“Políticas Públicas” e Judiciário: uma abordagem neoconstitucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Ricardo Marcondes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
Texto Completo: https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/875
Resumo: O estudo tem por objeto o controle das políticas públicas pelo Poder Judiciário sob uma perspectiva neoconstitucional. A partir da rejeição da função política ou de governo, nega-se o conceito de política pública: trata-se de discricionariedade legislativa ou administrativa. Não cabe ao magistrado, no exercício da jurisdição, exercer competência discricionária. Apesar disso, deve, quando provocado, verificar se há ou não discricionariedade e, quando houver, se foi bem exercida. O ativismo judicial diz respeito à interferência indevida do Poder Judiciário no exercício da discricionariedade. Contudo, o âmbito discricionário é bastante controverso. No neoconstitucionalismo, esse âmbito é restringido pela ponderação de princípios. O controle jurisdicional da discricionariedade exige que o Poder Judiciário supere sua resistência em examinar o orçamento público e verifique se os gastos públicos respeitam o postulado da proporcionalidade. 
id ED-FO-1_8aa80019f6cfff92a6122e44eac04dd1
oai_identifier_str oai:ojs.revistaaec.com:article/875
network_acronym_str ED-FO-1
network_name_str A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
repository_id_str
spelling “Políticas Públicas” e Judiciário: uma abordagem neoconstitucionalpolíticas públicasdiscricionariedadePoder Judiciárioponderação de princípiosgastos públicosO estudo tem por objeto o controle das políticas públicas pelo Poder Judiciário sob uma perspectiva neoconstitucional. A partir da rejeição da função política ou de governo, nega-se o conceito de política pública: trata-se de discricionariedade legislativa ou administrativa. Não cabe ao magistrado, no exercício da jurisdição, exercer competência discricionária. Apesar disso, deve, quando provocado, verificar se há ou não discricionariedade e, quando houver, se foi bem exercida. O ativismo judicial diz respeito à interferência indevida do Poder Judiciário no exercício da discricionariedade. Contudo, o âmbito discricionário é bastante controverso. No neoconstitucionalismo, esse âmbito é restringido pela ponderação de princípios. O controle jurisdicional da discricionariedade exige que o Poder Judiciário supere sua resistência em examinar o orçamento público e verifique se os gastos públicos respeitam o postulado da proporcionalidade. Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar2018-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/87510.21056/aec.v18i71.875A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 18 No. 71 (2018): January/March; 145-165A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 18 Núm. 71 (2018): enero/marzo; 145-165A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; v. 18 n. 71 (2018): janeiro/março; 145-1651516-321010.21056/aec.v18i71reponame:A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucionalinstname:Editora Fóruminstacron:ED-FOporhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/875/783Copyright (c) 2018 Ricardo Marcondes Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Ricardo Marcondes2021-07-20T22:45:50Zoai:ojs.revistaaec.com:article/875Revistahttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/indexPRIhttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/oaiaec.revista@gmail.com1516-32101984-4182opendoar:2021-07-20T22:45:50A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional - Editora Fórumfalse
dc.title.none.fl_str_mv “Políticas Públicas” e Judiciário: uma abordagem neoconstitucional
title “Políticas Públicas” e Judiciário: uma abordagem neoconstitucional
spellingShingle “Políticas Públicas” e Judiciário: uma abordagem neoconstitucional
Martins, Ricardo Marcondes
políticas públicas
discricionariedade
Poder Judiciário
ponderação de princípios
gastos públicos
title_short “Políticas Públicas” e Judiciário: uma abordagem neoconstitucional
title_full “Políticas Públicas” e Judiciário: uma abordagem neoconstitucional
title_fullStr “Políticas Públicas” e Judiciário: uma abordagem neoconstitucional
title_full_unstemmed “Políticas Públicas” e Judiciário: uma abordagem neoconstitucional
title_sort “Políticas Públicas” e Judiciário: uma abordagem neoconstitucional
author Martins, Ricardo Marcondes
author_facet Martins, Ricardo Marcondes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Ricardo Marcondes
dc.subject.por.fl_str_mv políticas públicas
discricionariedade
Poder Judiciário
ponderação de princípios
gastos públicos
topic políticas públicas
discricionariedade
Poder Judiciário
ponderação de princípios
gastos públicos
description O estudo tem por objeto o controle das políticas públicas pelo Poder Judiciário sob uma perspectiva neoconstitucional. A partir da rejeição da função política ou de governo, nega-se o conceito de política pública: trata-se de discricionariedade legislativa ou administrativa. Não cabe ao magistrado, no exercício da jurisdição, exercer competência discricionária. Apesar disso, deve, quando provocado, verificar se há ou não discricionariedade e, quando houver, se foi bem exercida. O ativismo judicial diz respeito à interferência indevida do Poder Judiciário no exercício da discricionariedade. Contudo, o âmbito discricionário é bastante controverso. No neoconstitucionalismo, esse âmbito é restringido pela ponderação de princípios. O controle jurisdicional da discricionariedade exige que o Poder Judiciário supere sua resistência em examinar o orçamento público e verifique se os gastos públicos respeitam o postulado da proporcionalidade. 
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/875
10.21056/aec.v18i71.875
url https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/875
identifier_str_mv 10.21056/aec.v18i71.875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/875/783
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Ricardo Marcondes Martins
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Ricardo Marcondes Martins
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar
dc.source.none.fl_str_mv A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 18 No. 71 (2018): January/March; 145-165
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 18 Núm. 71 (2018): enero/marzo; 145-165
A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; v. 18 n. 71 (2018): janeiro/março; 145-165
1516-3210
10.21056/aec.v18i71
reponame:A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
instname:Editora Fórum
instacron:ED-FO
instname_str Editora Fórum
instacron_str ED-FO
institution ED-FO
reponame_str A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
collection A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional
repository.name.fl_str_mv A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional - Editora Fórum
repository.mail.fl_str_mv aec.revista@gmail.com
_version_ 1798313433829998592