Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Recien (Online) |
Texto Completo: | http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/359 |
Resumo: | Mapear as evidências científicas sobre as competências desenvolvidas em estudantes de graduação em enfermagem com o uso de simulação clínica no ensino da assistência à parada cardiorrespiratória. Scoping review seguindo as recomendações do The Joanna Briggs Institute, nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, Web of Science, LILACS e EMBASE. Foram selecionados 13 estudos publicados entre 2015 e 2020, com baixos nível de evidência. As evidências apontaram a simulação clínica como uma estratégia eficaz no desenvolvimento de competências relacionadas a parada cardiorrespiratória, dentre elas: realização da reanimação cardiopulmonar de alta qualidade, desenvolvimento da autoconfiança e do pensamento crítico do discente, melhora o trabalho em equipe e comunicação efetiva. As evidências mapeadas demonstraram consenso quanto a eficácia da simulação clínica no desenvolvimento de competências motoras, atitudinais e cognitivas voltadas ao ensino da parada cardiorrespiratória na graduação em enfermagem. |
id |
EDICAOINDEPENDENTE-4_5aa32758639def062426ff3176ef1100 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.recien.com.br:article/359 |
network_acronym_str |
EDICAOINDEPENDENTE-4 |
network_name_str |
Revista Recien (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping reviewBacharelado em EnfermagemTreinamento por Simulação, Parada CardíacaEducação Baseada em CompetênciasMapear as evidências científicas sobre as competências desenvolvidas em estudantes de graduação em enfermagem com o uso de simulação clínica no ensino da assistência à parada cardiorrespiratória. Scoping review seguindo as recomendações do The Joanna Briggs Institute, nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, Web of Science, LILACS e EMBASE. Foram selecionados 13 estudos publicados entre 2015 e 2020, com baixos nível de evidência. As evidências apontaram a simulação clínica como uma estratégia eficaz no desenvolvimento de competências relacionadas a parada cardiorrespiratória, dentre elas: realização da reanimação cardiopulmonar de alta qualidade, desenvolvimento da autoconfiança e do pensamento crítico do discente, melhora o trabalho em equipe e comunicação efetiva. As evidências mapeadas demonstraram consenso quanto a eficácia da simulação clínica no desenvolvimento de competências motoras, atitudinais e cognitivas voltadas ao ensino da parada cardiorrespiratória na graduação em enfermagem.Instituto ENFservic2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/35910.24276/rrecien2021.11.33.149-156Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 33 (2021); 149-1562358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Publicação independenteinstacron:EDIÇÃO INDEPENDENTEporhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/359/363Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa de Matos, José Hiago Bezerra Gomes, Emiliana Sousa Lima, Gabriela de Vieira Lopes, Maria do Socorro Albuquerque, Grayce Alencar Rodrigues Maia, Evanira 2022-02-24T01:57:37Zoai:ojs2.recien.com.br:article/359Revistahttp://www.recien.com.brhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-24T01:57:37Revista Recien (Online) - Publicação independentefalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review |
title |
Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review |
spellingShingle |
Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review Feitosa de Matos, José Hiago Bacharelado em Enfermagem Treinamento por Simulação , Parada Cardíaca Educação Baseada em Competências |
title_short |
Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review |
title_full |
Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review |
title_fullStr |
Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review |
title_full_unstemmed |
Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review |
title_sort |
Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review |
author |
Feitosa de Matos, José Hiago |
author_facet |
Feitosa de Matos, José Hiago Bezerra Gomes, Emiliana Sousa Lima, Gabriela de Vieira Lopes, Maria do Socorro Albuquerque, Grayce Alencar Rodrigues Maia, Evanira |
author_role |
author |
author2 |
Bezerra Gomes, Emiliana Sousa Lima, Gabriela de Vieira Lopes, Maria do Socorro Albuquerque, Grayce Alencar Rodrigues Maia, Evanira |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Feitosa de Matos, José Hiago Bezerra Gomes, Emiliana Sousa Lima, Gabriela de Vieira Lopes, Maria do Socorro Albuquerque, Grayce Alencar Rodrigues Maia, Evanira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bacharelado em Enfermagem Treinamento por Simulação , Parada Cardíaca Educação Baseada em Competências |
topic |
Bacharelado em Enfermagem Treinamento por Simulação , Parada Cardíaca Educação Baseada em Competências |
description |
Mapear as evidências científicas sobre as competências desenvolvidas em estudantes de graduação em enfermagem com o uso de simulação clínica no ensino da assistência à parada cardiorrespiratória. Scoping review seguindo as recomendações do The Joanna Briggs Institute, nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, Web of Science, LILACS e EMBASE. Foram selecionados 13 estudos publicados entre 2015 e 2020, com baixos nível de evidência. As evidências apontaram a simulação clínica como uma estratégia eficaz no desenvolvimento de competências relacionadas a parada cardiorrespiratória, dentre elas: realização da reanimação cardiopulmonar de alta qualidade, desenvolvimento da autoconfiança e do pensamento crítico do discente, melhora o trabalho em equipe e comunicação efetiva. As evidências mapeadas demonstraram consenso quanto a eficácia da simulação clínica no desenvolvimento de competências motoras, atitudinais e cognitivas voltadas ao ensino da parada cardiorrespiratória na graduação em enfermagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/359 10.24276/rrecien2021.11.33.149-156 |
url |
http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/359 |
identifier_str_mv |
10.24276/rrecien2021.11.33.149-156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/359/363 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto ENFservic |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 33 (2021); 149-156 2358-3088 reponame:Revista Recien (Online) instname:Publicação independente instacron:EDIÇÃO INDEPENDENTE |
instname_str |
Publicação independente |
instacron_str |
EDIÇÃO INDEPENDENTE |
institution |
EDIÇÃO INDEPENDENTE |
reponame_str |
Revista Recien (Online) |
collection |
Revista Recien (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Recien (Online) - Publicação independente |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com |
_version_ |
1754122501207621632 |