A Lei 10.639/2003 e a representação do negro nos livros didáticos numa escola rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Natalia Vasconcellos de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/2116
Resumo: O livro didático se constituiu em um importante instrumento auxiliador para o campo educacional ao longo do tempo. A Lei 10.639/2003, sendo uma conquista dos movimentos sociais e principalmente, do Movimento Negro brasileiro, traz uma obrigatoriedade para com o ensino da história e cultura do povo afro-brasileiro e africano, entendendo-se necessário conhecer a história para combater práticas discriminatórias, preconceituosas, racistas. Com isso, este trabalho visou verificar como os livros didáticos vêm representando o negro após a implementação da Lei 10.639/2003. Para realização dessa pesquisa foram analisados 17 livros didáticos de uma escola específica localizada numa área rural e realizada uma entrevista com a diretora da mesma instituição. Foi verificado que os livros didáticos ainda precisam receber mais atenção, principalmente, com relação à etapa de avaliação e que educadores e educadoras necessitam ter maior formação para tratar de questões relacionadas a essa temática
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