Por um cânone escolar antirracista no ensino médio: um olhar aos livros didáticos de Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá,Ana Paula dos Santos de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100265
Resumo: RESUMO O objetivo deste artigo foi analisar propostas didático-pedagógicas de livros didáticos de Português que, por meio do trabalho com a literatura afro-brasileira, nos permitam verificar caminhos para a construção de uma educação literária de viés antirracista no ensino médio. Com a discussão sobre a necessidade de descolonização do cânone escolar, analisamos o modo como duas coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2015 articulam o poeta afrodescendente Luiz Gama ao condoreirismo. Com base numa investigação qualitativa dessa ocorrência, destacamos os pontos que parecem convergir com uma perspectiva antirracista de ensino e/ou divergir dela. Concluiu-se, com pontuais ressalvas, que os capítulos investigados se alinham a tal perspectiva, sobretudo ao incluírem, ao lado de Gama, autores afrodescendentes contemporâneos e textos que tratam positivamente da ancestralidade africana e da negritude.
id EAA-1_efd1a20960642d74950bcd8e7ab691f7
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782021000100265
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Por um cânone escolar antirracista no ensino médio: um olhar aos livros didáticos de PortuguêsLei nº 10.639/2003ensino de literaturalivro didáticoracismoRESUMO O objetivo deste artigo foi analisar propostas didático-pedagógicas de livros didáticos de Português que, por meio do trabalho com a literatura afro-brasileira, nos permitam verificar caminhos para a construção de uma educação literária de viés antirracista no ensino médio. Com a discussão sobre a necessidade de descolonização do cânone escolar, analisamos o modo como duas coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2015 articulam o poeta afrodescendente Luiz Gama ao condoreirismo. Com base numa investigação qualitativa dessa ocorrência, destacamos os pontos que parecem convergir com uma perspectiva antirracista de ensino e/ou divergir dela. Concluiu-se, com pontuais ressalvas, que os capítulos investigados se alinham a tal perspectiva, sobretudo ao incluírem, ao lado de Gama, autores afrodescendentes contemporâneos e textos que tratam positivamente da ancestralidade africana e da negritude.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2021-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100265Revista Brasileira de Educação v.26 2021reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782021260092info:eu-repo/semantics/openAccessSá,Ana Paula dos Santos depor2022-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782021000100265Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2022-01-10T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Por um cânone escolar antirracista no ensino médio: um olhar aos livros didáticos de Português
title Por um cânone escolar antirracista no ensino médio: um olhar aos livros didáticos de Português
spellingShingle Por um cânone escolar antirracista no ensino médio: um olhar aos livros didáticos de Português
Sá,Ana Paula dos Santos de
Lei nº 10.639/2003
ensino de literatura
livro didático
racismo
title_short Por um cânone escolar antirracista no ensino médio: um olhar aos livros didáticos de Português
title_full Por um cânone escolar antirracista no ensino médio: um olhar aos livros didáticos de Português
title_fullStr Por um cânone escolar antirracista no ensino médio: um olhar aos livros didáticos de Português
title_full_unstemmed Por um cânone escolar antirracista no ensino médio: um olhar aos livros didáticos de Português
title_sort Por um cânone escolar antirracista no ensino médio: um olhar aos livros didáticos de Português
author Sá,Ana Paula dos Santos de
author_facet Sá,Ana Paula dos Santos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sá,Ana Paula dos Santos de
dc.subject.por.fl_str_mv Lei nº 10.639/2003
ensino de literatura
livro didático
racismo
topic Lei nº 10.639/2003
ensino de literatura
livro didático
racismo
description RESUMO O objetivo deste artigo foi analisar propostas didático-pedagógicas de livros didáticos de Português que, por meio do trabalho com a literatura afro-brasileira, nos permitam verificar caminhos para a construção de uma educação literária de viés antirracista no ensino médio. Com a discussão sobre a necessidade de descolonização do cânone escolar, analisamos o modo como duas coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 2015 articulam o poeta afrodescendente Luiz Gama ao condoreirismo. Com base numa investigação qualitativa dessa ocorrência, destacamos os pontos que parecem convergir com uma perspectiva antirracista de ensino e/ou divergir dela. Concluiu-se, com pontuais ressalvas, que os capítulos investigados se alinham a tal perspectiva, sobretudo ao incluírem, ao lado de Gama, autores afrodescendentes contemporâneos e textos que tratam positivamente da ancestralidade africana e da negritude.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100265
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782021000100265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782021260092
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.26 2021
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493230055424