Perfil, competências e fluência digital dos enfermeiros do Programa de Aprimoramento Profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tanabe,Lyvia Pini
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Kobayashi,Rika Miyahara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400943
Resumo: Estudo descritivo, exploratório, realizado na cidade de São Paulo, que objetivou identificar o perfil, as competências e a fluência digital do enfermeiro aprimorando para uso da tecnologia no trabalho. A população composta por 60 aprimorandos do Programa de Aprimoramento Profissional respondeu um questionário com dados sobre o perfil, a fluência digital e as competências profissionais. Verificou-se que 95,0% dos participantes eram do sexo feminino, 61,7% na faixa etária entre 23 a 25 anos, 75,0% graduados em escolas públicas, 58,3% cursando enfermagem cardiovascular, 98,3% teve contato com recursos computacionais na graduação; 100,0% possuía computador em casa; 86,7% acessava a internet diariamente; 96,7% utilizava o Messenger e 58,3% apresentava grau intermediário de conhecimento e habilidade em informática. As competências profissionais requeridas frente à tecnologia referiram-se ao saber ser inovador, criativo, atualizado para conhecer e gerenciar programas e saber utilizar os recursos tecnológicos.
id USP-24_7f6e76d25c4b9b5a0b391bbc97143f17
oai_identifier_str oai:scielo:S0080-62342013000400943
network_acronym_str USP-24
network_name_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository_id_str
spelling Perfil, competências e fluência digital dos enfermeiros do Programa de Aprimoramento ProfissionalEducação em enfermagemEducação continuada em enfermagemCompetência profissionalTecnologiaInformática em enfermagemEstudo descritivo, exploratório, realizado na cidade de São Paulo, que objetivou identificar o perfil, as competências e a fluência digital do enfermeiro aprimorando para uso da tecnologia no trabalho. A população composta por 60 aprimorandos do Programa de Aprimoramento Profissional respondeu um questionário com dados sobre o perfil, a fluência digital e as competências profissionais. Verificou-se que 95,0% dos participantes eram do sexo feminino, 61,7% na faixa etária entre 23 a 25 anos, 75,0% graduados em escolas públicas, 58,3% cursando enfermagem cardiovascular, 98,3% teve contato com recursos computacionais na graduação; 100,0% possuía computador em casa; 86,7% acessava a internet diariamente; 96,7% utilizava o Messenger e 58,3% apresentava grau intermediário de conhecimento e habilidade em informática. As competências profissionais requeridas frente à tecnologia referiram-se ao saber ser inovador, criativo, atualizado para conhecer e gerenciar programas e saber utilizar os recursos tecnológicos.Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem2013-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400943Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.4 2013reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP10.1590/S0080-623420130000400024info:eu-repo/semantics/openAccessTanabe,Lyvia PiniKobayashi,Rika Miyaharapor2015-10-09T00:00:00Zoai:scielo:S0080-62342013000400943Revistahttp://www.scielo.br/reeuspPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||nursingscholar@usp.br1980-220X0080-6234opendoar:2015-10-09T00:00Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil, competências e fluência digital dos enfermeiros do Programa de Aprimoramento Profissional
title Perfil, competências e fluência digital dos enfermeiros do Programa de Aprimoramento Profissional
spellingShingle Perfil, competências e fluência digital dos enfermeiros do Programa de Aprimoramento Profissional
Tanabe,Lyvia Pini
Educação em enfermagem
Educação continuada em enfermagem
Competência profissional
Tecnologia
Informática em enfermagem
title_short Perfil, competências e fluência digital dos enfermeiros do Programa de Aprimoramento Profissional
title_full Perfil, competências e fluência digital dos enfermeiros do Programa de Aprimoramento Profissional
title_fullStr Perfil, competências e fluência digital dos enfermeiros do Programa de Aprimoramento Profissional
title_full_unstemmed Perfil, competências e fluência digital dos enfermeiros do Programa de Aprimoramento Profissional
title_sort Perfil, competências e fluência digital dos enfermeiros do Programa de Aprimoramento Profissional
author Tanabe,Lyvia Pini
author_facet Tanabe,Lyvia Pini
Kobayashi,Rika Miyahara
author_role author
author2 Kobayashi,Rika Miyahara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tanabe,Lyvia Pini
Kobayashi,Rika Miyahara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Educação continuada em enfermagem
Competência profissional
Tecnologia
Informática em enfermagem
topic Educação em enfermagem
Educação continuada em enfermagem
Competência profissional
Tecnologia
Informática em enfermagem
description Estudo descritivo, exploratório, realizado na cidade de São Paulo, que objetivou identificar o perfil, as competências e a fluência digital do enfermeiro aprimorando para uso da tecnologia no trabalho. A população composta por 60 aprimorandos do Programa de Aprimoramento Profissional respondeu um questionário com dados sobre o perfil, a fluência digital e as competências profissionais. Verificou-se que 95,0% dos participantes eram do sexo feminino, 61,7% na faixa etária entre 23 a 25 anos, 75,0% graduados em escolas públicas, 58,3% cursando enfermagem cardiovascular, 98,3% teve contato com recursos computacionais na graduação; 100,0% possuía computador em casa; 86,7% acessava a internet diariamente; 96,7% utilizava o Messenger e 58,3% apresentava grau intermediário de conhecimento e habilidade em informática. As competências profissionais requeridas frente à tecnologia referiram-se ao saber ser inovador, criativo, atualizado para conhecer e gerenciar programas e saber utilizar os recursos tecnológicos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400943
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342013000400943
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0080-623420130000400024
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP v.47 n.4 2013
reponame:Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
collection Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista da Escola de Enfermagem da USP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||nursingscholar@usp.br
_version_ 1748936536467963904