A educomunicação na educação em saúde para cuidadores com demência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Recien (Online)
Texto Completo: http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/712
Resumo: Este artigo apresenta como objetivo analisar a educomunicação na educação em saúde a cuidadores de idosos com demência. É uma proposta de análise reflexiva, com abordagem qualitativa tendo em foco a educomunicação na educação em saúde contextualizado na realidade de cuidadores de idosos com demência visando a autonomia do cuidador diante da realidade vivenciada e suas especificidades. Este artigo está construído nos seguintes tópicos de discussão: a educomunicação na educação em saúde a cuidadores de idosos com demências e a educomunicação no contexto da enfermagem direcionado a realidade do paciente. A educomunicação nos traz reflexões importantes sobre os conteúdos ministrados numa perspectiva dialógica voltada para a educação em saúde e vislumbrando uma perspectiva transdisciplinar tanto nas especificidades cotidianas de enfrentamento como na assistência à saúde. Portanto, a educomunicação nos fornecem propostas relevantes de uma educação em saúde baseado no diálogo em que o cuidador é o centro do processo. Descritores: Enfermagem, Idoso, Educação em Saúde, Demência.   Educommunication in health education for caregivers with dementia Abstract: This article aims to analyze educommunication in health education for caregivers of elderly people with dementia. It is a proposal of reflective analysis, with a qualitative approach, focusing on educommunication in health education contextualized in the reality of caregivers of elderly people with dementia, aiming at the caregiver's autonomy in the face of the reality experienced and its specificities. This article is built on the following topics of discussion: educommunication in health education for caregivers of elderly people with dementia and educommunication in the context of nursing directed to the patient's reality. Educommunication brings us important reflections on the contents taught in a dialogical perspective focused on health education and envisioning a transdisciplinary perspective both in the daily specificities of coping and in health care. Therefore, educommunication provides us with relevant proposals for health education based on dialogue in which the caregiver is the center of the process. Descriptors: Nursing, Aged, Health Education, Dementia.   La educomunicación en la educación para la salud de los cuidadores con demencia Resumen: Este artículo tiene como objetivo analizar la educomunicación en la educación en salud para cuidadores de ancianos con demencia. Se trata de una propuesta de análisis reflexivo, con abordaje cualitativo, con foco en la educomunicación en educación en salud contextualizada en la realidad de cuidadores de ancianos con demencia, visando la autonomía del cuidador frente a la realidad vivida y sus especificidades. Este artículo se construye a partir de los siguientes temas de discusión: la educomunicación en la educación en salud para cuidadores de ancianos con demencia y la educomunicación en el contexto de la enfermería dirigida a la realidad del paciente. La educomunicación nos trae importantes reflexiones sobre los contenidos impartidos en una perspectiva dialógica centrada en la educación en salud y vislumbrando una perspectiva transdisciplinar tanto en las especificidades cotidianas del afrontamiento como en el cuidado de la salud. Por lo tanto, la educomunicación nos brinda propuestas relevantes de educación para la salud basadas en el diálogo en el que el cuidador es el centro del proceso. Descriptores: Enfermería, Anciano, Educación en Salud, Demencia.
id EDICAOINDEPENDENTE-4_d6e5a6e93a1c2ae03731c8bc23db3322
oai_identifier_str oai:ojs2.recien.com.br:article/712
network_acronym_str EDICAOINDEPENDENTE-4
network_name_str Revista Recien (Online)
repository_id_str
spelling A educomunicação na educação em saúde para cuidadores com demênciaEnfermagemIdosoEducação em SaúdeDemênciaEste artigo apresenta como objetivo analisar a educomunicação na educação em saúde a cuidadores de idosos com demência. É uma proposta de análise reflexiva, com abordagem qualitativa tendo em foco a educomunicação na educação em saúde contextualizado na realidade de cuidadores de idosos com demência visando a autonomia do cuidador diante da realidade vivenciada e suas especificidades. Este artigo está construído nos seguintes tópicos de discussão: a educomunicação na educação em saúde a cuidadores de idosos com demências e a educomunicação no contexto da enfermagem direcionado a realidade do paciente. A educomunicação nos traz reflexões importantes sobre os conteúdos ministrados numa perspectiva dialógica voltada para a educação em saúde e vislumbrando uma perspectiva transdisciplinar tanto nas especificidades cotidianas de enfrentamento como na assistência à saúde. Portanto, a educomunicação nos fornecem propostas relevantes de uma educação em saúde baseado no diálogo em que o cuidador é o centro do processo. Descritores: Enfermagem, Idoso, Educação em Saúde, Demência.   Educommunication in health education for caregivers with dementia Abstract: This article aims to analyze educommunication in health education for caregivers of elderly people with dementia. It is a proposal of reflective analysis, with a qualitative approach, focusing on educommunication in health education contextualized in the reality of caregivers of elderly people with dementia, aiming at the caregiver's autonomy in the face of the reality experienced and its specificities. This article is built on the following topics of discussion: educommunication in health education for caregivers of elderly people with dementia and educommunication in the context of nursing directed to the patient's reality. Educommunication brings us important reflections on the contents taught in a dialogical perspective focused on health education and envisioning a transdisciplinary perspective both in the daily specificities of coping and in health care. Therefore, educommunication provides us with relevant proposals for health education based on dialogue in which the caregiver is the center of the process. Descriptors: Nursing, Aged, Health Education, Dementia.   La educomunicación en la educación para la salud de los cuidadores con demencia Resumen: Este artículo tiene como objetivo analizar la educomunicación en la educación en salud para cuidadores de ancianos con demencia. Se trata de una propuesta de análisis reflexivo, con abordaje cualitativo, con foco en la educomunicación en educación en salud contextualizada en la realidad de cuidadores de ancianos con demencia, visando la autonomía del cuidador frente a la realidad vivida y sus especificidades. Este artículo se construye a partir de los siguientes temas de discusión: la educomunicación en la educación en salud para cuidadores de ancianos con demencia y la educomunicación en el contexto de la enfermería dirigida a la realidad del paciente. La educomunicación nos trae importantes reflexiones sobre los contenidos impartidos en una perspectiva dialógica centrada en la educación en salud y vislumbrando una perspectiva transdisciplinar tanto en las especificidades cotidianas del afrontamiento como en el cuidado de la salud. Por lo tanto, la educomunicación nos brinda propuestas relevantes de educación para la salud basadas en el diálogo en el que el cuidador es el centro del proceso. Descriptores: Enfermería, Anciano, Educación en Salud, Demencia.Instituto ENFservic2022-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/71210.24276/rrecien2022.12.40.88-92Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 40 (2022); 88-922358-3088reponame:Revista Recien (Online)instname:Publicação independenteinstacron:EDIÇÃO INDEPENDENTEporhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/712/711Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessCamacho, Alessandra Conceição Leite Funchal 2022-12-22T10:44:16Zoai:ojs2.recien.com.br:article/712Revistahttp://www.recien.com.brhttp://www.recien.com.br/index.php/Recien/oairevistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com2358-30882177-157Xopendoar:2022-12-22T10:44:16Revista Recien (Online) - Publicação independentefalse
dc.title.none.fl_str_mv A educomunicação na educação em saúde para cuidadores com demência
title A educomunicação na educação em saúde para cuidadores com demência
spellingShingle A educomunicação na educação em saúde para cuidadores com demência
Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
Enfermagem
Idoso
Educação em Saúde
Demência
title_short A educomunicação na educação em saúde para cuidadores com demência
title_full A educomunicação na educação em saúde para cuidadores com demência
title_fullStr A educomunicação na educação em saúde para cuidadores com demência
title_full_unstemmed A educomunicação na educação em saúde para cuidadores com demência
title_sort A educomunicação na educação em saúde para cuidadores com demência
author Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
author_facet Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camacho, Alessandra Conceição Leite Funchal
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Idoso
Educação em Saúde
Demência
topic Enfermagem
Idoso
Educação em Saúde
Demência
description Este artigo apresenta como objetivo analisar a educomunicação na educação em saúde a cuidadores de idosos com demência. É uma proposta de análise reflexiva, com abordagem qualitativa tendo em foco a educomunicação na educação em saúde contextualizado na realidade de cuidadores de idosos com demência visando a autonomia do cuidador diante da realidade vivenciada e suas especificidades. Este artigo está construído nos seguintes tópicos de discussão: a educomunicação na educação em saúde a cuidadores de idosos com demências e a educomunicação no contexto da enfermagem direcionado a realidade do paciente. A educomunicação nos traz reflexões importantes sobre os conteúdos ministrados numa perspectiva dialógica voltada para a educação em saúde e vislumbrando uma perspectiva transdisciplinar tanto nas especificidades cotidianas de enfrentamento como na assistência à saúde. Portanto, a educomunicação nos fornecem propostas relevantes de uma educação em saúde baseado no diálogo em que o cuidador é o centro do processo. Descritores: Enfermagem, Idoso, Educação em Saúde, Demência.   Educommunication in health education for caregivers with dementia Abstract: This article aims to analyze educommunication in health education for caregivers of elderly people with dementia. It is a proposal of reflective analysis, with a qualitative approach, focusing on educommunication in health education contextualized in the reality of caregivers of elderly people with dementia, aiming at the caregiver's autonomy in the face of the reality experienced and its specificities. This article is built on the following topics of discussion: educommunication in health education for caregivers of elderly people with dementia and educommunication in the context of nursing directed to the patient's reality. Educommunication brings us important reflections on the contents taught in a dialogical perspective focused on health education and envisioning a transdisciplinary perspective both in the daily specificities of coping and in health care. Therefore, educommunication provides us with relevant proposals for health education based on dialogue in which the caregiver is the center of the process. Descriptors: Nursing, Aged, Health Education, Dementia.   La educomunicación en la educación para la salud de los cuidadores con demencia Resumen: Este artículo tiene como objetivo analizar la educomunicación en la educación en salud para cuidadores de ancianos con demencia. Se trata de una propuesta de análisis reflexivo, con abordaje cualitativo, con foco en la educomunicación en educación en salud contextualizada en la realidad de cuidadores de ancianos con demencia, visando la autonomía del cuidador frente a la realidad vivida y sus especificidades. Este artículo se construye a partir de los siguientes temas de discusión: la educomunicación en la educación en salud para cuidadores de ancianos con demencia y la educomunicación en el contexto de la enfermería dirigida a la realidad del paciente. La educomunicación nos trae importantes reflexiones sobre los contenidos impartidos en una perspectiva dialógica centrada en la educación en salud y vislumbrando una perspectiva transdisciplinar tanto en las especificidades cotidianas del afrontamiento como en el cuidado de la salud. Por lo tanto, la educomunicación nos brinda propuestas relevantes de educación para la salud basadas en el diálogo en el que el cuidador es el centro del proceso. Descriptores: Enfermería, Anciano, Educación en Salud, Demencia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/712
10.24276/rrecien2022.12.40.88-92
url http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/712
identifier_str_mv 10.24276/rrecien2022.12.40.88-92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.recien.com.br/index.php/Recien/article/view/712/711
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
publisher.none.fl_str_mv Instituto ENFservic
dc.source.none.fl_str_mv Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem; v. 12 n. 40 (2022); 88-92
2358-3088
reponame:Revista Recien (Online)
instname:Publicação independente
instacron:EDIÇÃO INDEPENDENTE
instname_str Publicação independente
instacron_str EDIÇÃO INDEPENDENTE
institution EDIÇÃO INDEPENDENTE
reponame_str Revista Recien (Online)
collection Revista Recien (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Recien (Online) - Publicação independente
repository.mail.fl_str_mv revistarecien@gmail.com||dr.luizmaia@gmail.com
_version_ 1754122502673530880