,Eduardo Fleury
Green,Judith
dc.subject.por.fl_str_mv letramento
interação em sala de aula
livro didático
topic letramento
interação em sala de aula
livro didático
description Discute aspectos do letramento escolar numa turma de primeiro ciclo, em que o livro didático é elemento central. Foram gravadas 37 horas de pesquisa em vídeo. A análise enfoca os processos interacionais constituídos por alunos e professora, em torno de um livro didático de Língua Portuguesa. Observou-se que a professora subverte a proposta do livro, apropriando-se desse material conforme sua própria prática. Na análise foram utilizados conceitos da teoria de Bakhtin e da etnografia interacional, evidenciando como se constituem os processos de letramento. Particularmente, a análise dos aspectos discursivos das interações mostra que o discurso na sala de aula tem funções diferentes para os diversos participantes; alunos e professora assumem papéis sociais que marcam uma assimetria na relação de ensino.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S1413-24782004000100003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação n.25 2004
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122489812746240