Formação profissional da enfermagem para aprimoramento de competências: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Izaguirres, Angélica de Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Caroline Barbosa da, Lima, Ana Amélia Antunes, Paz, Adriana Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/647
Resumo: A formação profissional busca aprimorar as competências, promovendo a qualificação da assistência de enfermagem e da segurança do paciente. O objetivo do presente estudo foi identificar na literatura científica as ações para a formação profissional da equipe de enfermagem em instituições hospitalares para o aprimoramento de competências. Estudo de revisão integrativa da literatura. A amostra final selecionada foram seis artigos científicos, conforme os critérios de elegibilidade definidos do estudo. Os estudos apresentam a necessidade de ações educativas em diversas áreas de atenção hospitalar. Abordaram as diferentes metodologias como estratégia do uso da educação à distância, simulação ou aula expositiva dialogada presenciais que podem ser associadas às atividades diagnóstica e avaliativa. Concluiu-se que os estudos abordaram o processo de qualificação dos profissionais por diferentes metodologias, entretanto, em relação as competências dos profissionais de enfermagem que atuam em instituições hospitalares foram consideradas superficiais. Descritores: Educação Continuada em Enfermagem, Serviço Hospitalar de Educação, Competência de Profissional, Enfermagem.   Professional training in nursing for skills improvement: integrative review Abstract: Professional training seeks to improve skills, promoting the qualification of nursing care and patient safety. The aim of this study was to identify, in the scientific literature, actions for the professional training of the nursing staff in hospital institutions for the improvement of skills. Integrative literature review study. The final selected sample consisted of six scientific articles, according to the study's defined eligibility criteria. Studies show the need for educational actions in different areas of hospital care. They addressed the different methodologies as a strategy for the use of distance education, simulation or face-to-face dialogued expository classes that can be associated with diagnostic and evaluative activities. It was concluded that the studies addressed the professional qualification process through different methodologies, however, in relation to the competences of nursing professionals working in hospital institutions, they were considered superficial. Descriptors: Continuing Education in Nursing, Hospital Education Service, Professional Competence, Nursing.   Formación profesional en enfermería para la mejora de competencias: revisión integradora Resumen: La formación profesional busca mejorar las habilidades, promoviendo la calificación de los cuidados de enfermería y la seguridad del paciente. El objetivo de este estudio fue identificar, en la literatura científica, acciones para la formación profesional del personal de enfermería en instituciones hospitalarias para la mejora de habilidades. Estudio de revisión integradora de la literatura. La muestra final seleccionada consistió en seis artículos científicos, de acuerdo con los criterios de elegibilidad definidos en el estudio. Los estudios muestran la necesidad de acciones educativas en diferentes áreas de la atención hospitalaria. Abordaron las diferentes metodologías como estrategia para el uso de la educación a distancia, la simulación o clases expositivas dialogadas presenciales que pueden asociarse a actividades de diagnóstico y evaluación. Se concluyó que los estudios abordaron el proceso de calificación profesional a través de diferentes metodologías, sin embargo, en relación a las competencias de los profesionales de enfermería que laboran en instituciones hospitalarias, se consideraron superficiales. Descriptores: Educación Continuada en Enfermería, Servicio de Educación Hospitalaria, Competencia del Profesional, Enfermería.
id EDICAOINDEPENDENTE-4_2d2b14625a16eccfd01725048e522e8b
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/647
network_acronym_str EDICAOINDEPENDENTE-4
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Formação profissional da enfermagem para aprimoramento de competências: revisão integrativaEducação Continuada em EnfermagemServiço Hospitalar de EducaçãoCompetência de ProfissionalEnfermagemA formação profissional busca aprimorar as competências, promovendo a qualificação da assistência de enfermagem e da segurança do paciente. O objetivo do presente estudo foi identificar na literatura científica as ações para a formação profissional da equipe de enfermagem em instituições hospitalares para o aprimoramento de competências. Estudo de revisão integrativa da literatura. A amostra final selecionada foram seis artigos científicos, conforme os critérios de elegibilidade definidos do estudo. Os estudos apresentam a necessidade de ações educativas em diversas áreas de atenção hospitalar. Abordaram as diferentes metodologias como estratégia do uso da educação à distância, simulação ou aula expositiva dialogada presenciais que podem ser associadas às atividades diagnóstica e avaliativa. Concluiu-se que os estudos abordaram o processo de qualificação dos profissionais por diferentes metodologias, entretanto, em relação as competências dos profissionais de enfermagem que atuam em instituições hospitalares foram consideradas superficiais. Descritores: Educação Continuada em Enfermagem, Serviço Hospitalar de Educação, Competência de Profissional, Enfermagem.   Professional training in nursing for skills improvement: integrative review Abstract: Professional training seeks to improve skills, promoting the qualification of nursing care and patient safety. The aim of this study was to identify, in the scientific literature, actions for the professional training of the nursing staff in hospital institutions for the improvement of skills. Integrative literature review study. The final selected sample consisted of six scientific articles, according to the study's defined eligibility criteria. Studies show the need for educational actions in different areas of hospital care. They addressed the different methodologies as a strategy for the use of distance education, simulation or face-to-face dialogued expository classes that can be associated with diagnostic and evaluative activities. It was concluded that the studies addressed the professional qualification process through different methodologies, however, in relation to the competences of nursing professionals working in hospital institutions, they were considered superficial. Descriptors: Continuing Education in Nursing, Hospital Education Service, Professional Competence, Nursing.   Formación profesional en enfermería para la mejora de competencias: revisión integradora Resumen: La formación profesional busca mejorar las habilidades, promoviendo la calificación de los cuidados de enfermería y la seguridad del paciente. El objetivo de este estudio fue identificar, en la literatura científica, acciones para la formación profesional del personal de enfermería en instituciones hospitalarias para la mejora de habilidades. Estudio de revisión integradora de la literatura. La muestra final seleccionada consistió en seis artículos científicos, de acuerdo con los criterios de elegibilidad definidos en el estudio. Los estudios muestran la necesidad de acciones educativas en diferentes áreas de la atención hospitalaria. Abordaron las diferentes metodologías como estrategia para el uso de la educación a distancia, la simulación o clases expositivas dialogadas presenciales que pueden asociarse a actividades de diagnóstico y evaluación. Se concluyó que los estudios abordaron el proceso de calificación profesional a través de diferentes metodologías, sin embargo, en relación a las competencias de los profesionales de enfermería que laboran en instituciones hospitalarias, se consideraron superficiales. Descriptores: Educación Continuada en Enfermería, Servicio de Educación Hospitalaria, Competencia del Profesional, Enfermería.Instituto ENFservic2022-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/64710.24276/rrecien2022.12.38.183-193Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 38 (2022); 183-1932358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Publicação independenteinstacron:EDIÇÃO INDEPENDENTEporhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/647/650Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessIzaguirres, Angélica de Lima Silva, Caroline Barbosa da Lima, Ana Amélia Antunes Paz, Adriana Aparecida 2022-07-13T13:45:44Zoai:ojs2.recien.com.br:article/647Revistahttp://www.recien.com.brhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-07-13T13:45:44Revista Recien (Online) - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv Formação profissional da enfermagem para aprimoramento de competências: revisão integrativa
title Formação profissional da enfermagem para aprimoramento de competências: revisão integrativa
spellingShingle Formação profissional da enfermagem para aprimoramento de competências: revisão integrativa
Izaguirres, Angélica de Lima
Educação Continuada em Enfermagem
Serviço Hospitalar de Educação
Competência de Profissional
Enfermagem
title_short Formação profissional da enfermagem para aprimoramento de competências: revisão integrativa
title_full Formação profissional da enfermagem para aprimoramento de competências: revisão integrativa
title_fullStr Formação profissional da enfermagem para aprimoramento de competências: revisão integrativa
title_full_unstemmed Formação profissional da enfermagem para aprimoramento de competências: revisão integrativa
title_sort Formação profissional da enfermagem para aprimoramento de competências: revisão integrativa
author Izaguirres, Angélica de Lima
author_facet Izaguirres, Angélica de Lima
Silva, Caroline Barbosa da
Lima, Ana Amélia Antunes
Paz, Adriana Aparecida
author_role author
author2 Silva, Caroline Barbosa da
Lima, Ana Amélia Antunes
Paz, Adriana Aparecida
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Izaguirres, Angélica de Lima
Silva, Caroline Barbosa da
Lima, Ana Amélia Antunes
Paz, Adriana Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Continuada em Enfermagem
Serviço Hospitalar de Educação
Competência de Profissional
Enfermagem
topic Educação Continuada em Enfermagem
Serviço Hospitalar de Educação
Competência de Profissional
Enfermagem
description A formação profissional busca aprimorar as competências, promovendo a qualificação da assistência de enfermagem e da segurança do paciente. O objetivo do presente estudo foi identificar na literatura científica as ações para a formação profissional da equipe de enfermagem em instituições hospitalares para o aprimoramento de competências. Estudo de revisão integrativa da literatura. A amostra final selecionada foram seis artigos científicos, conforme os critérios de elegibilidade definidos do estudo. Os estudos apresentam a necessidade de ações educativas em diversas áreas de atenção hospitalar. Abordaram as diferentes metodologias como estratégia do uso da educação à distância, simulação ou aula expositiva dialogada presenciais que podem ser associadas às atividades diagnóstica e avaliativa. Concluiu-se que os estudos abordaram o processo de qualificação dos profissionais por diferentes metodologias, entretanto, em relação as competências dos profissionais de enfermagem que atuam em instituições hospitalares foram consideradas superficiais. Descritores: Educação Continuada em Enfermagem, Serviço Hospitalar de Educação, Competência de Profissional, Enfermagem.   Professional training in nursing for skills improvement: integrative review Abstract: Professional training seeks to improve skills, promoting the qualification of nursing care and patient safety. The aim of this study was to identify, in the scientific literature, actions for the professional training of the nursing staff in hospital institutions for the improvement of skills. Integrative literature review study. The final selected sample consisted of six scientific articles, according to the study's defined eligibility criteria. Studies show the need for educational actions in different areas of hospital care. They addressed the different methodologies as a strategy for the use of distance education, simulation or face-to-face dialogued expository classes that can be associated with diagnostic and evaluative activities. It was concluded that the studies addressed the professional qualification process through different methodologies, however, in relation to the competences of nursing professionals working in hospital institutions, they were considered superficial. Descriptors: Continuing Education in Nursing, Hospital Education Service, Professional Competence, Nursing.   Formación profesional en enfermería para la mejora de competencias: revisión integradora Resumen: La formación profesional busca mejorar las habilidades, promoviendo la calificación de los cuidados de enfermería y la seguridad del paciente. El objetivo de este estudio fue identificar, en la literatura científica, acciones para la formación profesional del personal de enfermería en instituciones hospitalarias para la mejora de habilidades. Estudio de revisión integradora de la literatura. La muestra final seleccionada consistió en seis artículos científicos, de acuerdo con los criterios de elegibilidad definidos en el estudio. Los estudios muestran la necesidad de acciones educativas en diferentes áreas de la atención hospitalaria. Abordaron las diferentes metodologías como estrategia para el uso de la educación a distancia, la simulación o clases expositivas dialogadas presenciales que pueden asociarse a actividades de diagnóstico y evaluación. Se concluyó que los estudios abordaron el proceso de calificación profesional a través de diferentes metodologías, sin embargo, en relación a las competencias de los profesionales de enfermería que laboran en instituciones hospitalarias, se consideraron superficiales. Descriptores: Educación Continuada en Enfermería, Servicio de Educación Hospitalaria, Competencia del Profesional, Enfermería.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/647
10.24276/rrecien2022.12.38.183-193
url http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/647
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2022.12.38.183-193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/647/650
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 38 (2022); 183-193
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Publicação independente
instacron:EDIÇÃO INDEPENDENTE
instname_str Publicação independente
instacron_str EDIÇÃO INDEPENDENTE
institution EDIÇÃO INDEPENDENTE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com
_version_ 1754122502511001600