Avaliação de duas correntes da economia ambiental: a escola neoclássica e a economia da sobrevivência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MUELLER,CHARLES C.
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Economia Política
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-31571998000200278
Resumo: RESUMO É possível avaliar as principais escolas de pensamento em economia ambiental com base em uma visão estilizada do desenvolvimento sustentável. Essa visão considera sustentável o desenvolvimento que assegura: pelo menos a manutenção do nível de bem-estar da atual geração de habitantes do primeiro mundo; um aumento no bem-estar da atual geração que habita os países pobres; e a capacidade das gerações futuras de manter ou melhorar seu bem-estar. Em princípio, uma escola de pensamento em economia ambiental deve considerar esses três aspectos; no entanto, alguns enfatizam um, outros enfatizam outro desses aspectos. Com base em uma estrutura baseada no conceito acima de desenvolvimento sustentável, o artigo apresenta uma avaliação de duas dessas escolas de pensamento: economia ambiental neoclássica, enfatizando as economias de mercado industrializadas e de curto prazo; e uma escola que poderia ser denominada economia de sobrevivência, enfatizando o longo prazo. Começa com uma discussão sobre a recente inserção da dimensão ambiental na economia, e segue com uma revisão do conceito de desenvolvimento sustentável, adaptado para a avaliação. Conclui com uma discussão sobre a principal contribuição das duas escolas e os principais contrastes entre elas.
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