A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100003 |
Resumo: | Discute aspectos do letramento escolar numa turma de primeiro ciclo, em que o livro didático é elemento central. Foram gravadas 37 horas de pesquisa em vídeo. A análise enfoca os processos interacionais constituídos por alunos e professora, em torno de um livro didático de Língua Portuguesa. Observou-se que a professora subverte a proposta do livro, apropriando-se desse material conforme sua própria prática. Na análise foram utilizados conceitos da teoria de Bakhtin e da etnografia interacional, evidenciando como se constituem os processos de letramento. Particularmente, a análise dos aspectos discursivos das interações mostra que o discurso na sala de aula tem funções diferentes para os diversos participantes; alunos e professora assumem papéis sociais que marcam uma assimetria na relação de ensino. |
id |
EAA-1_ec2acf33353e595bc1ffd1021cd3fd38 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S1413-24782004000100003 |
network_acronym_str |
EAA-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro cicloletramentointeração em sala de aulalivro didáticoDiscute aspectos do letramento escolar numa turma de primeiro ciclo, em que o livro didático é elemento central. Foram gravadas 37 horas de pesquisa em vídeo. A análise enfoca os processos interacionais constituídos por alunos e professora, em torno de um livro didático de Língua Portuguesa. Observou-se que a professora subverte a proposta do livro, apropriando-se desse material conforme sua própria prática. Na análise foram utilizados conceitos da teoria de Bakhtin e da etnografia interacional, evidenciando como se constituem os processos de letramento. Particularmente, a análise dos aspectos discursivos das interações mostra que o discurso na sala de aula tem funções diferentes para os diversos participantes; alunos e professora assumem papéis sociais que marcam uma assimetria na relação de ensino.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2004-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100003Revista Brasileira de Educação n.25 2004reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/S1413-24782004000100003info:eu-repo/semantics/openAccessNunes-Macedo,Maria do Socorro AlencarMortimer,Eduardo FleuryGreen,Judithpor2006-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782004000100003Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2006-10-09T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo |
title |
A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo |
spellingShingle |
A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo Nunes-Macedo,Maria do Socorro Alencar letramento interação em sala de aula livro didático |
title_short |
A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo |
title_full |
A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo |
title_fullStr |
A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo |
title_full_unstemmed |
A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo |
title_sort |
A constituição das interações em sala de aula e o uso do livro didático: análise de uma prática de letramento no primeiro ciclo |
author |
Nunes-Macedo,Maria do Socorro Alencar |
author_facet |
Nunes-Macedo,Maria do Socorro Alencar Mortimer,Eduardo Fleury Green,Judith |
author_role |
author |
author2 |
Mortimer,Eduardo Fleury Green,Judith |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes-Macedo,Maria do Socorro Alencar Mortimer,Eduardo Fleury Green,Judith |
dc.subject.por.fl_str_mv |
letramento interação em sala de aula livro didático |
topic |
letramento interação em sala de aula livro didático |
description |
Discute aspectos do letramento escolar numa turma de primeiro ciclo, em que o livro didático é elemento central. Foram gravadas 37 horas de pesquisa em vídeo. A análise enfoca os processos interacionais constituídos por alunos e professora, em torno de um livro didático de Língua Portuguesa. Observou-se que a professora subverte a proposta do livro, apropriando-se desse material conforme sua própria prática. Na análise foram utilizados conceitos da teoria de Bakhtin e da etnografia interacional, evidenciando como se constituem os processos de letramento. Particularmente, a análise dos aspectos discursivos das interações mostra que o discurso na sala de aula tem funções diferentes para os diversos participantes; alunos e professora assumem papéis sociais que marcam uma assimetria na relação de ensino. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100003 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782004000100003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S1413-24782004000100003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação n.25 2004 reponame:Revista Brasileira de Educação (Online) instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) instacron:EAA |
instname_str |
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
instacron_str |
EAA |
institution |
EAA |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rbe@anped.org.br |
_version_ |
1754122489812746240 |