Breve ensaio sobre o consensualismo na Administração Pública e o contraponto entre o modelo burocrático e responsável (“gerencial”)
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional |
Texto Completo: | https://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/148 |
Resumo: | O presente artigo analisa a evolução do Consensualismo dentro da gestão administrativa contemporânea. A estrutura administrativa do Estado, calcada na concepção de Estado Social, vem ao longo do tempo sofrendo algumas inclusões conceituais que, longe de afastar o seu caráter providencialista, acrescem seu conteúdo e tornam sua definição cada vez mais complexa e impregnada de vários conceitos distintos. É assim, que, após uma verificação da evolução do Estado, se aventa a necessária distinção entre os modelos burocrata e responsável ("gerencial"), determinando sua aplicação dentro da estrutura atual de gestão administrativa e organizando o seu conceito. O que se busca com essa análise sobre consensualismo é demonstração da possibilidade de decisões do gestor com vistas ao alcance do interesse público, exaltando sua atuação pautada para os resultados e para efetivação do princípio da eficiência. |
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Breve ensaio sobre o consensualismo na Administração Pública e o contraponto entre o modelo burocrático e responsável (“gerencial”)Direito do EstadoEstrutura e Modelos de Administração PúblicaGestão AdministrativaConsensualismo. Princípio da Eficiência.Direito AdministrativoDireito ConstitucionalO presente artigo analisa a evolução do Consensualismo dentro da gestão administrativa contemporânea. A estrutura administrativa do Estado, calcada na concepção de Estado Social, vem ao longo do tempo sofrendo algumas inclusões conceituais que, longe de afastar o seu caráter providencialista, acrescem seu conteúdo e tornam sua definição cada vez mais complexa e impregnada de vários conceitos distintos. É assim, que, após uma verificação da evolução do Estado, se aventa a necessária distinção entre os modelos burocrata e responsável ("gerencial"), determinando sua aplicação dentro da estrutura atual de gestão administrativa e organizando o seu conceito. O que se busca com essa análise sobre consensualismo é demonstração da possibilidade de decisões do gestor com vistas ao alcance do interesse público, exaltando sua atuação pautada para os resultados e para efetivação do princípio da eficiência.Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar2013-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/14810.21056/aec.v13i51.148A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 13 No. 51 (2013): January/March; 187-203A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; Vol. 13 Núm. 51 (2013): enero/marzo; 187-203A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional; v. 13 n. 51 (2013): janeiro/março; 187-2031516-321010.21056/aec.v13i51reponame:A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucionalinstname:Editora Fóruminstacron:ED-FOporhttps://revistaaec.com/index.php/revistaaec/article/view/148/268Copyright (c) 2016 Rodrigo Pironti Aguirre de Castro, Rodrigo Ochoa Figueroainfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Rodrigo Pironti Aguirre deFigueroa, Rodrigo Ochoa2017-08-07T12:39:13Zoai:ojs.revistaaec.com:article/148Revistahttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/indexPRIhttp://www.revistaaec.com/index.php/revistaaec/oaiaec.revista@gmail.com1516-32101984-4182opendoar:2017-08-07T12:39:13A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional - Editora Fórumfalse |
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