Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa de Matos, José Hiago
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Bezerra Gomes, Emiliana, Sousa Lima, Gabriela de, Vieira Lopes, Maria do Socorro, Albuquerque, Grayce Alencar, Rodrigues Maia, Evanira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/359
Resumo: Mapear as evidências científicas sobre as competências desenvolvidas em estudantes de graduação em enfermagem com o uso de simulação clínica no ensino da assistência à parada cardiorrespiratória. Scoping review seguindo as recomendações do The Joanna Briggs Institute, nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, Web of Science, LILACS e EMBASE. Foram selecionados 13 estudos publicados entre 2015 e 2020, com baixos nível de evidência. As evidências apontaram a simulação clínica como uma estratégia eficaz no desenvolvimento de competências relacionadas a parada cardiorrespiratória, dentre elas: realização da reanimação cardiopulmonar de alta qualidade, desenvolvimento da autoconfiança e do pensamento crítico do discente, melhora o trabalho em equipe e comunicação efetiva. As evidências mapeadas demonstraram consenso quanto a eficácia da simulação clínica no desenvolvimento de competências motoras, atitudinais e cognitivas voltadas ao ensino da parada cardiorrespiratória na graduação em enfermagem.
id EDICAOINDEPENDENTE-4_5aa32758639def062426ff3176ef1100
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/359
network_acronym_str EDICAOINDEPENDENTE-4
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping reviewBacharelado em EnfermagemTreinamento por Simulação, Parada CardíacaEducação Baseada em CompetênciasMapear as evidências científicas sobre as competências desenvolvidas em estudantes de graduação em enfermagem com o uso de simulação clínica no ensino da assistência à parada cardiorrespiratória. Scoping review seguindo as recomendações do The Joanna Briggs Institute, nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, Web of Science, LILACS e EMBASE. Foram selecionados 13 estudos publicados entre 2015 e 2020, com baixos nível de evidência. As evidências apontaram a simulação clínica como uma estratégia eficaz no desenvolvimento de competências relacionadas a parada cardiorrespiratória, dentre elas: realização da reanimação cardiopulmonar de alta qualidade, desenvolvimento da autoconfiança e do pensamento crítico do discente, melhora o trabalho em equipe e comunicação efetiva. As evidências mapeadas demonstraram consenso quanto a eficácia da simulação clínica no desenvolvimento de competências motoras, atitudinais e cognitivas voltadas ao ensino da parada cardiorrespiratória na graduação em enfermagem.Instituto ENFservic2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/35910.24276/rrecien2021.11.33.149-156Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 33 (2021); 149-1562358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Publicação independenteinstacron:EDIÇÃO INDEPENDENTEporhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/359/363Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessFeitosa de Matos, José Hiago Bezerra Gomes, Emiliana Sousa Lima, Gabriela de Vieira Lopes, Maria do Socorro Albuquerque, Grayce Alencar Rodrigues Maia, Evanira 2022-02-24T01:57:37Zoai:ojs2.recien.com.br:article/359Revistahttp://www.recien.com.brhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-02-24T01:57:37Revista Recien (Online) - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review
title Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review
spellingShingle Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review
Feitosa de Matos, José Hiago
Bacharelado em Enfermagem
Treinamento por Simulação
, Parada Cardíaca
Educação Baseada em Competências
title_short Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review
title_full Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review
title_fullStr Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review
title_full_unstemmed Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review
title_sort Competências de enfermagem na simulação da parada cardiorrespiratória: scoping review
author Feitosa de Matos, José Hiago
author_facet Feitosa de Matos, José Hiago
Bezerra Gomes, Emiliana
Sousa Lima, Gabriela de
Vieira Lopes, Maria do Socorro
Albuquerque, Grayce Alencar
Rodrigues Maia, Evanira
author_role author
author2 Bezerra Gomes, Emiliana
Sousa Lima, Gabriela de
Vieira Lopes, Maria do Socorro
Albuquerque, Grayce Alencar
Rodrigues Maia, Evanira
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Feitosa de Matos, José Hiago
Bezerra Gomes, Emiliana
Sousa Lima, Gabriela de
Vieira Lopes, Maria do Socorro
Albuquerque, Grayce Alencar
Rodrigues Maia, Evanira
dc.subject.por.fl_str_mv Bacharelado em Enfermagem
Treinamento por Simulação
, Parada Cardíaca
Educação Baseada em Competências
topic Bacharelado em Enfermagem
Treinamento por Simulação
, Parada Cardíaca
Educação Baseada em Competências
description Mapear as evidências científicas sobre as competências desenvolvidas em estudantes de graduação em enfermagem com o uso de simulação clínica no ensino da assistência à parada cardiorrespiratória. Scoping review seguindo as recomendações do The Joanna Briggs Institute, nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, SCOPUS, Web of Science, LILACS e EMBASE. Foram selecionados 13 estudos publicados entre 2015 e 2020, com baixos nível de evidência. As evidências apontaram a simulação clínica como uma estratégia eficaz no desenvolvimento de competências relacionadas a parada cardiorrespiratória, dentre elas: realização da reanimação cardiopulmonar de alta qualidade, desenvolvimento da autoconfiança e do pensamento crítico do discente, melhora o trabalho em equipe e comunicação efetiva. As evidências mapeadas demonstraram consenso quanto a eficácia da simulação clínica no desenvolvimento de competências motoras, atitudinais e cognitivas voltadas ao ensino da parada cardiorrespiratória na graduação em enfermagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/359
10.24276/rrecien2021.11.33.149-156
url http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/359
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2021.11.33.149-156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/359/363
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 11 n. 33 (2021); 149-156
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Publicação independente
instacron:EDIÇÃO INDEPENDENTE
instname_str Publicação independente
instacron_str EDIÇÃO INDEPENDENTE
institution EDIÇÃO INDEPENDENTE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com
_version_ 1754122501207621632