A Lei 10.639/2003 e a representação do negro nos livros didáticos numa escola rural
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/2116 |
Resumo: | O livro didático se constituiu em um importante instrumento auxiliador para o campo educacional ao longo do tempo. A Lei 10.639/2003, sendo uma conquista dos movimentos sociais e principalmente, do Movimento Negro brasileiro, traz uma obrigatoriedade para com o ensino da história e cultura do povo afro-brasileiro e africano, entendendo-se necessário conhecer a história para combater práticas discriminatórias, preconceituosas, racistas. Com isso, este trabalho visou verificar como os livros didáticos vêm representando o negro após a implementação da Lei 10.639/2003. Para realização dessa pesquisa foram analisados 17 livros didáticos de uma escola específica localizada numa área rural e realizada uma entrevista com a diretora da mesma instituição. Foi verificado que os livros didáticos ainda precisam receber mais atenção, principalmente, com relação à etapa de avaliação e que educadores e educadoras necessitam ter maior formação para tratar de questões relacionadas a essa temática |
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A Lei 10.639/2003 e a representação do negro nos livros didáticos numa escola ruralLivro didáticoLei 10.639/2003Questão racialPedagogiaO livro didático se constituiu em um importante instrumento auxiliador para o campo educacional ao longo do tempo. A Lei 10.639/2003, sendo uma conquista dos movimentos sociais e principalmente, do Movimento Negro brasileiro, traz uma obrigatoriedade para com o ensino da história e cultura do povo afro-brasileiro e africano, entendendo-se necessário conhecer a história para combater práticas discriminatórias, preconceituosas, racistas. Com isso, este trabalho visou verificar como os livros didáticos vêm representando o negro após a implementação da Lei 10.639/2003. Para realização dessa pesquisa foram analisados 17 livros didáticos de uma escola específica localizada numa área rural e realizada uma entrevista com a diretora da mesma instituição. Foi verificado que os livros didáticos ainda precisam receber mais atenção, principalmente, com relação à etapa de avaliação e que educadores e educadoras necessitam ter maior formação para tratar de questões relacionadas a essa temáticaAngra dos ReisLima, Augusto César Gonçalves eRibeiro, William de GoesCirqueira, Diogo MarçalOliveira, Natalia Vasconcellos de2016-08-10T16:26:12Z2016-08-10T16:26:12Z2016-08-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/2116Aluno de graduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-14T19:52:51Zoai:app.uff.br:1/2116Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:51:43.081185Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
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