Trabalho docente no ensino superior e desafios educacionais no mundo contemporâneo: uma reflexão com base no pensamento complexo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raupp,Bárbara
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100220
Resumo: RESUMO Este artigo discute o trabalho docente no ensino superior considerando os desafios educacionais do mundo contemporâneo. É uma pesquisa bibliográfica exploratória orientada pela pergunta “como planejar, desenvolver e avaliar o trabalho em sala de aula, no ensino superior, baseado em perspectivas complexas?”. Foram revisados autores que se sustentam no pensamento complexo ou ecossistêmico. Essa escolha se baseou na suposição de que esse referencial teórico possui amplitude, profundidade e consistência para abordar fenômenos educacionais no contexto da sociedade-mundo atual e do cotidiano didático-pedagógico. Com apoio nos autores revisados, refletimos sobre os limites da pedagogia tradicional e as possibilidades de uma pedagogia emergente, baseada na complexidade, no trabalho docente no ensino superior, considerando suas dimensões de planejamento, ação pedagógica e avaliação.
id EAA-1_fc719a041b5e3f14cec1a91f3b0f99ee
oai_identifier_str oai:scielo:S1413-24782022000100220
network_acronym_str EAA-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação (Online)
repository_id_str
spelling Trabalho docente no ensino superior e desafios educacionais no mundo contemporâneo: uma reflexão com base no pensamento complexotrabalho docenteensino superiorparadigma complexodesafios educacionais no mundo contemporâneoRESUMO Este artigo discute o trabalho docente no ensino superior considerando os desafios educacionais do mundo contemporâneo. É uma pesquisa bibliográfica exploratória orientada pela pergunta “como planejar, desenvolver e avaliar o trabalho em sala de aula, no ensino superior, baseado em perspectivas complexas?”. Foram revisados autores que se sustentam no pensamento complexo ou ecossistêmico. Essa escolha se baseou na suposição de que esse referencial teórico possui amplitude, profundidade e consistência para abordar fenômenos educacionais no contexto da sociedade-mundo atual e do cotidiano didático-pedagógico. Com apoio nos autores revisados, refletimos sobre os limites da pedagogia tradicional e as possibilidades de uma pedagogia emergente, baseada na complexidade, no trabalho docente no ensino superior, considerando suas dimensões de planejamento, ação pedagógica e avaliação.ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100220Revista Brasileira de Educação v.27 2022reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)instacron:EAA10.1590/s1413-24782022270043info:eu-repo/semantics/openAccessRaupp,Bárbarapor2022-05-18T00:00:00Zoai:scielo:S1413-24782022000100220Revistahttp://www.anped.org.br/site/rbehttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||rbe@anped.org.br1809-449X1413-2478opendoar:2022-05-18T00:00Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)false
dc.title.none.fl_str_mv Trabalho docente no ensino superior e desafios educacionais no mundo contemporâneo: uma reflexão com base no pensamento complexo
title Trabalho docente no ensino superior e desafios educacionais no mundo contemporâneo: uma reflexão com base no pensamento complexo
spellingShingle Trabalho docente no ensino superior e desafios educacionais no mundo contemporâneo: uma reflexão com base no pensamento complexo
Raupp,Bárbara
trabalho docente
ensino superior
paradigma complexo
desafios educacionais no mundo contemporâneo
title_short Trabalho docente no ensino superior e desafios educacionais no mundo contemporâneo: uma reflexão com base no pensamento complexo
title_full Trabalho docente no ensino superior e desafios educacionais no mundo contemporâneo: uma reflexão com base no pensamento complexo
title_fullStr Trabalho docente no ensino superior e desafios educacionais no mundo contemporâneo: uma reflexão com base no pensamento complexo
title_full_unstemmed Trabalho docente no ensino superior e desafios educacionais no mundo contemporâneo: uma reflexão com base no pensamento complexo
title_sort Trabalho docente no ensino superior e desafios educacionais no mundo contemporâneo: uma reflexão com base no pensamento complexo
author Raupp,Bárbara
author_facet Raupp,Bárbara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Raupp,Bárbara
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho docente
ensino superior
paradigma complexo
desafios educacionais no mundo contemporâneo
topic trabalho docente
ensino superior
paradigma complexo
desafios educacionais no mundo contemporâneo
description RESUMO Este artigo discute o trabalho docente no ensino superior considerando os desafios educacionais do mundo contemporâneo. É uma pesquisa bibliográfica exploratória orientada pela pergunta “como planejar, desenvolver e avaliar o trabalho em sala de aula, no ensino superior, baseado em perspectivas complexas?”. Foram revisados autores que se sustentam no pensamento complexo ou ecossistêmico. Essa escolha se baseou na suposição de que esse referencial teórico possui amplitude, profundidade e consistência para abordar fenômenos educacionais no contexto da sociedade-mundo atual e do cotidiano didático-pedagógico. Com apoio nos autores revisados, refletimos sobre os limites da pedagogia tradicional e as possibilidades de uma pedagogia emergente, baseada na complexidade, no trabalho docente no ensino superior, considerando suas dimensões de planejamento, ação pedagógica e avaliação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100220
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782022000100220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/s1413-24782022270043
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPEd - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação v.27 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron:EAA
instname_str Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
instacron_str EAA
institution EAA
reponame_str Revista Brasileira de Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação (Online) - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
repository.mail.fl_str_mv ||rbe@anped.org.br
_version_ 1754122493425090560